Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Artemis I: como assistir ao lançamento da missão à Lua ao vivo

Por| 03 de Setembro de 2022 às 12h25

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA lançará em breve a missão Artemis I, o primeiro passo em seu ambicioso projeto para colocar novamente humanos na superfície da Lua e, eventualmente, estabelecer a primeira base humana permanente em outro corpo celeste.

O lançamento estava originalmente programado para a manhã da última segunda-feira (29), mas foi cancelado 40 minutos antes da decolagem devido a uma falha no motor nº 3 do estágio central do foguete SLS. Com isso, foi remarcado para a tarde deste sábado (3), mas foi novamente cancelado ainda pela manhã devido a um vazamento de hidrogênio durante o abastecimento do foguete.

Obviamente, uma missão grandiosa como esta merece uma cobertura à altura: tirando proveito da tecnologia do século XXI, a agência espacial dos EUA usará suas contas em redes sociais para transmitir o lançamento ao vivo e manter os internautas a par de tudo o que acontece.

Continua após a publicidade

Como assistir ao lançamento da Artemis I?

A NASA irá transmitir o lançamento da Artemis I ao vivo em seus canais no YouTube, Facebook e Twitch. A próxima oportunidade é nesta segunda-feira (5), durante uma janela de lançamento de 1 hora e meia que começa às 19h12. O horário de início da transmissão ainda não foi definido.

Com ficar por dentro do que acontece durante a missão Artemis I?

Continua após a publicidade

Além da transmissão do lançamento, na NASA usará seus perfis em redes sociais para manter os internautas informados. Basta escolher entre o Twitter (@NASA e @NASAArtemis), Facebook (NASA e NASAArtemis) e Instagram (nasa e nasaartemis).

A NASA também criou um site onde será possível visualizar em tempo real informações de telemetria da espaçonave Orion, como sua distância da Terra, velocidade, quanto falta até a Lua e mais. Além do site, os dados brutos estarão disponíveis para qualquer um que quiser criar seus próprios visualizadores.

A Artemis I deverá ter duração de cerca de 40 dias, se encerrando com um pouso no Oceano Pacífico, mais especificamente no litoral da Califórnia, no início de Outubro. Se tudo correr como programado, a primeira missão tripulada será a Artemis II, fazendo um trajeto similar, mas com quatro astronautas à bordo, em 2024.