Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Star Wars | O que foi a Ordem 66?

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Junho de 2022 às 15h35

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm
Tudo sobre Walt Disney Company

Obi-Wan Kenobi trouxe à tona um dos capítulos mais marcantes de toda a saga Star Wars: a Ordem 66. A nova série do Disney+ praticamente gira inteira em torno das consequências do evento nos personagens, seja no herói ou mesmo nos próprios vilões, mostrando como a iniciativa fragmentou a antiga República e boa parte dos personagens que viveram naquela época.

A grande questão é que esse é um evento definidor da história de Star Wars que é muito conhecido e lembrado pelos fãs, mas nem tanto assim por quem acompanha os filmes e séries de forma mais casual. Até quem acompanhou toda a trilogia prequel pode ter dificuldade de lembrar o que é a Ordem 66 em meio à enxurrada de efeitos visuais e reviravoltas que os filmes apresentam.

Continua após a publicidade

Por isso mesmo, parte do impacto apresentado em Obi-Wan Kenobi pode se perder. Só que, após as revelações feitas no quinto episódio da série, saber o que foi esse capítulo da história da galáxia se tornou ainda mais fundamental para entender os traumas desses personagens e como isso ainda pode impactar outras produções da franquia que ainda estão por vir.

A grande conspiração

De forma bem resumida, a Ordem 66 foi o grande plano de Palpatine para acabar com os Jedi, concretizando o grande plano dos Sith de controlar a galáxia. E o resultado não poderia ser mais cruel: centenas de Jedi e Padawans foram mortos da noite para o dia e mais um tanto teve que viver escondido em planetas distantes ou fugindo de forças imperiais como os Inquisidores.

Só que, para entender como isso aconteceu, é preciso voltar um pouco no tempo na cronologia de Star Wars e mergulhar principalmente nas produções que vão além dos filmes.

Continua após a publicidade

Nos cinemas, a trilogia prequel se focou principalmente na ascensão e queda de Anakin Skywalker (Hayden Christensen), com toda a movimentação de Palpatine (Ian McDiarmid) acontecendo em segundo plano. Assim, vemos a Ordem 66 acontecer apenas em A Vingança dos Sith, quando o plano do vilão é finalmente posto em prática.

Só que, antes disso, no período retratado na animação The Clone Wars, vemos toda a criação do chamado Protocolo Clone 66, uma diretriz instalada secretamente por Palpatine no exército de clones para eliminar os Jedi. E, como todas as ações do Sith, isso é algo que foi feito de forma muito mascarada e sempre disfarçada de boa intenção.

Continua após a publicidade

No caso, a Ordem 66 foi apresentada como uma medida de segurança para conter os Jedi em caso de uma possível revolta contra a República. Na época, a Ordem dos Jedi era muito influente no governo e, embora nunca tivesse dado nenhum motivo para desconfianças, Palpatine plantou essa dúvida do que fazer caso um Jedi rebelde aparecesse — ou, pior, caso o próprio Conselho Jedi usasse suas habilidades e seu exército para dar um golpe de Estado.

Dessa forma, ele convenceu os cientistas kaminoanos que trabalharam na criação do exército de clones da República a desenvolver essa medida de segurança. Cada soldado dessa tropa era um clone de Jango Fett — pai do Boba Fett que conhecemos — que carregava uma espécie de chip neural que otimizava suas ações em batalha, além de facilitar o seu controle. E é a partir desse chip que a Ordem 66 é ativada.

Na prática, o que o protocolo define é que os clones eliminassem a ameaça Jedi de forma sumária — ou seja, matando-o sem dó, independentemente de qualquer vínculo de amizade ou mesmo compaixão existente ali. Quando a ordem fosse ativada, os soldados virariam grandes máquinas de matar.

Continua após a publicidade

O grande ponto é que, na teoria, a ordem deveria funcionar apenas para conter um Jedi rebelde ou, em último caso, impedir esse levante contra a República. O problema é que isso tudo foi arquitetado pelo grande vilão da saga e a gente sabe que as suas intenções eram bem mais nefastas do que cautelares.

