Publicidade

Fotos incríveis mostram astronautas chineses no espaço com a Terra ao fundo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Outubro de 2022 às 19h24

Link copiado!

CMSA
CMSA

A agência espacial chinesa publicou novas fotos tiradas durante uma das caminhadas espaciais realizadas pelos taikonautas (nome dado aos astronautas chineses) da missão Shenzhou-14, que seguem a bordo da nova estação espacial da China. As fotos mostram partes da estação e, claro, a beleza da Terra vista do espaço.

Os membros da Shenzhou-14 chegaram à estação Tiangong-3 em junho, para passar aproximadamente seis meses a bordo do novo complexo orbital. Até o momento, Chen Dong, Cai Xuzhe e Liu Yang realizaram duas caminhadas espaciais, ambas conduzidas durante setembro.

Continua após a publicidade

A primeira durou cerca de sete horas, e contou com Chen Dong e Liu Yang, enquanto Xuzhe ficou a bordo da estação para dar suporte a eles. Durante o spacewalk, a dupla instalou novas válvulas e ajustou uma câmera do módulo laboratorial da estação.

Já o segundo spacewalk durou aproximadamente cinco horas e foi realizado por Cai e Dong, com Yang a bordo da estação para dar apoio a eles. Durante a atividade extraveicular, os tripulantes instalaram um apoio para os pés no braço robótico da estação, adicionaram corrimão de emergência e instalaram novas válvulas.

Continua após a publicidade

O trio de taikonautas já soma mais de 100 dias no espaço e, segundo Yin Rui, vice-comandante-chefe do sistema de astronautas na CMSA, ainda há muito o que esperar do restante da estadia dos tripulantes. “A estação espacial da China estará pronta antes de dezembro”, disse ele, em referência ao restante do processo de montagem da estação.

A estação espacial Tiangong-3 já conta com dois módulos e deverá receber o módulo Mengtian, o terceiro e último, em outubro. Após o lançamento do Mengtian, o país deverá levar uma nave cargueira e mais uma tripulação à estação. “A estrutura ‘em forma de um T perfeito’ ficará a 400 km acima da Terra”, disse Yin.

Fonte: CGTN