Publicidade

Astronautas instalam novas mangueiras e substituem câmera do lado de fora da ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Março de 2022 às 13h32

Link copiado!

NASA TV
NASA TV
Tudo sobre NASA

Componentes do lado externo da Estação Espacial Internacional (ISS) passaram por manutenção na quarta-feira (23), durante uma atividade extraveicular conduzida pelos astronautas Raja Chari e Matthias Maurer. Durante as 6 horas e 54 minutos do lado de fora da estação, eles substituíram uma câmera, instalaram um cabo de energia e dados na plataforma científica Bartolomeo, entre outras atividades.

A atividade extraveicular começou às 09h32 (horário de Brasília) e, originalmente, Chari e Maurer iriam sair pela câmara Quest e seguiriam para diferentes estações de trabalho. Contudo, houve dificuldades para manter a câmera do capacete de Maurer fixa na posição correta. No fim, Chari utilizou um arame extra para manter a câmera de Maurer no lugar, garantindo que o time do Controle da Missão tivesse uma visão clara do progresso durante as atividades.

Continua após a publicidade

O problema com a câmera atrasou o início do spacewalk em uma hora, mas, após resolvê-lo, Maurer seguiu para preparar um cabo de energia e dados, usado posteriormente na substituição de uma câmera. Enquanto isso, Chari se preparou para utilizar o braço robótico Canadarm2, operado pelos astronautas Kayla Barron e Tom Marshburn, no interior da estação.

Além disso, ele reinstalou mangueiras flexíveis e restaurou o uso dos radiadores associados a elas. A ISS tem seis radiadores, com três instalados em cada lado de sua estrutura. Estes componentes são responsáveis por manter deixar o interior dos módulos da estação a temperaturas adequadas, mas um par de mangueiras que conecta a porta dos radiadores para uma válvula estava vazando amônia, composto refrigerador. Por isso, elas foram removidas em um spacewalk realizado em 2017.

Continua após a publicidade

As mangueiras defeituosas foram enviadas para a Terra em 2018 para reparos e, ao finalizar a instalação delas, Chari concluiu a tarefa primária do spacewalk. Enquanto isso, Maurer havia finalizado a extensão do cabo para a nova câmera e se moveu para instalar uma ligação no módulo Columbus, liberando algumas garras da plataforma científica Bartolomeo. Depois, o Controle da Missão direcionou a dupla para o segmento da estação da Porta 3, para remover e substituir uma antiga câmera de vídeo por uma de alta definição, com porta de comunicação sem fios.

Após finalizar a substituição, Chari conectou o cabo preparado por Maurer na nova câmera, e um teste rápido mostrou que a instalação foi realizada com sucesso. Chairi e Maurer voltaram para a câmara de ar Quest, concluindo a caminhada espacial às 16h26, no horário de Brasília.

Continua após a publicidade

Após retornarem, eles identificaram que havia água no capacete de Maurer. A equipe do Controle da Missão solicitou que ele determinasse a quantidade do líquido, e o astronauta afirmou que de 30% a 50% da viseira de seu capacete estavam cobertos por água. Não havia água identificada no capacete ou traje de Chairi e, segundo a equipe do Controle da Missão, Maurer não correu perigo.

Esta foi a primeira caminhada espacial de Maurer e a segunda de Chari. Agora, ele soma 13 horas e 48 minutos de trabalho no lado externo da estação. O spacewalk desta semana foi o terceiro do ano, sendo também o 248º realizado para a montagem, manutenção e atualização da ISS desde 1998.

Abaixo, você confere a transmissão completa da atividade extraveicular mais recente realizada na ISS:

Continua após a publicidade

Fonte: NASA