Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A chance de este asteroide colidir com a Terra caiu ainda mais

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Março de 2023 às 17h51

Link copiado!

urikyo33
urikyo33

A chance de o asteroide 2023 DW colidir com a Terra já era baixa e, com novas observações, diminuiu ainda mais. Descoberto no fim de fevereiro, o asteroide tinha probabilidade de 1 em 847 de colidir com a Terra em 14 de fevereiro de 2046, mas, segundo novas informações da Agência Espacial Europeia (ESA), a chance do impacto caiu para 1 em 1.584.

Com 50 metros de diâmetro, o asteroide 2023 DW logo foi para o topo das listas da NASA e ESA com as rochas espaciais perigosas para a Terra, e rendeu todo tipo de especulação. No domingo (12), a chance de o impacto acontecer aumentou para 1 em 432 — e, segundo Lindley Johnson, do escritório de defesa planetária da NASA, isso é perfeitamente normal.

Ele explica que as novas observações tornam mais estreita a zona de incerteza de onde o asteroide estará durante sua aproximação máxima da Terra. Enquanto nosso planeta está nesta região, as chances do impacto aumentam temporariamente. Depois, novas observações excluem a Terra, e aí a probabilidade cai para zero — como é o esperado para este asteroide.

Continua após a publicidade

Caso você ainda esteja preocupado com a possibilidade do impacto, saiba que Richard Moissl, diretor do escritório de defesa planetária da ESA, afirmou que a probabilidade diminuiu durante aquela noite e vai cair ainda mais. “Vai cair agora com cada observação até chegar a zero em alguns dias, no máximo”, disse Moissl. “Ninguém precisa se preocupar com ele”.

Já a NASA diminuiu suas estimativas de impacto para 1 em 770, o que significa que há 99,87% de chance de a rocha espacial “errar” a Terra; antes, a probabilidade era de 99,82%. “Tendemos a ser um pouco mais conservadores, mas definitivamente parece agora que a probabilidade está em uma tendência de queda”, disse Johnson.

O asteroide 2023 DW vai atingir a Terra?

Continua após a publicidade

Como você viu acima, a chance de o 2023 DW atingir a Terra é bastante baixa e deverá cair ainda mais. Mas, caso o impacto aconteça, o cientista da NASA David Farnocchia acredita que causaria algo semelhante ao chamado Evento de Tunguska, nome dado à provável explosão de um asteroide de 50 m de diâmetro sobre a Sibéria, em 1908.

Aquela explosão devastou as árvores em uma área de mais de 2 mil quilômetros quadrados. Para Moissl, um asteroide do tamanho do 2023 DW causaria destruição local, sem afetar o restante do mundo. Se ele fosse atingir a Terra em 2046, haveria 70% de chance de cair no oceano Pacífico; entretanto, a zona de impacto poderia incluir também os Estados Unidos, Austrália ou sudeste da Ásia.

Além disso, os especialistas relembraram o sucesso da missão DART, que se chocou contra o asteroide Dimorphos para alterar sua órbita, e destacaram que o mundo não está mais desprotegido contra asteroides, “A missão DART nos dá confiança que uma missão do tipo teria sucesso contra o 2023 DW, se necessário”, disse Farnocchia.

Continua após a publicidade

Como parece pouco provável que seja preciso colocar esta e outras técnicas de defesa planetária em prática contra o asteroide 2023 DW, Johnson destaca que, agora, basta esperar que novas observações reduzam ainda mais qualquer tipo de ameaça oferecida por este asteroide. “Mesmo assim, a comunidade da defesa planetária continuará olhando para cima”, finalizou.

Fonte: AFP