Publicidade

Crítica | Shaun o Carneiro: A Fazenda Contra-Ataca mescla stop motion com sci-fi

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

A animação em stop-motion pode ser uma joia rara no cinema quando trabalhada nas mãos certas. Famosa pela trabalhosa produção (e que também requer muita paciência), esse formato de filme é a linha tênue entre o real e o imaginário, uma vez que é capaz de transmitir histórias fictícias que viajam pela fantasia e a aventura ao mesmo tempo em que utiliza de elementos reais para sua realização, como massa de modelar, madeira ou papel.

Essa técnica já foi utilizada em diversos projetos como uma forma de retratar o que câmeras e lentes físicas não conseguem alcançar, como no curta documental Carne, de Camila Kater, em que a cineasta utilizou stop-motion para retratar o interior feminino em duas diferentes fases da vida de uma mulher. Na ficção, os estúdios mais famosos que utilizam o método são Laika (de Coraline, Os Boxtrolls e Paranorman) e Aardman Animation, este último que consolidou seu nome no meio com Wallace e Gromit e A Fuga das Galinhas; e desde 2007 investe no que se tornou o carro-chefe de seu portfólio: Shaun o Carneiro.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Outros indicados ao Oscar de Melhor Animação:

Shaun o Carneiro não se estende muito em explorar histórias paralelas, embora abra espaço para seus coadjuvantes brilharem pontualmente até contribuírem em algum momento na narrativa principal. Bitzer, o cão pastor da fazenda, se mantém como um personagem responsável, sempre cortando a diversão de Shaun enquanto o Fazendeiro segue totalmente alienado da inteligência de seu rebanho. No entanto, a história ainda introduz novos rostos à trama além de Lu-La para ocupar o papel de antagonistas: a Agente Red, líder do Ministério de Detecção de Alienígenas (M.D.A), e seu assistente robô estão determinados a perseguir o pequeno ET e provar para a humanidade a existência de vida fora da Terra.

O filme se mantém um prato cheio de referências para clássicos do cinema de ficção científica, mas ainda abordando uma narrativa democrática capaz de atingir não somente o público infantil, mas também a família inteira, independente das faixas etárias. Em cenas que acenam para MIB - Homens de Preto, 2001 - Uma Odisseia no Espaço e até as séries Stranger Things e The X-Files, o longa se molda numa história divertida que pode não inventar a roda, mas que tira total proveito de cada uma de suas características, cenas e personagens, capaz de fazer o público esquecer da ausência de diálogos.

Quanto ao stop-motion, Shaun o Carneiro é capaz de manter o espectador entretido com a história contada na tela, mas dando um respiro para que todo o trabalho manual que o envolve seja percebido e apreciado. A caracterização dos personagens, bem como dos cenários e demais elementos em cena, como uma enorme nave espacial com todo o seu jogo de luzes e os momentos em que objetos são levantados com os poderes espaciais de Lu-La fazem o cuidado e a dedicação na produção do longa nítida para o público, embora ainda beba da água da estética cartunista e fantasiosa.

O cuidado técnico mesclado ao astuto roteiro torna Shaun o Carneiro merecedor de sua indicação à 93ª edição do Oscar, além de chamar a atenção do quão bem-desenvolvido ficou um longa-metragem de uma franquia cujo estúdio estava acostumado em limitar suas histórias a episódios de apenas sete minutos de duração. O longa não se envergonha de suas referências, e sim as celebra, transcendendo os elementos de ficção científica ao humor, que é respingado na história por meio de expressões faciais, exclamações, cortes de câmera ou pela mais simples pureza dos personagens em tela.

Talvez não seja o suficiente para levar a estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para casa (justamente por competir com filmes tão bons quanto, como Soul e Wolfwalkers). Porém, Shaun o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca possui, confia e sabe utilizar de próprio seu charme, e isso basta.

Continua após a publicidade

Shaun o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca pode ser assistido no catálogo da Netflix.