Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Asteroid Day | 30 de junho é o dia da conscientização sobre asteroides

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Junho de 2021 às 15h20

Link copiado!

Reprodução/Asteroid Day/Twitter
Reprodução/Asteroid Day/Twitter

Esta quarta-feira (30) é dia de mais um Asteroid Day. O evento, realizado anualmente pela Asteroid Foundation, foi criado para ensinar o público sobre a importância dos asteroides, conscientizando também sobre a defesa da Terra e riscos de impactos no nosso planeta. Tudo isso é feito com especialistas diversos, que realizam palestras, entrevistas e outras atividades ao longo do dia, com transmissão no site do evento.

Brian May, astrofísico e guitarrista da banda britânica Queen, comentou a importância do Asteroid Day: "precisamos ter em mente o significado do Asteroid Day: os asteroides ainda estão por aí, e ainda não conhecemos todos eles", disse. "Precisamos continuar pesquisando para proteger o planeta, pelos nossos filhos e netos".

Continua após a publicidade

A edição deste ano é marcada por grande interesse nestes objetos, representado por algumas missões que serão lançadas em breve. Nos próximos três anos, a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) vão lançar cinco missões com destino a alguns deles — entre elas, está a missão DART, a primeira do mundo que tentará mudar a trajetória de um asteroide. Além disso, o Asteroid Day de 2021 celebra também o 25º aniversário de lançamento da sonda NEAR-Shoemaker, também da NASA.

Como surgiu o Asteroid Day

A Asteroid Foundation não escolheu o dia 30 de junho por acaso: é que, neste mesmo dia, em 1908, um asteroide atingiu Tunguska, na Sibéria. O objeto explodiu no ar, e o deslocamento de ar foi tão intenso que, em apenas alguns segundos, mais de 80 milhões de árvores foram destruídas em uma área que se estendeu por quase 2.000 mil km quadrados — tanto que o ocorrido, conhecido como “Evento de Tunguska”, ficou marcado como impacto o mais prejudicial que já aconteceu na história da Terra.

Continua após a publicidade

Estimativas apontam que o asteroide tinha algumas dezenas de metros de extensão, e a energia da explosão foi equivalente a, aproximadamente, mil vezes a da bomba atômica que atingiu Hiroshima. Como não explodiu no solo, o asteroide não deixou nenhuma cratera — mas há, de fato, uma cratera no lago Cheko, lugar onde um fragmento de até 10 m de diâmetro pode ter caído. Alguns astrônomos já propuseram que o objeto do impacto seria, na verdade, um fragmento de cometa, mas a hipótese foi refutada em 1983 pelo astrônomo Zdeněk Sekanina.

É certo que o Evento de Tunguska ainda guarda vários mistérios, tanto que os especialistas continuam tentando entender o que, de fato, aconteceu por lá. Como há milhares de asteroides já catalogados passando pertinho da Terra — e ainda não há nada que possa ser feito para impedir que um impacto aconteça —, Brian May (astrofísico e guitarrista da banda britânica Queen), Rusty Schweickart (astronauta da Apollo 9), Grig Richters (produtor de vídeos) e Danica Remy (presidente da Fundação B612) criaram o Asteroid Day para conscientizar o público sobre a importância e riscos destes objetos.

O que esperar do Asteroid Day 2021

Para a alegria dos entusiastas dos asteroides, há diversas palestras e apresentações acontecendo promovidas por instituições diversas. A Asteroid Foundation, por exemplo, conta com transmissões focadas em quatro segmentos: a descoberta e rastreamento dos asteroides que orbitam o Sol, o trabalho científico para sabermos mais sobre a natureza deles, os grandes avanços sendo feitos para a defesa planetária e, por fim, o papel que os asteroides podem ter no futuro da exploração espacial.

Continua após a publicidade

As palestras podem ser acompanhadas por públicos de todas as idades, e esses assuntos foram abordados por mais de 40 palestrantes — entre eles, estão especialistas da ESA, além de Elena Adams (engenheira de sistemas da missão DART), o cosmonauta Dorin Prunariu, o próprio Brian May, entre outros convidados.

Para acompanhar tudo isso, junto dos detalhes da programação, basta acessar o site do evento, clicando aqui.

Fonte: Asteroid Day