Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chuva de meteoros Eta Aquáridas pode surpreender no domingo (5)

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Maio de 2024 às 14h17

Link copiado!

Gustavo Fernández/Pixabay
Gustavo Fernández/Pixabay

Neste fim de semana, a chuva de meteoros Eta Aquáridas vai chegar ao pico, trazendo estrelas cadentes em uma noite quase sem nenhum brilho lunar para atrapalhar. Alguns especialistas prevêem que esta pode ser a maior Eta Aquáridas do século XXI, e tudo graças a Júpiter.

A previsão é que o pico da Eta Aquáridas ocorra na madrugada de sábado para domingo (5), mas também pode haver alta atividade nos dias 4 e 6, sempre no mesmo horário.

O que é a chuva de meteoros Eta Aquáridas

Continua após a publicidade

Para habitantes do hemisfério Sul, a Eta Aquáridas é uma das melhores chuvas do ano, com cerca de 20 a 30 meteoros por hora. Seu nome vem de seu radiante (o ponto no céu de onde os meteoros parecem vir), a estrela Eta Aquarii da constelação de Aquário.

Como quase todas as chuvas de meteoros, ela é formada por partículas liberadas pelos cometas que se aproximam do Sol com certa frequência. No caso da Eta Aquáridas, o cometa “pai” é o famoso Halley, que orbita nossa estrela a cada 76 anos.

Os meteoros dessa chuva viajam a uma velocidade de cerca de 66 km/s, deixando rastros brilhantes e duradouros no céu. Nesse ano, os astrônomos esperam até 50 meteoros por hora devido à interação das partículas com Júpiter — mas nada disso está garantido.

Como ver a Eta Aquáridas

O radiante da Eta Aquáridas surgirá acima do horizonte por volta das 2h, na direção Leste, sendo este um horário interessante para começarmos a observar. Os meteoros vão vir deste ponto, “voando” para o Oeste, mas podem surgir em qualquer lugar do céu.

Às 4h, a Lua nasce bem abaixo do radiante, mas sua fase minguante vai trazer apenas 10% de seu brilho. Isso significa que os meteoros vão estar muito mais visíveis do que nas ocasiões de Lua mais brilhante.

Não é necessário nenhum instrumento para observar os meteoros; o melhor modo de apreciar o espetáculo é a olho nu. Contudo, recomenda-se procurar um lugar com o horizonte livre de prédios e céu limpo.

Continua após a publicidade

Para acompanhar qualquer chuva de meteoros, é importante se preparar com alguma antecedência, principalmente se desejar observar o espetáculo madrugada adentro. Providencie mantimentos (água, café, chá, lanche) e algum conforto (cadeira, colchonete ou saco de dormir).

Outra curiosidade legal é que, à medida que o radiante se eleva acima do horizonte, os planetas Saturno, Marte e Mercúrio surgirão, acompanhados da Lua minguante. Aprecie a vista.

Fonte: American Meteor Society