Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ratched | O que você precisa saber antes de maratonar a série

Por| 17 de Setembro de 2020 às 13h19

Link copiado!

Divulgação/Netflix
Divulgação/Netflix
Tudo sobre Netflix

Explorar clássicos do cinema para criar novas obras é sempre uma boa opção para o mundo do entretenimento. Além de trazer de volta grandes títulos que marcaram história, eles são apresentados para uma nova geração ou para quem ainda não teve a oportunidade de conferir. Isso pode ser visto em Bates Motel, por exemplo, que também é um prequel de Psicose, de Alfred Hitchcock, e logo mais na próxima série original da Netflix que estreia nesta sexta-feira (18).

Ratched, criada por Ryan Murphy e Evan Romansky, é uma série que se passa antes dos acontecimentos do filme Um Estranho no Ninho, de 1975, dirigido por Miloš Forman. No entanto, a premissa foca na história da enfermeira sádica Mildred Ratched, que na trama atual parece ser muito mais perversa.

Antes de começar a maratonar a série, confira o guia que o Canaltech preparou com tudo o que você precisa saber sobre Ratched:

Continua após a publicidade

Baseado na literatura

A história do filme Um Estranho no Ninho e da série Ratched é baseada no romance de Ken Kesey, publicado em 1962, 13 anos antes do longa. O protagonismo do filme ficou com Jack Nicholson, que interpretou o personagem Randle Patrick McMurphy, um homem que para escapar da punição policial escolhe se passar por louco e acaba sendo internado em um hospital psiquiátrico.

Ratched tem um grande destaque no filme, sendo a enfermeira-líder, e a sua forma de trabalhar e lidar com os pacientes é conflitante com as vontades de McMurphy, o que faz com que eles entrem em conflito constante. Na série, Mildred Ratched será explorada ainda mais para mostrar o seu trabalho com a psiquiatria de forma perturbadora, como você pode ver no trailer abaixo:

Continua após a publicidade
"Eu sinto que a enfermeira Ratched é como uma abreviação de barbárie. Ela se tornou quase como uma frase de efeito para qualquer abuso institucional de poder. O que foi mais interessante de tentar criar um personagem emocional de uma reputação que é muito fria foi descobrir cada detalhe sobre a sua infância, suas relações, sua sexualidade. Porque quando as pessoas pensam em Ratched, elas pensam como algo fechado, cruel e indiferente", diz Murphy sobre a personagem principal.

Estética de Ryan Murphy

Continua após a publicidade

A série promete ser visualmente agradável, uma vez que conta com todo o talento de Ryan Murphy, que deixa a sua assinatura em cada obra que participa. Essa estética característica pode ser vista em American Horror Story, Pose, The Politician, Hollywood e Scream Queens, por exemplo. Como Ratched vai se passar na década de 1940, os figurinos e cenários também são bem chamativos, com vestimentas e objetos de cores fortes trazendo toda a peculiaridade daquela época bem distante do digital.

Ryan Murphy já revelou que está planejando quatro temporadas de Ratched, com a última fazendo conexão ao filme, trazendo McMurphy para a vida da enfermeira e dando início a todos os conflitos vistos no filme. Essa conexão com o material de 1975 também é feito com a participação de Michael Douglas, que entrou na série como produtor executivo por também ter sido o produtor de O Estranho no Ninho.

Continua após a publicidade

Elenco e produção

Ratched estreia com um grande elenco, além de Sarah Paulson, claro, uma das preferidas de Murphy, que carrega em seu currículo filmes como 12 Anos de Escravidão, Birdbox, Oito Mulheres e Um Segredo, Carol, O Pintassilgo, além de séries como American Horror Story, Jack and Jill, American Crime Story, Desperate Housewives, entre outros. Também estarão na série Sharon Stone, há anos renomada em Hollywood, como a personagem Lenore Osgood, Cynthia Nixon, mais conhecida por Sex and The City, como Gwendolyn Briggs, e Brandon Flynn, de 13 Reasons Why, como Henry Osgood.

Fazem parte de Ratched também Amanda Plummer como Louise, Finn Wittrock como Edmund Tolleson, Judy Davis como a enfermeira Betsy Bucket, Alice Englert como Dolly, Corey Stoll como Charles Wainwright, entre muitos outros.

Junto a Ryan Murphy está Evan Romansky, criador do roteiro que com apenas 30 anos está dando os primeiros passos para uma carreira promissora. A direção tem a participação de Murphy nos dois primeiros episódios da primeira temporada, passando o bastão depois para Nelson Cragg, que trabalhou com o criador da série em Pose e American Horror Story. Entre os diretores estão também Michael Uppendahl, Jennifer Lynch, Daniel Minahan e Jessica Yu.

Continua após a publicidade

Sinopse

"Em 1947, Mildred desembarca no Norte da Califórnia para conseguir um emprego em um hospital psiquiátrico referência onde novos e inquietantes experimentos começaram a ser feitos na mente humana. Em uma missão clandestina, Mildred se apresenta com a imagem de como uma enfermeira dedicada deve ser, mas as rodas estão sempre girando enquanto ela começa a se infiltrar no sistema de saúde mental e todos que estão nele. O exterior de Mildred esconde uma escuridão que não para de crescer, que há muito tempo queimava por dentro, revelando que verdadeiros monstros são criados, não nascidos assim".
Continua após a publicidade

Ratched estreia na Netflix nesta sexta-feira (18) em oito episódios de cerca de 40 a 60 minutos, e a segunda temporada já está confirmada.