Thor: Amor e Trovão │ 9 detalhes para você ficar de olho no novo trailer

Thor: Amor e Trovão │ 9 detalhes para você ficar de olho no novo trailer

Por Durval Ramos | Editado por Jones Oliveira | 24 de Maio de 2022 às 12h20
Marvel Studios

O aguardado Thor: Amor e Trovão ganhou um novo trailer que finalmente traz as respostas que a gente queria. Além de apresentar um pouco mais da história, o novo vídeo promocional mostra mais da relação do próprio Thor (Chris Hemsworth) com a agora toda-poderosa Jane Foster (Natalie Portman), além de revelar os visuais de Zeus (Russell Crowe) e do vilão Gorr (Christian Bale).

Com a narração do gigante de pedra Korg — dublado pelo próprio diretor Taika Waititi —, o trailer dá uma boa situada na trama, contando desde o retorno de Thor à sua forma física clássica até o início de sua nova jornada. É em meio a esse grande resumo com cara de conto infantil que vemos o herói reencontrando sua ex-namorada com o Mjölnir e qual vai ser o papel do panteão grego nessa história toda.

Só que o que realmente chama a atenção aqui é justamente a caracterização de Bale como Gorr, o Carniceiro dos Deuses. O ator já é conhecido por suas transformações visuais em muitos de seus papéis, mas ele aparece quase irreconhecível em Amor e Trovão. Com uma pele inteiramente branca e diversas marcas pelo rosto, ele está bastante fiel ao visual do personagem nos quadrinhos — embora ainda falte vê-lo em ação para dizer isso com mais exatidão.

Novo pôster mostra mais dos personagens (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Ainda assim, os mais de dois minutos do novo trailer do novo Thor são repletos de pequenos detalhes e informações que podem passar despercebidos em meio às várias cenas épicas, piadinhas e trilha sonora de rock farofa. Por isso, separamos alguns desses elementos para ajudá-lo a se preparar melhor para o que mais o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) prepara para a nova aventura do viking espacial.

9. O retorno do Mjölnir

Mjölnir foi restaurado, mas não respondeu mais a Odinson (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

A gente já tinha visto o Mjölnir no primeiro trailer de Amor e Trovão quando foi revelado o visual da Poderosa Thor, mas agora vemos o icônico martelo asgardiano em mais detalhes e, o que é mais interessante, rejeitando o seu antigo portador.

Vale lembrar que a arma tinha sido destruída em Thor: Ragnarok e que, em Vingadores: Guerra Infinita, o filho de Odin teve que seguir em uma jornada pelo espaço para forjar um novo armamento que canalizasse seus poderes divinos. Desde então, ele empunha o machado Rompe-Tormentas, que aparece várias vezes ao longo do trailer do novo longa. Por isso mesmo, é surpreendente ver o Mjölnir inteiro novamente.

Não é explicado como isso vai acontecer, mas é bem provável que vejamos a história dos quadrinhos se repetir. Nas HQs, Jane Foster vai a Nova Asgard e os fragmentos do martelo magicamente se juntam e levam o equipamento até a jovem e lhe concedem a Força-Odin, o poder mágico que a permite se transformar na Poderosa Thor.

Um ponto interessante de nota é que não vemos em momento algum o velho Odinson empunhando o Mjölnir, o que pode indicar que ele nem mesmo é digno de segurar a arma — possivelmente por ter matado um já rendido Thanos. E essa busca para recuperar sua dignidade pode ser parte central de sua jornada no longa.

8. Novo uniforme

Thor adota um visual que lembra muito a fase de Walter Simonson e Sal Buscema nos quadrinhos (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Já não é surpresa para ninguém que, no MCU, os heróis trocam de uniforme com certa facilidade — o que é ótimo para gerar novos bonequinhos —, o que significa que devemos ver Thor com uma armadura inédita em Amor e Trovão.

O traje azul e dourado já tinha sido visto tanto no trailer anterior quanto em alguns dos brinquedos que já estão à venda por aí, mas agora é a primeira vez que vemos Chris Hemsworth com o visual completo, com direito até ao novo elmo do herói asgardiano. E, por mais que seja apenas um detalhe, é o tipo de coisa feita para arrancar sorrisos dos leitores de gibis.

