Loki | Quem é Alioth e o que o monstro-fumaça revela sobre o futuro do MCU?
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |

O episódio 5 de Loki não trouxe as revelações que a gente esperava, mas introduziu mais alguns conceitos para a já complicada ideia de linhas temporais e realidades alternativas que a série vem construindo. É nesse contexto que conhecemos O Vazio, o mundo no fim do tempo em que a Autoridade de Variância Temporal (TVA, na sigla em inglês) descarta todos aqueles que são podados. E é lá que descobrimos que o verdadeiro responsável por apagar tudo e todos é Alioth.
- Crítica Loki │ Episódio 5 e a hora de cancelar o apocalipse
- Loki │ 13 easter eggs do Episódio 5 que você deixou passar
- Loki │ Quem são os Guardiões do Tempo e o que eles indicam sobre o futuro do MCU
No seriado, ele é representado como uma espécie de grande tempestade, como se fosse uma criatura em forma de nuvens que avança sobre os recém-chegados ao Vazio para se alimentar de sua matéria e de sua aura temporal. Mais do que isso, descobrimos que ele impede que as variantes que foram podadas escapem de lá, além de ser o guardião que aparentemente protege o grande responsável pela TVA — seja lá quem for.
O curioso é que ninguém esperava que esse ser fosse aparecer na série, mesmo o personagem tendo sido retirado diretamente das páginas dos quadrinhos. Isso porque, embora ele seja uma criação das HQs, ele é desconhecido até mesmo por boa parte dos leitores — ainda que sua origem esteja, de certa forma, ligada a um dos vilões que todos esperam ver no episódio derradeiro de Loki.
Assim, se você assistiu ao episódio 5 da série e ficou se perguntando de onde tiraram esse monte de fumaça devoradora de vidas, fique tranquilo! O Canaltech te explica.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
A fumaça temporal
Assim como vimos na série, o Alioth dos gibis também é uma enorme fumaça cuja existência está atrelada a viagens no tempo — não por acaso, ele é conhecido como o O Ser Supremo do Tempo. Sua primeira aparição foi na revista Avengers: The Terminatrix Objetive, publicada originalmente em 1993.
Nessa minissérie, o vilão Kang, o Conquistador está em animação suspensa e Ravonna Renslayer assume o comando da cidade-temporal de Chronopolis. E é ao tentar expandir seus domínios que ela descobre sobre a existência de Alioth e como a criatura sem forma sempre foi um rival para o inimigo dos Vingadores.
É aí que é explicado que Alioth foi o primeiro ser a quebrar as barreiras do tempo e, por isso, seus domínios temporais são muito maiores que os de Kang. É um tanto quanto confuso, mas é por causa de Alioth que o vilão viajante-temporal nunca estendeu seu império temporal para antes de 2.000 a.C, por exemplo. No caso de Alioth, sua influência vai desde os primórdios da vida.
- Linhas temporais? Realidades paralelas? Entenda o Multiverso Marvel
- Loki | Será que Kang aparecerá na série? Atriz responde
Isso tudo faz com que ele seja um personagem muito poderoso — e, por essa razão, pouco usado nos quadrinhos. Nas poucas histórias em que ele apareceu, foi mostrado que suas habilidades e comportamento são bem parecidos com aqueles que vimos em Loki: devorar matéria e energia de tudo aquilo que toca, com a diferença de que ele ainda consegue criar distúrbios temporais e avançar por entre dimensões.
É por ser tão perigoso assim que Kang criou barreiras em Chronopolis para impedir que Alioth invada seus domínios e, na minissérie, Ravonna acaba derrubando essas restrições e permitindo que o monstro-tempestade invada a cidade. É nesse contexto que o Conquistador é revivido e, com a ajuda dos Vingadores, consegue superar Alioth — e, em seguida, passa a usar a criatura para atacar outros impérios temporais.
E o que isso representa para o MCU?
Pelo que o episódio 5 de Loki mostrou, dificilmente o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) vai seguir por esse caminho de reinos temporais e fazer de Alioth essa grande ameaça. Até porque, como foi apresentado, a versão da série do personagem é bem mais bestial, quase como se fosse um monstro mesmo.
Ao mesmo tempo, o seriado estabeleceu que ele atua tanto como um guarda que impede que variantes enviadas para o Vazio escapem quanto como um guardião do verdadeiro criador da TVA. É por isso que, quando Loki e Sylvie conseguem encantar o ser-tempestade, eles ganham acesso para um lugar que a gente ainda não sabe bem qual é.
E enquanto essa questão ainda segue em aberto, a presença de Alioth na série é mais um dos vários indicativos de que devemos ver mesmo Kang — ou uma de suas variantes — aparecendo no episódio final de Loki. Por mais que o monstro não seja tão ameaçador quanto nos quadrinhos, sua relação com o vilão temporal é direta e o Marvel Studios não costuma apresentar personagens assim tão desconhecidos sem ter alguma relação com outros mais famosos.