Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas chineses da missão Shenzhou-15 completam 2º spacewalk

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Março de 2023 às 15h07

Link copiado!

CMSEO
CMSEO

Os astronautas chineses Fei Junlong e Zhang Lu realizaram um novo spacewalk no lado externo da estação espacial Tiangong, da China. A nova caminhada espacial foi anunciada nesta quinta-feira (2) por oficiais da agência espacial chinesa CMSA, que não trouxeram detalhes sobre as atividades que os astronautas realizaram.

Os astronautas foram apoiados por Deng Qingming, que permaneceu no lado interno da estação. Segundo a publicação da CMSA, a dupla completou com sucesso todas as tarefas desejadas e retornaram em segurança para o interior do módulo Wentian. Até o momento, não se sabe o horário do spacewalk e nem quais foram as tarefas realizadas.

Rumores publicados em mídias sociais da China sugeriam que havia um spacewalk em andamento no dia 28 de fevereiro, mas agência espacial do país não confirmou a informação. Isso sinaliza um contraste em relação a spacewalks anteriores, sobre os quais a CMSA trouxe informações breves sobre as atividades realizadas.

Continua após a publicidade

Esta nova atividade extraveicular foi a segunda realizada pelos astronautas da missão Shenzhou-15, que chegaram à estação em novembro do ano passado. Durante o spacewalk anterior, eles instalaram componentes necessários para o controle térmico do módulo Mengtian e cumpriram tarefas relacionadas à câmara de descompressão do módulo.

No comunicado da CMSA, os oficiais destacaram que os membros da missão Shenzhou-15 vêm trabalhando junto das equipes em solo para inaugurar uma instalação científica de combustão. Ela está no módulo Mengtian e foi usada para o primeiro teste de ignição já feito na órbita da Terra, mostrando que está pronta para uso em projetos científicos.

Continua após a publicidade

Na atualização, eles afirmaram também que os microscópios lançados à estação com a nave Tianzhou-5 seguem funcionando corretamente, e que já foram usados para capturar imagens das células da pele dos astronautas. “O microscópio oferece uma nova ferramenta para o monitoramento da saúde dos taikonautas em órbita”, finalizaram.

Quando chegaram à estação Tiangong, os membros da Shenzhou-15 se juntaram temporariamente à tripulação da missão Shenzhou-14, marcando a primeira vez que a estação abrigou seis astronautas. Além disso, a chegada da nova tripulação sinalizou o início das operações científicas da estação.

Fonte: CGTN; Via: Space.comSpace News