Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astronautas chineses fazem 1º spacewalk com a estação Tiangong finalizada

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Fevereiro de 2023 às 12h05

Link copiado!

CMG
CMG

Os astronautas Fei Junlong e Zhang Lu, da China, realizaram o primeiro spacewalk da missão Shenzhou-15 nesta quinta-feira (9). Durante as quase sete horas de duração da atividade extraveicular, eles instalaram válvulas térmicas foram do módulo Megntian, para auxílio do controle térmico e funcionamento do módulo de experimentos, entre outras tarefas.

A dupla deixou a câmara de descompressão do módulo Wentian durante a manhã, e foram auxiliados por Deng Qingming, que seguiu no interior da estação. Fei e Zhang realizaram atividades relacionadas à carga útil da câmara de descompressão do módulo Megntian, que permite que os astronautas usem os braços robóticos da estação para implantar cargas úteis científicas e pequenos satélites.

Continua após a publicidade

Com a ajuda dos mecanismos robóticos, eles instalaram também uma estrutura de apoio para pés, que permite que se mantenham presos ao braço robótico. Os astronautas precisaram levar itens grandes através da abertura entre os painéis solares e os módulos, e para garantir que tudo iria correr bem, os procedimentos foram simulados e analisados com antecedência.

O trio de astronautas da missão Shenzhou-15 chegou à estação Tiangong em novembro do ano passado. Agora, eles já somam mais de 70 dias em órbita, e devem realizar entre duas e três atividades extraveiculares ao longo da missão, com seis meses de duração. A chegada deles, para alternar a tripulação no laboratório orbital com os membros da Shenzhou-14, sinalizou o início da fase operacional da estação espacial da China.

A nova estação recebeu o módulo Mengtian, o último que faltava para finalizar a construção da Tiangong, em novembro de 2021. Com esta etapa finalizada, a China planeja manter a estação espacial permanentemente ocupada por pelo menos uma década, e já tem mais de mil experimentos aprovados para execução por lá.

Fonte: CGTN, Xinhua