Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Este astronauta podia ter sido o primeiro a "se afogar" no espaço; entenda

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Novembro de 2021 às 17h10

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Quando realizam caminhadas espaciais, os astronautas podem passar longas horas do lado externo de naves e estações para realizar manutenções, instalações ou explorações. Pois foi durante uma dessas atividades que Garrett Reisman, ex-astronauta da NASA, passou por alguns momentos nada agradáveis. Em uma publicação feita no Twitter na última sexta-feira (5), ele descreveu um incidente em que água vazou para dentro de seu capacete durante um spacewalk, ressaltando que não gostou nem um pouco da possibilidade de se tornar o primeiro astronauta a se afogar no espaço.

Reisman realizou spacewalks entre 2008 e 2010, que totalizaram 21 horas de atividades extraveiculares. Não está claro quando exatamente o incidente ocorreu, mas ele descreveu a importância de garantir que válvula de “mordida” esteja firmemente presa ao canudo da bolsa de água. “Quando eu vi a minha [válvula] flutuando dentro do meu capacete, não fiquei nada feliz com a ideia de me tornar o primeiro astronauta a se afogar durante um spacewalk”, disse.

Continua após a publicidade

Ele se referiu a um componente que faz parte dos trajes dos astronautas. Segundo documentos da NASA, os trajes espaciais têm uma bolsa de água que os astronautas podem usar; assim, se sentirem sede, é só morder o tubo para se aliviar. Por isso, ver a válvula flutuando solta da bolsa não é uma situação nada boa, já que sugere uma possibilidade real de o capacete ser preenchido pelo líquido. Felizmente, nada disso aconteceu com Reisman. “A tensão superficial da água se provou suficiente para manter a maioria da água na bolsa”, explicou ele.

O astronauta deixou a NASA em 2011 para trabalhar na SpaceX e segue atuando por lá como conselheiro, além de lecionar engenharia astronáutica na University of Southern California. Ele não pareceu ter mencionado esse incidente em outros momentos, mas é certo que não foi o único a quase se afogar no espaço: durante um spacewalk em 2013, que deveria durar seis horas, o astronauta Luca Parmitano percebeu que havia água se acumulando dentro de seu capacete.

Ele informou a NASA sobre a situação, mas nem ele e nem a agência espacial perceberam a gravidade da situação. O astronauta continuou do lado externo da Estação Espacial Internacional (ISS) por mais de 20 minutos, tempo em que a água começou a entrar nos olhos, nariz e boca, até que a NASA o instruiu a voltar para o interior da ISS. Apesar das dificuldades de enxergar com a água e de mobilidade, ele conseguiu voltar. Após a pressurização do traje para poder remover o capacete, ele descobriu que havia entre 1 e 1,5 L de água ali.

Continua após a publicidade

Fonte: Futurism, IFLScience