Isso porque esse visual remete muito ao uniforme adotado pelo personagem no final da década de 1980. Em Mighty Thor #378, de Walter Simonson e Sal Buscema, o Deus do Trovão deixou de lado o capacetinho alado e adotou um visual bem mais próximo ao de um guerreiro, com uma armadura completa e um elmo bem semelhante ao que o MCU adotou.

Novo visual no MCU presta homenagem a uma fase pouco lembrada do herói nas HQs (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Nas HQs, há toda uma justificativa para essa armadura mais reforçada: Thor foi amaldiçoado por Hela e seus ossos se tornaram frágeis, o que deixou o herói muito vulnerável. Assim, Tony Stark criou um novo traje para ajudá-lo a entrar em ação sem se expor tanto. Nos cinemas isso vai ser simplificado para uma simples troca de roupa, muito provavelmente.

7. Nada de elmos

Não espere ver os heróis se escondendo por trás de máscaras (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Aliás, falando nos trajes, o novo trailer de Amor e Trovão confirmou algo que muita gente já suspeitava: os elmos vão ser enfeites que vão aparecer muito rapidamente e serão esquecidos logo em seguida — e isso vale tanto para o Thor quanto para Jane Foster.

Não que isso seja alguma surpresa, já que os heróis quase nunca usam os protetores de cabeça nos filmes. Só que os fãs gostaram tanto do visual completo da Poderosa Thor que havia uma pequena expectativa de que Natalie Portman usasse o elmo um pouco mais ao longo da aventura. Contudo, pelo que já foi mostrado, a maior parte das cenas mostram ela e Chris Hemsworth com as madeixas à mostra.

6. O Rei Valquíria

Valquíria está de volta à ação (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Para quem achava que o Rei Valquíria iria se limitar apenas ao papel burocrático de gerenciar Nova Asgard, o novo trailer de Thor: Amor e Trovão mostra que a personagem de Tessa Thompson continua tão boladona quanto antes e sem fugir de nenhuma briga. Tanto que ela entra em cena já com um cavalo alado, a mesma montaria que usou em Vingadores: Ultimato.

Aliás, ela segue tão carismática quanto antes, entregando não só ótimas cenas de ação como também diálogos incríveis. É ela quem provoca Thor por causa dos sentimentos do asgardiano pela jovem humana, como também é ela quem não se incomoda com a nudez do Deus do Trovão entre os olimpianos. Na verdade, ela até gosta da situação.

5. A relação Thor e Jane

O relacionamento dos dois deve finalmente bem explorado no MCU (imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Com o filme se chamando Amor e Trovão, não havia dúvidas de que a relação entre Thor e Jane Foster seria parte central do novo longa. E o trailer já deixa isso bem claro, mas invertendo as coisas e mostrando que, na verdade, é o Deus do Trovão quem sofre de saudade do seu antigo amor.

Isso aparece em forma de piadinha, quando Jane mostra não lembrar com certeza há quanto tempo eles estão separados e é corrigida pelo asgardiano, que mostra estar contando os minutos longe.

Essa inversão é interessante por algumas razões. Primeiro por mostrar que o lado sentimental da relação é o próprio Thor, enquanto a humana já parece ter superado o romance do passado, quebrando aquele velho clichê que a gente conhece tão bem. Além disso, é uma mudança que espelha algo que vimos no próprio MCU.

Em Thor: Mundo Sombrio, parte da trama de Jane Foster era justamente o incômodo que ela sentia por ter sido abandonada pelo então namorado. Era o tipo de situação tão batida que a própria Natalie Portman se incomodou — não por acaso, ficou afastada do universo de heróis por anos — e que finalmente vai ganhar novos ares por aqui.

4. Gorr, o Carniceiro dos Deuses

O visual de Gorr está incrível (Imagem: Divulgação/Marvel Studios)

Só que, de tudo o que foi mostrado no trailer, o visual de Christian Bale como Gorr é o mais impressionante. Além de uma caracterização muito boa, a interpretação do ator apresenta o vilão como uma ameaça real para o herói.

Nos quadrinhos, a história de Gorr é tão trágica quanto cruel. Criado em 2012 nas páginas da revista Thor: God of Thunder #2, ele é apresentado inicialmente como parte de uma raça bastante supersticiosa e devota aos deuses — ainda que vivesse em um planeta totalmente inóspito e sem alimentos. Por isso, ele vê sua mulher e filhos morrerem de fome, apesar de sempre pedir para que os deuses tragam algum tipo de comida.

