Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como Obi-Wan Kenobi mudou sentido de uma das falas mais importantes de Star Wars

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Maio de 2022 às 20h30

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm
Tudo sobre Walt Disney Company

Os primeiros dois episódios de Obi-Wan Kenobi já deixaram bem claro o quanto a nova série do Disney+ chega para ressignificar algumas coisas da trilogia original e adicionar mais peso a alguns eventos que a gente conhece tão bem. Exemplo disso é que uma das frases mais icônicas de Star Wars: Uma Nova Esperança ganhou novo sentido — e ficou ainda melhor.

Como foi apresentado até agora, a trama não gira apenas em torno da caçada dos Inquisidores por Obi-Wan (Ewan McGregor), mas como o velho Jedi precisa ajudar uma pequena Leia Organa (Vivien Lyra Blair), sequestrada por forças imperiais para atrair o herói. E isso muda tudo do que a gente já conhecia de Star Wars.

Atenção! Este texto tem spoilers dos dois primeiros de Obi-Wan Kenobi.

Continua após a publicidade

A primeira vez que vemos Leia em toda a saga é quando ela usa R2-D2 para enviar uma mensagem para Obi-Wan pouco antes de ter sua nave capturada por Darth Vader. O recado já é conhecido por todos os fãs: “Ajude-me, Obi-Wan Kenobi. Você é a minha única esperança”.

Pois o que a nova série do Disney+ faz é dar um peso muito maior a esse pedido de ajuda que só vai acontecer nove anos depois. Isso porque o seriado vai mostrar como essa relação de confiança entre a líder rebelde e o velho Jedi foi construída.

O Baby Yoda da vez

Continua após a publicidade

Enquanto todo mundo surtou ao ver um Luke ainda criança nos trailers de Obi-Wan Kenobi, quem realmente roubou a cena nos dois episódios de estreia foi a pequena Leia. A menina de apenas 10 anos se mostrou não só alguém muito inteligente e esperta para a sua idade, como sua personalidade combativa e até mesmo debochada contrasta muito bem com esse Obi-Wan amargurado.

É uma combinação que a gente já viu várias outras vezes, inclusive no mundo de Star Wars. Trata-se da mesma dinâmica entre Din Djarin e o Baby Yoda em The Mandalorian, com a diferença de que temos uma criança que fala (e muito) desta vez. E, assim como aconteceu na primeira série da saga no streaming, a convivência vai aprofundar os laços dessa relação de forma bem intensa.

Até agora, vimos que o primeiro contato entre eles não foi tão amistoso assim, com a menina chegando a desconfiar do velho Jedi ao saber que ele estava sendo procurado pelo Império — e estava certa, já que ela foi sequestrada pelo baixista do Red Hot Chili Peppers por causa dele. Contudo, o segundo episódio já termina com as coisas se amenizando.

Continua após a publicidade

Ao ver que Obi-Wan usou a Força para salvá-la, mesmo que isso denunciasse sua posição aos Inquisidores, Leia percebeu que podia confiar no antigo Jedi. E isso é algo que deve ser aprofundado nos próximos capítulos. Como a série terá apenas seis episódios, a trama toda deve se centrar na odisseia do herói para levar a menina para casa e, enquanto fogem dos Inquisidores, essa relação de confiança é algo que vai ficar ainda mais forte.

Assim, faz todo o sentido a Leia de Uma Nova Esperança pedir ajuda justamente ao velho Kenobi. Até então, a mensagem via R2-D2 soava apenas como um pedido feito a um velho guerreiro amigo da família, mas a série já indica que as coisas são bem mais profundas do que isso. Trata-se de um apelo a alguém a quem ela confia sua vida e sua missão mais importante.

Amolecendo o herói

Continua após a publicidade

E se tem uma coisa que The Mandalorian nos ensinou é que não importa o quão durão é o herói, um parceiro mirim fofinho é o bastante para amolecer um coração de pedra. Se funcionou para um caçador de recompensas cujo ganha-pão era matar pessoas, com certeza vai funcionar para um Jedi.

Até porque, como dito, Obi-Wan tem um senso de dever enorme com a família Skywalker. Além de ter treinado Anakin (Hayden Christensen) e se sentir culpado pelo aconteceu com seu velho amigo, ele aparece na série se pondo como um tutor EAD do pequeno Luke. Assim, essa convivência forçada com Leia deve ser o bastante para tirar essa crosta que o fim da Ordem dos Jedi e o isolamento em Tatooine criaram no personagem.

Um pouco disso já foi mostrado no segundo episódio do seriado, quando Obi-Wan diz que o jeito impulsivo da garota o faz lembrar de alguém. No caso, ele se refere à própria mãe da menina, a princesa Padmé (Natalie Portman), a quem ele jurou proteger as crianças.

Continua após a publicidade

Dessa forma, com tanta coisa envolvida, é realmente mais do que previsível que vejamos o velho Jedi se tornando menos ranzinza ao longo da temporada.

Só que isso também cria algumas questões que a série precisa trabalhar. Isso porque, em Uma Nova Esperança, o Ben Kenobi de Alec Guinness volta a ser um velho rabugento quando é encontrado por Luke. Assim, o seriado do Disney+ precisa apresentar uma razão para forçar mais vez o isolamento do herói — e isso possivelmente vai acontecer por meio de seu embate com Darth Vader.

De qualquer forma, Obi-Wan Kenobi já começou com o pé direito para os fãs de Star Wars. Com apenas dois episódios, a trama deixa bem claro o quanto ela quer usar a nova história para enriquecer aquilo que a gente já conhece da saga. Resta saber se o nível vai se manter alto assim nos próximos episódios.