SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Blue Origin revela modelo de lander que vai levar cargas à Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Outubro de 2023 às 11h56

Link copiado!

NASA
NASA

A Blue Origin revelou uma versão em tamanho real de Mark 1, seu futuro lander lunar Blue Moon. Ele vai testar tecnologias que vão ser usadas em uma versão tripulada, necessária para o retorno de novos astronautas à Lua durante o programa Artemis.

As imagens do lander foram publicadas no X, antes chamado de Twitter, e no Instagram. O módulo de pouso foi desenhado para levar até três toneladas de cargas à superfície lunar, e sua primeira missão deve ser voltada para testes de sistemas críticos.

Continua após a publicidade

Segundo a Blue Origin, os futuros landers Mark 1 devem conseguir levar cargas úteis de clientes a bordo. A empresa é uma das 14 do programa Commercial Lunar Payload Services, da NASA, desenhado para realizar pousos na Lua sem tripulação.

Por enquanto, não há datas para o Mark 1 realizar seu primeiro voo. Ben Cichy, diretor de engenharia de permanência lunar na Blue Origin, afirmou que dois landers devem ser lançados nos primeiros voos do foguete New Glenn, mas não especificou quando isso deve acontecer.

Retorno à Lua

Continua após a publicidade

Uma versão tripulada do Blue Moon deve ser usada no pouso lunar da missão Artemis V, cujo lançamento deve acontecer em 2029; já os pousos das missões 3 e 4 vão contar com o Starship, da SpaceX. Ambas as companhias foram selecionadas pela NASA para o programa Human Landing System (HLS), que visa o desenvolvimento do primeiro lander lunar do programa.

A Blue Origin foi selecionada após a NASA escolher a SpaceX para o projeto do módulo de pouso. A decisão da agência espacial levou a empresa fundada por Jeff Bezos a entrar com um processo, mas o perdeu. Após os atritos, foi no início de 2023 que a NASA revelou que a Blue Origin ficou responsável pelo lander para a Artemis V.

Fonte: SpaceNews