Céu de 2025: eventos astronômicos incluem eclipse, chuva de meteoros e mais
Por Danielle Cassita |

Os eventos astronômicos de 2025 prometem um espetáculo no céu. Nos próximos meses, você vai poder flagrar chuvas de meteoros, conjunções planetárias, um eclipse lunar total e muito mais.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como a sonda da NASA conseguiu "tocar" o Sol sem derreter?
- Calendário lunar de 2025: confira as fases da Lua durante o ano
Para garantir que os entusiastas do céu noturno não vão perder nada, o Canaltech reuniu alguns dos principais fenômenos que vão acontecer — e o melhor é que muitos deles serão visíveis do Brasil.
Confira:
Eventos no céu em janeiro
Pico da chuva de meteoros Quadrântidas (03/01)
A chuva de meteoros Quadrântidas começou em dezembro, e seu pico ocorre entre os dias 3 e 4 de janeiro. Como o auge do fenômeno dura apenas algumas horas, é importante ficar atento.
Seu radiante (a direção de onde os meteoros parecem vir) vai ficar abaixo do horizonte, ou seja, o melhor é observar esta chuva no hemisfério norte.
Periélio (04/01)
A Terra chega ao periélio (o ponto mais próximo do Sol em sua órbita elíptica ao redor do astro) no dia 4. Aliás, nosso planeta alcança o periélio cerca de duas semanas depois do solstício de verão, ocorrido em dezembro.
Eventos do céu em fevereiro
Cometas visíveis
O cometa C/2024 G3 (ATLAS) vai chegar ao máximo do seu brilho em janeiro, mas ainda pode ser visto em fevereiro — contanto que você tenha algum instrumento em mãos, como binóculos.
Eventos do céu em março
Eclipse lunar total (13/03)
Um eclipse lunar total vai ocorrer do dia 13 para 14 de março, sendo visível em todo o país. Durante o fenômeno, a Lua mergulha na sombra projetada pela Terra e fica temporariamente com cor avermelhada, e por isso o fenômeno é conhecido como “Lua de Sangue”.
Eclipse solar parcial (29/03)
Vai ocorrer também um eclipse solar do tipo parcial, fenômeno em que apenas uma parte do disco solar é coberta pela Lua. No entanto, este evento não vai ser visível no Brasil.
Eventos do céu em abril
Chuva de meteoros Líridas (16/04)
A chuva de meteoros Líridas ocorre entre os dias 16 e 25. Seu pico está previsto para o dia 22, e promete até 18 meteoros por hora.
Chuva de meteoros Eta Aquáridas (19/04)
Enquanto isso, a chuva de meteoros Eta Aquáridas começa em 19 de abril e se mantém ativa até o fim de maio.
Vênus, Saturno e Mercúrio se unem no céu (19/04)
Antes de o Sol nascer, Vênus, Saturno e Mercúrio vão se unir em um belo trio planetário. Para vê-los, procure-os na direção da constelação de Peixes.
Eventos do céu em maio
Pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas (05/05)
A chuva de meteoros Eta Aquáridas começa em abril, mas seu pico ocorre somente em 5 de maio. Vale ficar de olho, pois o fenômeno promete até 40 meteoros por hora.
Eventos do céu em junho
Não há grandes eventos astronômicos previstos para junho. Mesmo assim, vale a pena aproveitar o período para observar a constelação do Cruzeiro do Sul, que fica ainda mais visível.
Eventos do céu em julho
Afélio (03/07)
Em 3 de julho, às 16h54 no horário de Brasília, a Terra chega ao afélio, nome dado ao ponto mais distante do Sol em sua órbita elíptica ao redor do astro.
Neste dia, nossa estrela fica com seu menor diâmetro aparente.
Chuva de meteoros Alfa Capricornídeos (03/07)
Esta chuva de meteoros começa em 3 de julho e permanece visível até 15 de agosto. Seu pico deve acontecer no dia 30, trazendo até 5 meteoros por hora.
Conjunção entre Vênus e Urano (04/07)
Vênus e Urano podem ser vistos em uma bela conjunção na constelação de Touro, na direção nordeste. Mas é preciso acordar bem cedo para vê-los, pois o fenômeno vai ser visível antes do amanhecer.
Chuva de meteoros Delta Aquáridas (12/07)
Já a chuva de meteoros Delta Aquáridas ocorre do dia 12 até 23 de agosto. Seu pico deve ocorrer em 30 de julho, com até 25 meteoros por hora.
Chuva de meteoros Perseidas (17/07)
Achuva de meteoros Perseidas começa em 17 de julho e permanece visível até agosto.
Eventos do céu em agosto
Conjunção entre Vênus e Júpiter (12/08)
No dia 12, Vênus e Júpiter se unem em uma conjunção. Para vê-los, procure-os na direção da constelação de Gêmeos antes do amanhecer.
Conjunção entre a Lua, Vênus e Júpiter (19/08)
Entre os dias 19 e 20, a Lua se junta a Vênus e Júpiter no céu. O trio de astros pode ser observado na mesma direção e constelação antes do amanhecer.
Eventos do céu em setembro
Eclipse lunar total (07/09)
Outro eclipse lunar total ocorre do dia 7 para 8 de setembro. A má notícia é que não vai ser possível ver o fenômeno no Brasil.
Eclipse solar parcial (21/09)
Já no dia 21, ocorre um eclipse solar do tipo parcial. Este também não vai ser visível no país.
Eventos do céu em outubro
Chuva de meteoros Oriônidas (02/10)
A chuva de meteoros Oriônidas começa em 2 de outubro, mas permanece ativa até 7 de novembro. Seu pico, previsto para o dia 22, pode proporcionar até 15 meteoros por hora.
Chuva de meteoros Dracônidas (06/10)
A chuva de meteoros Dracônidas será visível entre os dias 6 e 10 de outubro. Seu pico deve acontecer no dia 8, trazendo até 10 meteoros por hora.
Eventos do céu em novembro
Chuva de meteoros Leônidas (06/11)
A chuva de meteoros Leônidas ocorre de 6 a 30 de novembro. Seu pico vai ocorrer no dia 17, trazendo até 15 meteoros por hora.
Eventos do céu em dezembro
Pico da chuva de meteoros Geminídeas (14/12)
A chuva de meteoros Geminídeas pode ser vista de 4 a 20 de dezembro. Mas seu pico deve ocorrer em 14 de dezembro, com até 120 meteoros por hora.
Fonte: G1