Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o Star Wars Day é celebrado no dia 4 de maio?

Por| 03 de Maio de 2024 às 17h35

Link copiado!

Disney
Disney

O 4 de maio pode parecer apenas mais um dia comum na vida de qualquer pessoa —mas apenas se você não for fã da saga Star Wars. A franquia, criada por George Lucas, chegou ao cinema em 1977, mas já virou desenho animado, boneco de ação, jogo eletrônico e, enfim, quase um culto entre os seus adeptos. E, como não poderia deixar de ser, tem uma data só para ela.

A vivência desse mundo de Guerra nas Estrelas é tão grande que os fãs celebram o dia 4 de maio como uma espécie de feriado não oficial. O dia é marcado por celebrações e se você tem perfis em redes sociais, é bem provável que já tenha visto algum amigo comemorando o Dia de Star Wars.

Continua após a publicidade

E por que 4 de maio?

Uma das citações mais famosas da franquia, que se repete em vários filmes, é “Que a Força esteja com você”. Em inglês, idioma original da obra de George Lucas, a citação fica assim: “May the Force be with you”. Assim, era muito comum que os fãs da série fizessem um trocadilho com esta frase, dizendo “May the Fourth be with you" — traduzindo: Que o 4 de maio esteja com você.

Apesar da tradução para o português tirar o sentido da frase, é claro que os fãs brasileiros de Star Wars não deixariam de celebrar esta data que surgiu entre os adeptos de Chewbacca, Obi-Wan Kenobi, Han Solo, Luke Skywalker, Princesa Leia e Darth Vader. Oficialmente, a primeira celebração do 4 de maio como Star Wars Day aconteceu em 2011, por meio de um encontro organizado por fãs da cidade de Toronto, no Canadá. A moda pegou e, desde então, isso vem se repetindo a cada ano e em diferentes cidades pelo mundo.

O apelo da data se tornou tão grande que a própria Lucasfilms — e, agora, a Disney, atual detentora dos direitos sobre a franquia — possui um hotsite especial em sua página apenas com material relacionado ao Dia de Star Wars. Textos, vídeos e fotos ensinam a celebrar a data, seja com a roupa certa ou com a comida ideal. A Disney também realiza atividades especiais de Star Wars em seus parques desde 2013.

Apostas em lançamentos

Ao mesmo tempo em que o Star Wars Day é o momento em que a comunidade celebra a franquia com encontros, cosplays e até gincanas e eventos especiais, a Disney também aproveitou a data para lançar produtos e até mesmo produções relacionados a essa galáxia muito distante.

Continua após a publicidade

Exemplo disso aconteceu já em 2022, quando a data foi escolhida para ser o lançamento de Obi-Wan Kenobi no catálogo do Disney+. A estratégia fazia muito sentido, pois pegava carona na empolgação dos fãs para entregar uma história que dá continuidade à saga clássico, mostrando um de seus heróis mais queridos e conhecidos em uma aventura que amarrava algumas pontas soltas da saga.

Em 2024, o estúdio vai repetir o plano — desta vez no lado oposto da Força. Chega ao streaming neste dia 4 de maio a animação Star Wars: Histórias do Império, que desenvolve duas histórias relacionadas ao Império e os Sith durante o período da Trilogia Clássica. É uma forma de mostrar um outro lado da franquia ao mesmo tempo em que não deixa a data tão importante passar em branco.

Fora das plataformas digitais, a data se transformou no momento em que as lojas dão aquela limpada no estoquee aproveitam para encher as vitrines de bonequinhos d Jedi, roupões de Chewbacca e pelúcia de Bebê Yoda para todos os lados. E, levando em conta o quanto essa abordagem mais agressiva ajudou a renovar o interesse do público em Star Wars, não dá para dizer que estão errados.

Continua após a publicidade

Alguns produtos em destaque no Star Wars Day 2024 são:

Onde assistir aos filmes

Todo Star Wars Day é o momento ideal para iniciar aquela maratona de filmes da saga e compartilhar novas percepções com amigos que estão espalhados por diversas galáxias. Além de todos os nove filmes da trilogia Prequel, Original e Sequel, o Disney+ ainda tem todas as séries live-action e as animações que expandem esse universo. É conteúdo o suficiente para você embarcar para essa galáxia muito distante.

Continua após a publicidade

Que a Força esteja com você em mais um 4 de maio!