É por isso que, quando a Ordem Jedi descobre que Palpatine é, na verdade, um Lorde Sith e tentam prendê-lo, o jogo rapidamente se volta contra os heróis. Acusando os usuários da Força de traição, o vilão executa a Ordem 66 e os clones espalhados por toda a galáxia se voltam contra os Jedi.

O resultado é uma matança desenfreada em todo canto. Até esse momento, Jedi e clones lutavam lado a lado e muitos haviam se tornado amigos. Por isso mesmo, muitos Jedi foram surpreendidos com os ataques de seus aliados e acabaram sendo mortos sem chance de revidar. Em outros casos, tropas foram enviadas para centros de treinamento e até mesmo crianças que estavam sendo treinadas foram eliminadas.

Continua após a publicidade

Isso é mostrado em Obi-Wan Kenobi, quando descobrimos o passado de Reva (Moses Ingram), a Terceira Irmã dos Inquisidores. Como foi mostrado, ela era uma dessas Padawan que foi atacada pelos clones durante a execução da Ordem 66 e seu ódio por Darth Vader surge principalmente por ter visto que Anakin havia se juntado à missão de matar os Jedi.

Só que a Ordem 66 é um evento que reverbera também em várias outras produções de Star Wars. O jogo Star Wars Jedi: Fallen Order, por exemplo, trata justamente de um dos sobreviventes do protocolo que, anos depois, ainda lida com o trauma e a culpa do que vivenciou no dia do massacre.

A própria animação The Clone Wars aborda a execução do protocolo e as suas consequências. Tanto que é lá que vemos como Ahsoka Tano, a antiga Padawan de Anakin, conseguiu escapar das tropas clônicas e sobreviveu aos ataques — algo que deve reverberar em sua série, prevista para 2023. E não podemos esquecer que Grogu, o Baby Yoda de The Mandalorian, é outro sobrevivente do massacre.

Continua após a publicidade

A Ordem 66 e o crescimento dos vilões

Os efeitos práticos da Ordem 66 foram imediatos. Com a matança generalizada, os Jedi praticamente desapareceram da galáxia — no que foi batizado de Purgo dos Jedi. Alguns conseguiram sobreviver, como o próprio Obi-Wan, Ahsoka e Yoda, mas o saldo não foi nada positivo para os heróis.

É por isso que, no início de Uma Nova Esperança, os Jedi são considerados quase uma lenda na galáxia, visto que eles desapareceram como força política de outrora.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, o recém-formado Império usou a Ordem 66 para fortalecer suas bases. Embora tenha matado não só os Jedi, mas também os Padawans e qualquer outro indivíduo sensível à Força, algumas vidas foram poupadas.

Como é mostrado com a própria Reva, crianças que escaparam da execução dos clones e que se mostraram manipuláveis passaram a ser treinadas para se integrarem às forças imperiais. Além da Terceira Irmã, outro membro dos Inquisidores teve o mesmo destino. A vilã de Jedi: Fallen Order, Trilla Suduri, também foi uma aprendiz que conseguiu escapar do massacre, mas acabou capturada e treinada pelo Império para se tornar a Segunda Irmã.

Os efeitos em Darth Vader

Continua após a publicidade

Embora a criação e a execução da Ordem 66 tenha sido feita quase que inteiramente por Palpatine, o episódio como um todo é um ponto definidor na queda de Anakin para o Lado Sombrio da Força. Como dito, ele atuou de forma ativa nessa caçada aos Jedi, matando inclusive crianças no processo.

Assim, para a saga Skywalker, a Ordem 66 é fundamental por marcar a desgraça do personagem e sua transformação em definitivo em vilão. A sua participação no evento marca um ponto sem volta para Anakin, que se transforma de fato em Darth Vader daquele ponto em diante.

Continua após a publicidade

Embora ele só vá ganhar o visual característico do vilão após cair na lava em Mustafar, ele já havia se perdido quando ajudou Palpatine a eliminar os Jedi e executou inocentes como um verdadeiro bandido. Assim, a sua derrota para Obi-Wan e a transformação visual só completa a virada para Darth Vader que a Ordem 66 já tinha começado.