Assim, quando perde toda a família, ele deixa de acreditar nesses seres superiores até que testemunha a luta de dois deuses. Uma dessas entidades é ferida e pede ajuda para Gorr, mas ele rouba sua arma e mata a divindade à sua frente. A partir disso, ele jura vingança e promete matar todos os deuses que encontrar — e é isso que o coloca no caminho de Thor.

Em resumo, ele é uma versão mais vilanesca de Kratos, dos jogos da série God of War, e deve ser essa sua cruzada para exterminar os deuses que vai colocar Nova Asgard em risco e fazer com que Thor, Jane e Valquíria tenham que ir até o Olimpo negociar com Zeus.

3. As estátuas com Jane Foster

O que essas participações especiais querem dizer: (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Em 1:47, o trailer traz uma cena um tanto quanto curiosa. Vemos Jane Foster usar o Mjölnir para invocar os poderes do trovão dentro do que parece ser um salão. E por mais impressionante que seja ela invocar raios dentro de uma sala fechada, o que realmente chama a atenção são as estátuas à sua volta.

São vários rostos de figuras bastante conhecidas tanto do MCU quanto dos quadrinhos — e que levanta dúvidas sobre o seu real significado. à esquerda, por exemplo, temos o que parece ser o Caveira Vermelha como Guardião da Joia da Alma, como apareceu em Vingadores: Ultimato. Ou seria a Morte? À direita, temos tanto o Vigia ao fundo quanto o Tribunal Vivo mais à frente. Há ainda uma quarta figura mais ao fundo, mas não é possível dizer quem é.

E a grande questão é sobre o significado desses bustos tanto entre si quanto dentro da trama como um todo. O Vigia é um alienígena que observa o multiverso e que foi peça importante de What If...?, enquanto o Tribunal Vivo é uma entidade responsável por manter a ordem no multiverso. Mas e o Caveira Vermelha ali?

Aliás, essa aparição do Tribunal Vivo é curiosa por não ser a primeira vez que ele é sugerido no MCU. O ser de três cabeças já tinha aparecido como estátua em Loki, em uma das realidade em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e agora em Thor: Amor e Trovão. Seria um easter egg ou a Marvel quer realmente nos dizer algo?

2. Zeus

Zeus está 100% tiozão no novo trailer (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Depois de aparecer só de costas no primeiro trailer, Zeus (Russell Crowe) faz sua grande estreia no MCU. E quem esperava toda a altivez do líder dos deuses gregos se surpreendeu ao ver a divindade como um tiozão mulherengo e barrigudo. Teve até quem visse isso como uma piada com a DC, que apresentou um Zeus bem mais heróico em Liga da Justiça.

A verdade é que, na Marvel, os olimpianos sempre foram bem mais fanfarrões — o que é até bem próximo da mitologia grega —, o que faz com que essa caracterização de Zeus não seja uma grande surpresa. Surpreendente mesmo é ele ter deixado o Thor pelado na arena.

A impressão que fica é que Zeus só vai aparecer em Amor e Trovão para morrer, já que é quase certo que ele vai ser uma das vítimas de Gorr. E isso poderia ser usado como gancho para a Marvel introduzir o herói Hércules no MCU — e que é tão bon vivant e bonachão quanto o próprio Zeus. Aliás, a internet já começou uma campanha para que Henry Cavill viva o personagem. Será?

1. Thor pelado e a homenagem a Loki

Repare que há um Loki enorme nas costas do herói (Imagem: Reprodução/Marvel Studios)

Toda a sequência no Olimpo parece ser bem interessante. Ao longo do trailer, vemos Thor lutando contra soldados olimpianos com cordas de energia — e que lembram muito, mais uma vez, Kratos de God of War — e o vídeo termina com a piada de Zeus arrancando a roupa do asgardiano. E há alguns detalhes aqui para além da bunda censurada do herói.

Repare nas tatuagens que Thor tem em suas costas quando é despido: sim, Thor fez uma homenagem a Loki e tatuou o elmo de seu antigo irmão nas costas.

É o tipo de coisa que, na prática, não significa nada para a história, mas é um detalhe interessante para a construção do personagem e mostrar o quanto o Deus do Trovão sentiu a morte do seu irmão pelas mãos de Thanos.

Thor: Amor e Trovão chega aos cinemas em 7 de julho.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.