Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas da Shenzhou-14 voltam à Terra após 6 meses na estação chinesa

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Dezembro de 2022 às 12h13

Link copiado!

CCTV
CCTV

Os astronautas da missão Shenzhou-14 retornaram à Terra neste domingo (4), marcando o fim de uma estadia de seis meses na estação espacial chinesa Tiangong-3. A tripulação composta por Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe desceu em segurança no deserto de Gobi.

Antes de deixar o complexo orbital, os membros da Shenzhou-14 realizaram a primeira transferência de comando com os membros da Shenzhou-15, e fizeram download de dados dos experimentos. A presença das tripulações das duas missões na estação marcou a primeira vez que a China teve seis astronautas no espaço simultaneamente.

Continua após a publicidade

O retorno do trio foi iniciado pela separação da nave, que estava acoplada à estação. Após o pouso, eles foram examinados por médicos, que confirmaram que todos estavam saudáveis. A agência espacial chinesa responsável pelos voos tripulados (CMSA) comemorou o retorno dos astronautas, destacando que a chegada em segurança marcou o sucesso completo da missão.

Durante a estadia, os membros da Shenzhou-14 realizaram diferentes caminhadas espaciais para verificar e testar as novas instalações. Ainda, o trio transmitiu ao vivo aulas de ciência e enviou belas imagens da Terra vista do espaço durante a jornada em órbita.

Além de itens pessoais, eles trouxeram à Terra amostras de fluidos corporais e citológicos para análises em solo, que podem ajudar os pesquisadores a entender as mudanças que ocorrem no corpo humano durante uma estadia no espaço.

A missão Shenzhou-14 representou um recorde para o comandante Chen Dong, que se tornou o primeiro astronauta da China a passar mais de 200 dias em órbita. Agora, a estação conta com os membros da Shenzhou-15, que devem ficar por lá durante seis meses.

Continua após a publicidade

A China planeja manter a estação espacial permanentemente ocupada e em operação durante pelo menos uma década, recebendo missões comerciais e astronautas de outros países.

Fonte: Global Times