Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mulher-Hulk | Novo episódio faz menção ao Wolverine no MCU

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Agosto de 2022 às 06h15

Link copiado!

Marvel Studios, Marvel Comics
Marvel Studios, Marvel Comics

O segundo episódio de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis pode ter trazido a primeira menção ao Wolverine no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). Só que isso foi feito de maneira muito discreta e não da forma como os fãs do mutante esperavam.

O novo capítulo é inteiramente focado na demissão de Jennifer Walters (Tatiana Maslany) após ter se transformado em Mulher-Hulk durante um julgamento. Assim, por considerarem que sua nova forma chama muito a atenção no tribunal, ela é dispensada de seu trabalho na promotoria pública e, com isso, ela parte em busca de novas oportunidades.

É em meio a essa procura por um novo emprego que vemos a breve e bastante sutil menção ao Wolverine. Em determinado momento, Jen entra em um site com uma lista de “trabalhos para quem quer recomeçar”. Só que o que realmente nos interessa não é a possibilidade de a Gigante de Jade virar mascote de parque temático, mas um detalhe presente nas notícias relacionadas.

Continua após a publicidade

Em uma das manchetes do site visitado pela heroína está um título bastante sugestivo: “Homem luta com garras de metal em briga de bar”. E não precisa ser um grande entendedor do universo Marvel para imaginar de quem a série está falando: o Wolverine já está aprontando dentro do MCU.

E o quão significativo é tudo isso? Difícil dizer, mas as chances de essa ser apenas uma brincadeira da produção para provocar os fãs são bem altas. Trata-se de um detalhe que passa muito rápido e que é muito fácil de nem notar e que serve muito mais para enriquecer o universo do que realmente antecipar alguma coisa. Até porque, se fosse para dar destaque a esse fato, algum personagem poderia comentar esse fato e não apenas colocar um texto de pouco destaque na tela.

Continua após a publicidade

Só que, ao mesmo tempo, isso também não pode ser visto como algo sem relevância. Afinal, estamos falando do Wolverine, um dos personagens mais conhecidos e queridos não só da Marvel, mas dos quadrinhos como um todo. E a gente sabe que todas as atenções estão voltadas para os mutantes depois do final de Ms. Marvel, então é natural que esse aceno alimente as expectativas dos fãs.

Precedente asgardiano

Além disso, há o fato de que esse tipo de brincadeira não é inédita no MCU. O estúdio já usou textos de pouco destaque em algumas cenas para antecipar acontecimentos e fatos que só foram explorados em outros filmes. É o caso de Thor: Amor e Trovão, em que a existência de Nova Asgard foi revelada no MCU muito tempo antes do longa chegar aos cinemas.

Continua após a publicidade

Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, em uma rápida cena que mostra um jornal repercutindo a divulgação da identidade de Peter Parker, é possível ler uma chamada secundária na tela sobre uma crise política em Nova Asgard. O ponto é que a cidade dos deuses nórdicos só foi apresentada de verdade meses mais tarde no novo longa do Deus do Trovão.

Assim, a menção ao Wolverine em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis pode ser apenas uma piadinha, mas também o indicativo de que algo muito maior e que os fãs se questionam há algum tempo: os X-Men já existem dentro do MCU e estão se movimentando, ainda que não da forma que a gente esperava ver.

Ao indicar que Logan está arranjando briga em um bar e expondo suas garras de adamantium, a série pode ter descartado as teorias de que os X-Men viriam de outro canto do multiverso ou que estavam presos em outra dimensão, como vinha se especulando. O que temos é algo bem mais simples, ou seja, que os mutantes já estão por aí, incluindo os heróis clássicos que vão formar a equipe que todos querem ver nos cinemas.

Continua após a publicidade

Aliás, a menção ao bar é também uma sutil homenagem ao filme de 2000. X-Men: O Filme começa com Wolverine (Hugh Jackman) brigando em um bar e sendo expulso após quase matar um homem com suas garras — em uma excelente cena de apresentação. Assim, de certa forma, o MCU referendou aquele momento que vimos há mais de 20 anos e sugeriu que algo parecido pode se repetir. Um clássico é um clássico, no fim das contas.

Outras menções

Só que a citação ao Wolverine não é a única menção que Mulher-Hulk: Defensora de Heróis faz. Entre os easter eggs presentes nesta cena, há também uma referência a Eternos com uma notícia questionando “o que é aquela estátua gigante saindo do oceano”. No caso, trata-se do Celestial que iria destruir o planeta e que foi impedido de nascer pelos heróis imortais.

Continua após a publicidade

Na época que o longa chegou aos cinemas, chegou-se a imaginar como o MCU iria tratar o surgimento de algo tão colossal em águas internacionais, com a possibilidade de isso ser uma das motivações para o surgimento de Namor em Pantera Negra: Wakanda para Sempre. Só que, até agora, essa é a primeira menção ao ocorrido.

Além disso, o site visitado por Jen traz uma terceira notícia que não é possível ler por completo. Ela se refere a um cientista descobrindo um novo elemento dentro de alguma coisa, mas a frase nunca aparece por inteiro na tela. Seria alguma menção a Reed Richards ou apenas algo sem um grande sentido por trás? Façam suas apostas.

O segundo episódio de Mulher-Hulk: Defensora de Heróisjá está disponível no Disney+.