/i537679.png)
Astronautas da NASA fazem spacewalk para substituir antena defeituosa na ISS
Uma antena defeituosa da Estação Espacial Internacional foi substituída, restaurando um dos canais de comunicação entre o laboratório orbital e a Terra. O procedimento foi realizado nesta quinta-feira (2) pelos astronautas Tom Marshburn e Kayla Barron, ambos da NASA, durante uma caminhada espacial de 6 horas e 32 minutos de duração.
- ISS abriga humanos no espaço há duas décadas. E agora, qual o futuro da estação?
- Saiba tudo sobre a Estação Espacial Internacional
Eles iniciaram o spacewalk às 08h15 (horário de Brasília), ativando as baterias dos trajes espaciais um pouco antes de sair pela trava de ar Quest. Após coletar as ferramentas necessárias para o trabalho, eles seguiram para suas respectivas estações de trabalho. Mashburn começou as atividades com a recuperação de uma contenção portátil de pés para se posicionar no braço robótico Canadarm2.
Kayla Barron is at the ELC-3, or External Logistics Carrier-3, where the spare antenna system is and where the faulty antenna system will be stowed. https://t.co/yuOTrYN8CV pic.twitter.com/PLteuorpPZ
— International Space Station (@Space_Station) December 2, 2021
Enquanto isso, Barron seguiu até a Logistics Carrier-3 (ELC-3), uma plataforma na Porta 1 da estação, onde estava o novo componente para fazerem a troca. Ali, ela deixou temporariamente as ferramentas que a dupla iria precisar para a substituição e começou a preparar remoção da Antenna Subassembly (SASA), antena reserva de banda S.
.@AstroMarshburn is at the tip of the @CSA_ASC #Canadarm2 retrieving hardware to swap out a faulty antenna system right now. https://t.co/yuOTrYN8CV pic.twitter.com/TLCHuqWamj
— International Space Station (@Space_Station) December 2, 2021
Marshburn estava posicionado no Canadarm2, ficando também próximo da antena que tinha falhado — ele contou com o auxílio de Raja Chari, outro astronauta da NASA, e Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA), que estavam no controle do braço robótico na área interna da estação. Ele conseguiu instalar travas estabilizadoras na SASA defeituosa antes de removê-la, e a prendeu temporariamente na plataforma ELC-3.
Depois, Marshburn e Barron liberaram a unidade de substituição da plataforma, soltando-a de um revestimento térmico que a cobria. Após mover a nova antena para uma estrutura no Canadarm2, o astronauta o parafusou, moveu cabos e soltou travas para a antena poder ser movida. Em seguida, a dupla retornou ao ELC para analisar e armazenar a antena defeituosa.
POV: You’re tethered to the @Space_Station orbiting above your home planet. pic.twitter.com/cWTE0pU2qc
— NASA (@NASA) December 2, 2021
Após concluir o trabalho com as antenas, os astronautas envolveram a unidade com a cobertura térmica removida anteriormente. Eles ainda seguiram com mais de uma hora de atividades, que aproveitaram para adiantar algumas tarefas que seriam feitas posteriormente. Barron soltou alguns cintos de uma unidade de bateria, e Marshburn fotografou um pino instalado em um spacewalk anterior.
A caminhada espacial foi finalizada às 14h47 com a repressurização da trava de ar Quest. Esta foi a quinta atividade extraveicular realizada por Marshburn, astronauta de 61 considerado atualmente a pessoa mais idosa que já conduziu uma caminhada espacial. Já a astronauta Kayla Barron realizou, hoje, seu primeiro spacewalk.
Fonte: NASA
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.