Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Artemis I | Como será a viagem da nave Orion ao redor da Lua?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Novembro de 2022 às 12h59

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Nesta quarta-feira (16), a NASA lançou o foguete Space Launch System (SLS), que impulsionou a cápsula Orion com destino à Lua com a missão Artemis I. Ela deverá chegar ao nosso satélite natural em seis dias e, quando alcançar a Lua, ficará na chamada “órbita retrógrada distante” (DRO) ao redor dela.

Após ser direcionada à Lua com a ajuda do estágio superior do SLS, o módulo de serviço da Orion vai oferecer a propulsão necessária para levá-la à DRO. Os motores dele devem ser acionados algumas vezes para ajustes e para entrar e sair da órbita conforme for necessário. Durante a aproximação máxima, a Orion ficará a apenas 96 km da superfície lunar, e depois usará a força gravitacional da Lua para estabilizar sua trajetória.

Continua após a publicidade

A DRO é uma órbita de alta estabilidade, que exige baixo consumo de combustível para a nave se manter na viagem estendida no espaço profundo enquanto testa seus sistemas. Enquanto estiver na DRO, a Orion viajará a altas altitudes em relação à superfície lunar e terá movimento retrógrado, se movendo ao redor da Lua na direção oposta daquela da órbita lunar ao redor da Terra.

“Sem tripulação na primeira missão, a DRO permite que a Orion passe mais tempo no espaço profundo para uma missão rigorosa”, explicou Mike Sarafin, gerente das missões do programa Artemis. Durante o período, os sistemas de direcionamento, navegação, e outros da nave serão testados, para a NASA certificar que estarão prontos para levar astronautas e trazê-los de volta em segurança nas próximas missões do programa.

Apesar de não ter astronautas a bordo, a cápsula Orion não está vazia. No interior dela, o assento do comandante está ocupado pelo manequim Moonikin Campos, que vai monitorar a radiação durante o voo. Além dele, há também as manequins “gêmeas” Zohar e Helga, que vão coletar dados sobre radiação. Esta “tripulação” estará junto de bonecos de Shaun, personagem de “Shaun, o Carneiro”, e do Snoopy, que servirá como indicador de gravidade zero.

O que é a missão Artemis I?

Continua após a publicidade

A missão Artemis I é um teste de voo não tripulado, desenhado para abrir o caminho para futuras missões no espaço profundo. Assim, a Orion deverá passar de 6 a 19 dias na DRO, coletando dados e permitindo que os controladores da missão avaliem a performance dela. O período no espaço durante a missão será o mais longo já alcançado por uma nave que não se acoplou a estações espaciais.

Quando chegar a hora de voltar para a Terra, a Orion vai realizar um novo sobrevoo pela Lua, que a deixará a cerca de 96 km da superfície lunar. Com a propulsão do módulo de serviço somada à gravidade lunar, ela realizará uma manobra que a colocará na trajetória de volta para casa, viajando a cerca de 40 mil km/h. Durante a entrada na atmosfera, a cápsula quase 2.750 ºC, metade da temperatura da superfície do Sol, e pousará no oceano Pacífico.

Tudo correndo bem, a NASA irá se preparar para a missão Artemis II, o segundo voo do programa Artemis. Ela será lançada pelo foguete SLS e levará astronautas a bordo da cápsula Orion para uma missão de até dez dias ao redor da Lua. Os tripulantes da missão ainda não foram anunciados, e a previsão é que a Artemis II seja lançada em 2024.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA