Publicidade

Alinhamento planetário aparece em foto incrível feita no Reino Unido

Por  | 

Compartilhe:
Lucas Marconnet/Unsplash
Lucas Marconnet/Unsplash

O astrofotógrafo Josh Dury fez um clique espetacular do alinhamento dos planetas do Sistema Solar visto em Mendip Hills, no Reino Unido. O registro foi capturado em 22 de fevereiro, mas o fenômeno permanece visível nos próximos dias. 

O clique flagrou Marte, Júpiter, Urano, Vênus, Netuno, Mercúrio e Saturno, mas a tarefa não foi nada fácil. “A captura foi difícil com os planetas Mercúrio, Saturno e Netuno, porque estavam muito perto do Sol”, recordou ele em entrevista ao Space.com. 

Veja abaixo o resultado:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Assim, para que os planetas não ficassem de fora da imagem, ele trabalhou com as fotos na forma de um panorama composto por vários painéis: por exemplo, no painel que mostra Mercúrio, Saturno e Netuno, Dury usou duas exposições múltiplas. Depois, ele fez uma foto com maior exposição e ISO para capturar a luz dos planetas menos brilhantes. 

“Estando próximos do Sol e na tentativa de fotografá-los assim que ficaram visíveis, as posições relativas dos três planetas estão levemente desalinhadas devido à visibilidade do local em que as fotos foram feitas e as nuvens baixas no horizonte oeste”, acrescentou. Os sete astros só vão aparecer com tanta proximidade outra vez em 2040

Alinhamento dos planetas 

Os planetas pareceram estar alinhados no céu nas últimas semanas porque orbitam o Sol quase no mesmo plano que a Terra. Como cada um viaja pelo espaço em diferentes distâncias e velocidades, há momentos em que os vemos como se estivesse juntos no céu — mas vale lembrar que, na verdade, todos permanecem separados por milhões de quilômetros. 

Caso você não tenha observado os planetas ainda, não se preocupe, pois ainda para vê-los até o fim de semana. Vênus é o mais visível de todos, pois é o mais brilhante e pode ser encontrado durante o crepúsculo. Já Júpiter aparece mais alto no céu, enquanto Marte pode ser identificado facilmente por seu brilho avermelhado. 

Mercúrio e Saturno, por sua vez, só podem ser vistos se o horizonte estiver limpo de obstáculos. Finalmente, quem tiver binóculos ou um pequeno telescópio em mãos pode tentar encontrar Urano e Netuno. 

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Balão futurista

Fonte: Space.com