Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Airbus, Voyager Space e ESA fecham acordo para desenvolver estação Starlab

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Novembro de 2023 às 17h52

Link copiado!

Voyager Space
Voyager Space

A futura estação espacial Starlab está mais próxima de se tornar realidade. Representantes da Agência Espacial Europeia (ESA), Airbus e da Voyager Space assinaram um Memorando de Entendimento do futuro complexo orbital, que apoia seu foco no desenvolvimento de ciência e tecnologia.

No início, a ideia é que as empresas e a ESA avaliem como a Starlab pode ser usada para fornecer acesso contínuo dos europeus ao espaço depois do fim da Estação Espacial Internacional, na próxima década.

A busca pela manutenção do acesso ao espaço por meio da nova estação começou em agosto, quando a Voyager anunciou uma parceria com a Airbus para desenvolver a Starlab. A colaboração tem benefícios tanto para o desenvolvimento técnico do complexo quanto para os aspectos comerciais da empreitada.

Continua após a publicidade

Quando iniciar as operações, a Starlab pode receber pesquisas parecidas com aquelas executadas na Estação Espacial Internacional (ISS), como investigações dos efeitos da microgravidade em seres vivos.

A nova estação foi proposta enquanto a ISS se aproxima do seu fim: o laboratório orbital já soma mais de duas décadas de operações, e deve encerrar suas atividades em 2030. Quando isso acontecer, a NASA, ESA e outras agências espaciais vão se voltar para estações comerciais.

Fonte: ESA