Publicidade

Loki | 13 easter eggs do Episódio 5 que você deixou passar

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Julho de 2021 às 15h35

Link copiado!

Divulgação/Marvel
Divulgação/Marvel
Tudo sobre Marvel

Depois de surpreender todo mundo com as variantes do Deus da Mentira, a série Loki trouxe um novo episódio que é um presente para os fãs dos quadrinhos e do próprio Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês). A introdução d'O Vazio, o mundo no fim do tempo em que todas as realidades e variantes podadas são enviadas para desaparecer, esconde vários easter eggs e referências a personagens e elementos das HQs e filmes da Marvel, além de algumas lendas urbanas.

Por isso, mesmo sendo um episódio que encaminha toda a história para o seu fim, Jornada ao Mistério dedica um bom tempo a mostrar essas brincadeiras e se aproveita muito desse histórico que o universo de super-heróis tem para criar esse grande lixão temporal. E, para isso, traz inclusive algumas brincadeiras um tanto quanto obscuras dos gibis.

Continua após a publicidade

Assim, para ajudá-lo a encontrar todos os segredos d'O Vazio que a Marvel preparou para o episódio desta semana de Loki, o Canaltech listou os principais easter eggs que você deixou escapar.

Não custa reforçar: este texto contém spoilers do episódio 5 de Loki.

13. Jornada ao Mistério

Continua após a publicidade

O primeiro easter egg do episódio está já em seu nome. Jornada ao Mistério é uma referência direta à revista que apresentou o vilão Loki no universo da Marvel. O personagem apareceu na forma como a gente conhece, com os chifres e com sua relação com o herói Thor, em Journey into Mistery #85, publicada em 1965.

Curiosamente, o vilão já tinha aparecido nas páginas dos quadrinhos antes disso, mas em outra forma. A primeira aparição do Deus da Mentira nas HQs acontece na revista Venus #6, quando a Marvel Comics ainda se chamava Timely Comics. Só que, naquela época, o seu visual era completamente diferente, com os cabelos ruivos e roupas rosas. O design clássico, com os chifres e o manto verde e amarelo, só veio em Journey into Mistery.

12. Torre Qeng

Continua após a publicidade

Na cena pós-crédito do episódio 4, quando fomos apresentados às variantes do Loki, vimos ao fundo a Torre Stark toda destruída. Contudo, o capítulo desta semana dá mais detalhe sobre o prédio e revela que não se trata de um prédio pertencente ao Homem de Ferro — ao menos não mais. Logo nos segundos iniciais do episódio, é possível ver o letreiro Qeng.

Nos quadrinhos da Marvel, as Empresas Qeng realmente compraram a Torre dos Vingadores das Indústrias Stark e chegaram a invocar uma entidade espacial para enfrentar os Vingadores. E o que o episódio sugere é que, pelo menos nessa realidade, algo parecido com isso aconteceu no MCU.

E a pronúncia ser semelhante ao do nome de Kang, o Conquistador não é por acaso. Isso porque o presidente das Empresas Qeng é ninguém menos do que Mister Gryphon, uma das versões alternativas do vilão temporal.

Continua após a publicidade

11. O helicóptero do Thanos

Essa é uma das piadas mais infames que o Marvel Studios colocou neste episódio de Loki: trata-se nada menos do que o helicóptero do vilão Thanos. O veículo apareceu em uma história mais infantil do Homem-Aranha dos anos 1970 quando o Titã Louco realmente decidiu usar um helicóptero para fugir com o Cubo Cósmico. Ainda assim, o episódio se tornou tão marcante por causa de sua bizarrice que volta e meia é relembrado e agora foi eternizado no MCU. E vamos combinar: seria muito mais divertido ver o vilão chegando assim na Terra em Vingadores: Guerra Infinita do que por um raio vindo do céu.

Continua após a publicidade

10. Sapo Thor

Outra aparição muito rápida neste episódio é a do Sapo Thor, a versão anfíbia do Deus do Trovão. O personagem realmente existe nos quadrinhos, aparecendo pela primeira vez na revista Thor #364 — e, por isso, o jarro em que ele aparece preso tem a etiqueta T364 — após um truque de Loki transformar seu irmão no animal. Só que ele não esperava que, ao encostar no Mjölnir, os poderes de Thor seriam transferidos para o bichinho verde.

E mesmo tendo voltado à sua forma asgardiana pouco tempo depois, o Sapo Thor volta e meia aparece em algum história e até chegou a participar de um grupo de Vingadores composto apenas por animais: o Pet Avengers (é sério).

Continua após a publicidade

9. Roxxiwine

Essa é a segunda vez que vemos uma referência às empresas Roxxon em Loki. Antes, elas já tinham aparecido no segundo episódio, quando os personagens vão a um dos mundos à beira do apocalipse e encontram a Roxxmart, sua rede de mercados.

