Publicidade

Nova missão da NASA que estudará o Sol será lançada em 2025

Por| Editado por Rafael Rigues | 24 de Agosto de 2022 às 11h10

Link copiado!

NASA/Solar Dynamics Observatory
NASA/Solar Dynamics Observatory

Mais de 60 engenheiros e cientistas se reuniram no Instituto de Pesquisa do Sudoeste (SwRI) nesta semana para iniciar o desenvolvimento da missão Polarimeter to Unify the Corona and Heliosphere (PUNCH), da NASA. Anunciada em 2019, a PUNCH contará com quatro satélites do tamanho de malas de viagem, que vão estudar a coroa solar e os processos por trás do vento solar. A missão será lançada a partir de 2025 com um foguete Falcon 9, da SpaceX.

O vento solar é formado por um fluxo de partículas eletricamente carregadas, que envolvem o Sistema Solar em uma grande “bolha” conhecida como heliosfera, que se estende para além de Plutão. Para estudar essas partículas, o grupo de naves vai analisar as ejeções de massa coronal, grandes erupções de material solar que podem causar eventos significativos no clima espacial próximo da Terra.

Continua após a publicidade

Após o lançamento, os satélites da missão PUNCH vão se espalhar ao redor da Terra ao longo do terminador, a linha que divide os lados diurno e noturno do planeta. Eles ficarão posicionados para conseguir uma visão completa e contínua da coroa solar e do Sistema Solar interno.

Três dos satélites terão instrumentos que cobrem uma grande porção do céu ao redor do Sol, enquanto o quarto estará equipado para estudar as regiões mais próximas do astro. Todas as câmeras dos satélites estarão sincronizadas durante o voo, para que a equipe de ciência da missão possa combinar as imagens e conseguir um amplo campo de visão.

Eles serão lançados “de carona” com a missão Spectro-Photometer for the History of the Universe, Epoch of Re-ionization, and Ices Explorer (SPHEREx), que também estará no Falcon 9. “É ótimo ter uma data definitiva de lançamento e um veículo, e esperamos trabalhar junto da equipe da SPHEREx para pegarmos ‘carona’ para a órbita”, disse Craig DeForest, principal investigador da PUNCH no SwRI.

Fonte: Southwest Research Institute