Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem inventou o cinema?

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Junho de 2022 às 21h30

Link copiado!

Jeremy Yap/ Unsplash
Jeremy Yap/ Unsplash

A origem do cinema é geralmente atribuida aos irmãos Lumière, no entanto, para que ele se tornasse o que conhecemos hoje, foi necessário o talento e o empenho de muitos inventores. Nomes como Thomas Edison, Athanasius Kirchner, Leonardo da Vinci, entre outros, foram fundamentais para a criação da sétima arte.

Para entender essa história, é importante saber que a cronologia da era pré-cinema é vasta e trata da invenção do Teatro de Sombras, da Câmara Escura, da Lanterna Mágica, do Fenacistoscópio, do Praxinoscópio e do Fuzil Fotográfico.

Todos esses inventos antecedem a criação do Cinetoscópio em 1890, por William Dickson, engenheiro chefe do Edison Laboratories (empresa de Thomas Edison). Ele foi um instrumento de projeção interna de filmes de até 15 minutos.

Continua após a publicidade

Com esse aparelho em mãos, Thomas Edison começou a produzir e exibir uma série de filmes curtos, no que seria o primeiro estúdio de cinema do mundo. O instrumento ganhou popularidade e rapidamente começou a ser distribuído pela Europa.

A origem da palavra cinema

Após cinco anos da criação do Cinetoscópio , em 1895, o aparelho foi aprimorado pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, que acabaram criando uma variação mais moderna do tal. Foi assim que surgiu o Cinematógrafo, que dá origem à palavra cinema.

Continua após a publicidade

O aparelho desenvolvido por eles é considerado o ancestral da filmadora. Ele era movido à manivela e utilizava negativos perfurados. Como era leve, para os padrões da época, permitiu filmagens externas.

Os irmãos franceses, que eram filhos de um fotógrafo e proprietário de uma indústria de filmes e papéis fotográficos (vale dizer), fizeram mais de mil curtas-metragens com o aparelho.

Em geral, essas filmagens retratavam a vida cotidiana, e a primeira a ser exibida foi A Saída da Fábrica Lumière em Lyon (La Sortie de l’unsine Lumière à Lyon), que aconteceu no dia 22 de março de 1895 no Grand Café Paris para uma pequena plateia. Essa foi a primeira exibição de fato de uma sessão de cinema.

Continua após a publicidade

Quando o cinema chegou ao Brasil?

Em 8 de julho de 1896 aconteceu a primeira sessão de cinema do Brasil. Realizada na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, o evento foi amplamente divulgado na época e contou com a exibição de filmes curtos que retratavam diferentes imagens de cidades europeias.

Apesar dessa estreia, o cinema se consolidou no Brasil apenas nas primeiras décadas do século XX, quando o fornecimento de energia elétrica ficou mais estável.

Continua após a publicidade

Por que o cinema é considerado a sétima arte?

O cinema passou a ser chamado de sétima arte em 1911, quando o intelectual italiano Ricciotto Canudo publicou o Manifesto das Sete Artes, afirmando que ele seria a síntese de todas as outras.

Continua após a publicidade
“Por ser uma arte do espaço e do tempo, o cinema seria a grande síntese de todas, a sétima arte, pois parte de uma imagem projetada em uma superfície, como a pintura ou a fotografia, mas envolve o movimento, relacionando-se ao ritmo, ao tempo”.

Quais são os clássicos do cinema?

Desde a criação da sétima arte, milhares de filmes já foram exibidos e muitos se tornaram clássicos. O Canaltech separou 3 deles para você.

O Poderoso Chefão (1972)

Continua após a publicidade

Dirigido por Francis Coppola, o longa retrata o submundo da máfia e traz como protagonista o astro Marlon Brando.

A obra fez tanto sucesso que teve continuação. Ao todo são 3 filmes da franquia, que foram indicados a diversas premiações.

Continua após a publicidade

Bonequinha de Luxo (1961)

Quem não conhece Bonequinha de Luxo? Você pode até não ter visto o clássico, mas com certeza já ouviu falar dele. O filme conta a história de uma garota nova-iorquina que decide se casar com um milionário, mas vê seus planos mudarem ao conhecer um jovem escritor bancado pela amante.

O longo é estrelado por Audrey Hepburn e ganhou diversos prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.

Continua após a publicidade

Psicose (1960)

Psicoseé um clássico não apenas do cinema, mas também do gênero de suspense. Dirigido por Alfred Hitchcock, o filme conta a história de uma mulher que, após roubar US$ 40 mil, foge durante uma tempestade e acaba se hospedando em um hotel cuja proprietária e seu filho são bem estranhos.