Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Céu de Setembro | Eventos astronômicos têm chuvas de meteoros, missão à Lua e+!

Por| 31 de Agosto de 2022 às 17h00

Link copiado!

 Pavel Danilyuk/Pexels
Pavel Danilyuk/Pexels

Boa notícia: em setembro teremos três chuvas de meteoros! Má notícia: todas serão bem fracas, com uma intensidade estimada de 1 a 2 meteoros por hora. Isso se você estiver em condições ideais de observação, ou seja, um local com céu claro e longe da poluição das grandes cidades.

Ainda assim, há motivos para olhar para o céu. Teremos várias conjunções entre a Lua e planetas do sistema solar. E também poderemos acompanhar duas missões importantes da NASA: a Artemis I, nosso primeiro passo no retorno à Lua, e a DART, um teste de defesa planetária para nos proteger de asteroides.

Principais eventos astronômicos no céu de setembro

Continua após a publicidade

01 de setembro: pico da chuva dos meteoros Aurígidas, que tem esse nome pois parecem emanar da constelação de Auriga. É uma chuva de baixa intensidade, com estimativa de 2 meteoros por hora.

O melhor momento para observá-la será uma hora antes do amanhecer, basta olhar na direção norte. Auriga estará entre Marte e o horizonte. Esta chuva estará ativa até o dia 5 de setembro.

08 de setembro: conjunção entre a Lua e Saturno, o que significa que estes astros estarão bem próximos no céu. O par estará visível sobre o horizonte, a leste, logo após o por do Sol, a partir das 18h30. Saturno será a estrela brilhante à esquerda e ligeiramente acima da Lua.

Continua após a publicidade

09 de setembro: pico de outra chuva de meteoros de baixa intensidade, os ε-Perseidas ("eta-perseidas"), que tem esse nome pois parecem emanar da constelação de Perseus. Para observá-la, olhe para noroeste a partir das 23h30, quando Perseus surge no horizonte.

A chuva continuará visível até o amanhecer, quando Perseus estará ao norte, entre Marte e o horizonte. A expectativa é de apenas dois meteoros por hora, e a chuva estará ativa até o dia 21 de setembro.

11 de setembro: conjunção ente a Lua e Júpiter. O par estará visível a partir das 19h30, quando a Lua surge no horizonte a leste. Júpiter será a estrela mais brilhante logo acima e à esquerda da Lua.

16 de setembro: mais uma conjunção, desta vez entre a Lua e Marte. Procure pela dupla no horizonte a noroeste a partir das 00h05: Marte será a estrela avermelhada logo acima e à direita da Lua. O par será visível até o nascer do Sol, às 05h45.

Continua após a publicidade

22 de setembro: equinócio de setembro, marcando o início da primavera. Dia e noite terão a mesma duração, 12 horas, e a partir desta data os dias começam a ficar mais longos.

26 de setembro: Júpiter estará em oposição, ou seja, diretamente oposto ao Sol no céu. Ao mesmo tempo ele estará no ponto mais próximo da Terra, ou perigeu, em sua órbita. Isso o torna maior e mais brilhante do que de costume.

Procure pelo planeta a partir das 18h30, quando ele surge no horizonte a leste. Ele será visível durante toda a noite até o amanhecer, quando estará se pondo a oeste.

Continua após a publicidade

27 de setembro: a última chuva de meteoros do mês também é a menos intensa: os sextântidas tem esse nome pois parecem emanar da constelação do sextante, que surgirá no horizonte a partir das 4h. Mas não espere muito: mesmo sob condições ideais a estimativa é de apenas 1 meteoro por hora.

Fases da lua no céu de setembro

Setembro começa com a Lua na fase quarto crescente e termina com uma Lua nova. Estas serão as fases da Lua durante o mês.

  • 3 de setembro às 15h07: quarto crescente
  • 10 de setembro às 6h59: lua cheia
  • 17 de setembro às 18h52: quarto minguante
  • 25 de setembro as 18h54: lua nova
Continua após a publicidade

Missão à Lua, Artemis I

A NASA fará uma segunda tentativa de lançamento da primeira missão do programa Artemis em 3 de setembro, durante uma janela de lançamento de 2 horas que começa às 15h17 (horário de Brasília). A NASA transmitirá o evento ao vivo em suas redes sociais, veja como assistir.

A missão terá duração de cerca de 40 dias, e não será tripulada: o objetivo é testar a cápsula Orion e todos os seus sistemas em uma jornada "ao redor da Lua", avaliando também a capacidade da cápsula de retornar à Terra e pousar no Oceano Pacífico, no litoral da Califórnia, em segurança.

Caso não seja possível lançar em 3 de setembro, a NASA terá uma nova oportunidade no dia 5 de setembro, às 19h12.

Continua após a publicidade

Teste de defesa planetária, DART

Em 26 de setembro a NASA irá executar a missão DART, arremessando uma espaçonave contra um pequeno asteroide chamado Dimorphos, numa tentativa de alterar sua órbita.

Trata-se de um teste de uma estratégia de defesa planetária. O objetivo é determinar se um “empurrão” dado na hora certa poderia desviar o bastante um asteroide potencialmente perigoso para evitar uma colisão com nosso planeta.

A NASA irá transmitir o teste em tempo real em seu canal no YouTube, a partir das 19h (horario de Brasília). O impacto deve acontecer às 20h14.