SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Blue Origin vai criar lander lunar da Artemis V para a NASA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Maio de 2023 às 12h23

Link copiado!

Blue Origin
Blue Origin

A equipe liderada pela Blue Origin foi escolhida pela NASA para desenvolver seu lander lunar para a missão Artemis V, que tem lançamento programado para acontecer 2029. A novidade foi revelada pela agência espacial nesta sexta (19).

Através do novo contrato, a Blue Origin receberá US$ 3,4 bilhões para projetar, desenvolver e testar seu lander Blue Moon; o valor inclui também uma demonstração não tripulada antes de a Artemis V ser lançada. O projeto deve estar de acordo com requisitos apresentados pela agência espacial para expedições tripuladas na superfície lunar.

Continua após a publicidade

Apesar de o desenvolvimento do Blue Moon ser liderado pela empresa de Jeff Bezos, a Blue Origin não vai estar sozinha na empreitada, e vai trabalhar em parceria com a Lockheed Martin, Boeing, Draper, Astrobotic e Honeybee Robotics.

Quando for lançada, a missão Artemis V vai levar quatro astronautas à órbita da Lua a bordo da nave Orion. Ela vai se acoplar à futura estação espacial Gateway e, por lá, dois astronautas vão seguir para o módulo de pouso Blue Moon, que vai levá-los à superfície lunar. Eles devem passar cerca de uma semana no polo sul do nosso satélite natural, trabalhando em atividades científicas e de exploração.

A seleção da Blue Origin ocorre após a NASA escolher em 2021 a SpaceX para o desenvolvimento do primeiro lander lunar do programa Artemis. Na época, a agência espacial planejava seguir com as propostas de duas empresas diferentes, mas restrições orçamentárias fizeram com que, no fim, apenas uma fosse escolhida. Após a decisão da NASA, a Blue Origin entrou com um processo, argumentando que a negociação com a SpaceX foi injusta e que o processo seletivo deveria ter sido alterado.

Fonte: NASA, Blue Origin