E por que isso é importante? Na verdade, não é, mas a Roxxon é uma megacorporação bastante conhecida nos quadrinhos e que volta e meia aparece em alguma história envolvida em atividades ilícitas, incluindo ajudando criminosos. Uma de suas aparições mais recentes nas HQs foi no arco em que Jane Foster assumiu a identidade de Deusa do Trovão.

Continua após a publicidade

No MCU, ela já foi citada em Agent Carter e em Agents of SHIELD. Além disso, ela também tinha uma participação importante nas séries Demolidor, Jessica Jones e Manto e Adaga antes de serem todas ignoradas pela Marvel.

8. Polybius

Continua após a publicidade

Este easter egg é divertido porque não está relacionado aos quadrinhos, mas a uma lenda urbana dos Estados Unidos. No início dos anos 2000, começou a circular uma história de que o governo do país teria realizado experimentos psicológicos em crianças e adolescentes durante a década de 1980 a partir de um fliperama chamado Polybius, que deixaria as pessoas viciadas. E agora a gente descobriu por que ninguém nunca viu uma máquina dessas: a TVA mandou para O Vazio.

7. Loki Candidato

A aparição do Loki candidato na série ficou bem abaixo do que os trailers prometiam, mas não deixa de ser um easter egg interessante de acompanhar. A variante que aparece com o botton pedindo votos veio de uma história relativamente recente nas HQs, publicada em 2016, em que o Deus da Mentira concorria ao cargo de presidente dos Estados Unidos. A revista em si não teve muitos desdobramentos além do absurdo da situação — bem parecido com o pouco desenvolvimento que vimos no episódio.

Continua após a publicidade

6. Oswald and the Martians

Este é um easter egg que realmente deve passar despercebido por muita gente. Quando Mobius aparece para salvar Sylvie de Alioth, ele passa ao lado da placa de um cinema que exibe o letreiro de Oswald and the Martians (Oswald e os Marcianos, em inglês), um filme que faz referência a uma das primeiras criações de Walt Disney: o coelho Oswald.

O personagem foi criado em 1927 — portanto antes do Mickey — e virou alvo de uma disputa com a Universal. Depois de muita briga na Justiça, Disney abriu mão dos direitos de sua obra e criou um novo mascote. E, em 1930, Oswald protagonizou uma animação chamada Mars (Marte), em que ele vai para o planeta vermelho e encontra várias criaturas por lá.

Continua após a publicidade

5. USS Eldridge

O encouraçado que aparece n'O Vazio e é devorado por Alioth faz parte de uma história real envolta em muito mistério até hoje. O USS Eldridge é um navio que foi usado na Segunda Guerra Mundial, mas que volta e meia aparece em lendas urbanas e teorias da conspiração, que dizem que ele foi usado durante o Experimento Filadélfia, uma iniciativa secreta do governo dos EUA no qual a Marinha conseguiu teleportar o barco para outra dimensão e que toda tripulação foi morta por aliens. E agora a gente sabe que não foi nada disso, mas uma fumaça cósmica que existe no fim do tempo.

4. Jaqueta Amarela

Por alguma razão, a Marvel decidiu fazer referência a um dos vilões mais irrelevantes dos filmes. Pouco antes da despedida de Mobius e do grupo de Lokis se dispersar, temos uma panorâmica d'O Vazio que traz nada menos do que a cabeça gigante do Jaqueta Amarela, o vilão do primeiro filme do Homem-Formiga.

No filme, ele foi derrotado por Scott Lang quando teve os circuitos de seu uniforme destruídos, o que fez com que ele perdesse o controle sobre as partículos Pym e encolhesse a níveis subatômicos — e o próprio longa explica que, quando isso acontece, todos os conceitos de tempo e espaço se tornam irrelevantes. Será que a Marvel está sugerindo alguma ligação com Homem-Formiga ou, talvez, com o seu terceiro filme que coincidentemente vai trazer o vilão temporal Kang? Será?

3. A nave de Ronan

Um pouco mais adiante, quando os personagens estão prestes a se despedir, vemos ao fundo uma nave que já é conhecida do MCU. Trata-se da Dark Aster, a nave pilotada pelo vilão Ronan, O Acusador no primeiro Guardiões da Galáxia. Ao que parece, O Vazio é mesmo um enorme depósito de lixo da Marvel.

2. O aeroporta-aviões da Shield

Prova de que tudo que é destruído no MCU vai parar nesse fim de mundo é que temos também o aeroporta-aviões da SHIELD aparecendo ao fundo em uma das cenas. O veículo apareceu em vários filmes e foi destruído algumas vezes ao longo dos anos. E uma dessas versões foi podada pela TVA e descartada aqui.

1. O Tribunal Vivo

Se você assistiu ao episódio e ficou se perguntando o que eram aquelas cabeças gigantes espalhadas pel'O Vazio, saiba que pelo menos uma delas tem explicação nos quadrinhos. Trata-se do Tribunal Vivo, uma das entidades cósmicas da Marvel que existe para equilibrar e proteger o multiverso de qualquer ameaça — tanto que muita gente apostava que ele seria o grande responsável pela TVA ao invés de Kang.