Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Obi-Wan Kenobi | Detalhes que você não viu no novo trailer e pôster

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Maio de 2022 às 16h10

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm

A Lucasfilm aproveitou o Star Wars Day para trazer o mais novo trailer de Obi-Wan Kenobi, a nova série que chega ao Disney+ no próximo dia 27 de maio e que vai preencher a lacuna deixada entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança. E, mais do que isso, temos mais detalhes da história, da participação dos Inquisidores e, é claro, uma breve aparição de Darth Vader.

E a primeira informação de peso está justamente na descrição do material publicado pelo estúdio. Segundo a Lucasfilm, o seriado vai se passar dez anos após o Duelo em Mustafar, quando Obi-Wan (Ewan McGregor) e Anakin (Hayden Christensen) se enfrentam pela última vez e o rapaz é deixado para morrer em meio à lava — se convertendo de uma vez por todas ao Lado Sombrio. Essa passagem de tempo fica clara quando vemos o pequeno Luke Skywalker já criança brincando na casa de seus tios em Tatooine.

Continua após a publicidade

Por ser um trailer comemorativo, o novo material traz muitos trechos inéditos que dão o tom do que está por vir dentro do mundo de Star Wars, além de indicar algumas novidades bem interessantes. Confira o que rolou.

Os Inquisidores

E o mais importante desse salto, contudo, está nas implicações práticas da ascensão do Império. Como já tinha sido apresentado anteriormente e que é reforçado no novo trailer, a principal ameaça enfrentada por Obi-Wan vai ser a força dos Inquisidores, um grupo de elite imperial criado para caçar os últimos Jedi vivos.

Esses personagens já tinham aparecido em outras obras de Star Wars, mas nunca em um filme ou série em live action. Eles são figuras bem marcantes na animação Rebels e também em alguns dos videogames, como em Jedi: Fallen Order.

Continua após a publicidade

As cenas mostram pelo menos quatro desses novos vilões, com destaque para o Grande Inquisidor — o líder dessa força especial — e também para Reva (Moses Ingram), a inquisidora conhecida como a Terceira Irmã e cujas ações devem ser cruciais para a história da série.

Pelo que o trailer sugere, ela é quem deve mais se engajar na caçada a Obi-Wan e é bem provável que a vejamos questionando suas ordens em algum momento e virar essa briga em favor dos heróis. Contudo, apenas com base no que foi exibido, ela deve ser a principal dor de cabeça com que o Jedi vai ter que lidar ao longo dos seis episódios da temporada.

Novos Jedi

Continua após a publicidade

A entrada dos Inquisidores significa uma coisa: Obi-Wan e os poucos Jedi que sobreviveram à Ordem 66 precisam permanecer escondidos para não serem mortos por esses novos vilões. Tanto que boa parte da trama deve ser com o protagonista tentando permanecer fora dos radares imperiais por mais tempo — algo que a gente já sabe que não vai ser possível.

Primeiro porque temos mais detalhes da ida de Obi-Wan a esse novo planeta bem diferente do ambiente desértico de Tatooine. Não fica claro ainda que lugar é esse e nem porque o Jedi vai deixar seu fim de mundo para ir a um local bastante povoado e monitorado pelo Império.

Uma das possibilidades está relacionada a outros Jedi. Em um breve momento do trailer, é possível ver o personagem de Kumail Nanjiani (Eternos) trajando roupas ligadas à antiga Ordem, indicando que ele vai ser um dos aliados a quem Obi-Wan deve recorrer em algum momento.

Continua após a publicidade

E há a chance de ele não ser o único Jedi a aparecer. Afinal, se a ideia é mostrar como os Inquisidores são implacáveis, a série deve apresentar alguns outros guerreiros que vão dar as caras apenas para morrer. Por outro lado, podemos presumir que alguns devem escapar e ajudar Kenobi a lidar com essa ameaça na reta final da trama.

