Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo mostra brilho da chuva de meteoros Perseidas em 360º

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Agosto de 2023 às 11h41

Link copiado!

NASA/JPL
NASA/JPL

O astrofotógrafo Miguel Claro produziu um vídeo da chuva dos meteoros Perseidas ocorrida em 2021, registrada em Portugal. O fenômeno costuma trazer, em média, 100 meteoros por hora, sendo considerado um dos melhores do ano.

Para criar o vídeo, Miguel trabalhou com imagens dos meteoros alinhados às estrelas, em um cenário de realidade virtual em 360º. “Assista com o som ligado”, recomenda.

Confira:

Continua após a publicidade

As chuvas de meteoros acontecem quando fragmentos de cometas ou asteroides atravessam a atmosfera da Terra a alta velocidade. No caso, a chuva de meteoros Perseidas é causada pelos detritos do cometa Swift-Tuttle, cujo núcleo mede mais de 20 km de diâmetro.

Descoberto pelos astrônomos Lewis Swift e Horace Tuttle em 1862, o cometa Swift-Tuttle se aproximou pela Terra pela última vez em 1992. Na ocasião, o brilho dele era fraco demais para permitir observações a olho nu, mas isso pode mudar em sua próxima visita — a má notícia é que ela vai acontecer somente em 2126.

O nome das chuvas vem do radiante, a direção de onde os meteoros parecem vir. Em nossa perspectiva de observação, os meteoros da chuva Perseidas parecem surgir da constelação Perseus, o Perseu.

Continua após a publicidade

Por isso, esta chuva é melhor observada no hemisfério norte, mas alguns meteoros devem ser visíveis no céu do hemisfério sul. Para observá-los, basta ir a algum lugar escuro e distante da poluição luminosa. Depois, procure o radiante na constelação Perseu por volta das 5h da manhã.

Fonte: Via: Space.com