Relação com a Família Lars

Um ponto muito importante que é levantado no mais recente trailer de Obi-Wan Kenobi é a relação do Jedi exilado com a família Lars, os tios de Luke Skywalker e para quem o protagonista confiou o bebê ao fim de A Vingança dos Siths. Pelo que é explicado aqui, eles não só sabem o que aconteceu entre Obi-Wan e Anakin como ainda fazem questão de jogar isso na cara.

Continua após a publicidade

Um dos momentos mais fortes do trailer é justamente a conversa de Obi-Wan com Owen Lars (Joel Edgerton) em que o Jedi diz que Luke precisa ser treinado quando for a hora certa — ao passo que o seu responsável legal entrega verdades duras demais para serem absorvidas: afinal, vale a pena deixar Luke ser treinado por Obi-Wan da mesma forma que aconteceu com Anakin?

Com apenas um diálogo, o trailer de Obi-Wan Kenobi deixou claro o peso que a culpa vai ocupar dentro do roteiro da série. Isso já tinha sido pontuado por roteiristas, mas agora vemos isso ser mostrado de forma prática e até bastante incômoda, com o herói sentindo o peso daquela verdade jogada em sua cara.

Além do mais, essa fala também contextualiza bem o que o Jedi ficou fazendo naquele fim de mundo de Tatooine por uma década. Não se trata apenas de se esconder ou de achar um novo lar para o pequeno Luke, mas observar e proteger o garoto para que ele seja treinado no futuro.

Continua após a publicidade

Caçadores de recompensa

Em determinado trecho, vemos Reva perdendo a paciência na caçada a Obi-Wan e convocando todo tipo de caçador de recompensas e de criminosos para procurar o Jedi naquele planeta cheio de prédios em néon. E o que isso significa?

Na verdade, nada, mas é o tipo de situação que abre espaço para que tenhamos algumas surpresas a caminho. Tudo bem que O Livro de Boba Fett acabou com toda a importância que o personagem tinha e uma aparição sua em um dos episódios não teria tanto impacto assim pelo que já vimos do futuro, mas outros nomes podem ser bem mais interessantes.

Continua após a publicidade

Seria o caso de Cad Bane, por exemplo, o pistoleiro azul que aparece no fim da última série Star Wars e que já é um nome bastante temido na galáxia na época em que Obi-Wan Kenobi se passa. Assim, por mais que nada tenha sido confirmado, vale ficar de olho.

Darth Vader

Já não é mistério algum que Darth Vader será uma das grandes presenças de Obi-Wan Kenobi — tanto que, desde o anúncio da série, o ator Hayden Christensen já tinha sido confirmado no elenco para viver o icônico vilão agora já totalmente tomado pelo Lado Sombrio.

Continua após a publicidade

E o trailer nos dá uma breve demonstração disso. Ao que dá a entender, Obi-Wan foi capturado e levado até a presença de seu ex-pupilo, que precisa ser montado antes de confrontá-lo. É uma cena rápida em que vemos o braço e algumas outras partes mecânicas sendo acopladas ao corpo para, no fim, a icônica respiração tomar conta de tudo ao mesmo tempo em que Obi-Wan entende o tamanho da encrenca.

Aliás, um adendo: note nessa cena o quanto Obi-Wan parece estar bem mais envelhecido, indicando que devemos ver mesmo um trabalho de maquiagem para tentar aproximar o visual de Ewan McGregor com o de Alec Guinness.

Voltando a Vader, porém, a parte mais interessante do trailer não é a montagem do vilão, mas a sugestão de que o Sith está pessoalmente usando os Inquisidores para capturar Obi-Wan. Isso fica claro quando Reva diz que o Jedi “não vai escapar dele” enquanto vemos os primeiros contornos do vilão.

Continua após a publicidade

E isso também explicaria a devoção da Inquisidora para com a missão. Mais do que estar cumprindo uma ordem do Império, ela estaria obedecendo ao próprio Darth Vader e isso é razão mais do que o suficiente para ela ficar tão focada em encontrar o Jedi escondido. E, levando em conta que a culpa vai ser o centro dessa história, encarar esse reencontro entre mestre e Padawan pode ser o ponto alto da série.