HBO Max supera rivais e ganha prêmio de melhor streaming do Brasil
Por Diandra Guedes • Editado por Jones Oliveira |

Celebrado em março, a 6ª edição do Prêmio Canaltech consagrou as melhores marcas e serviços de 2022. Ao todo, foram 36 categorias diferentes entre Produtos, Marcas mais desejadas, Serviços e Games, e até Streamer do Ano. Com mais de 148 mil votantes contabilizados e mais de 4 milhões de votos computados, os vencedores foram apresentados em uma premiação que aconteceu em São Paulo, no dia 9. Na categoria Melhor Plataforma de Filmes e Séries Online, o troféu foi para a HBO Max, streaming que chegou ao Brasil em 2021 e caiu no gosto popular.
- HBO Max | Tudo que está no catálogo do serviço no Brasil
- HBO Max | 10 filmes e séries exclusivos para toda a família
Vale lembrar que o vencedor é escolhido pela maior nota média, e não pela quantidade de votos. Sendo assim, cravando uma nota média 4,57, a HBO Max desbancou concorrentes como Prime Video (4,47) e até a gigante Netflix (4,37).
Já a Apple TV, (0.900%), Crunchyroll (4.557%), Discovery+ (0.737%), Star+ (3.068%), PlutoTV (1.535%), Globoplay (1.481%), e Paramount+ (0.663%) foram desclassificadas por não atingirem cinco pontos percentuais na categoria. O mesmo aconteceu com o Disney+ (4.976%), o que é uma surpresa, uma vez que o streaming venceu a categoria duas vezes consecutivas (em 2020 e 2021).
Afinal, o que explica o sucesso da HBO Max no Brasil?
Lançada no Brasil como um dos streamings mais baratos da atualidade—na época, a assinatura promocional custava apenas R$13,95— a HBO Max logo caiu no gosto popular. Com um catálogo recheado de filmes e séries nacionais e internacionais, a plataforma ganhou mais prestígio ao exibir as duas temporadas de The White Lotus, série que venceu o Globo de Ouro 2023, e 10 categorias do Emmy Awards de 2022.
Além dela, outras produções ajudaram a consolidar a vitória do streaming, como A Casa do Dragão, série prequência de Game of Thrones, que estreou em agosto de 2022. A produção conquistou os fãs de GoT e também a crítica, alcançando 93% de aprovação dos especialistas no Rotten Tomatoes.
The Last Of Us, série baseada no jogo de videogame homônimo, também pode ser uma das razões da HBO Max ter se tornado a queridinha dos brasileiros. Lançada no dia 15 de janeiro de 2023, sempre com episódios semanais lançados aos domingos, ela foi a responsável por garantir boa audiência para o streaming
Mudanças na HBO Max podem garantir a hegemonia do streaming
Apesar de ter sido a vencedora do Prêmio Canaltech, a HBO Max vem desagradando algumas pessoas, em especial David Zaslav, o CEO da Warner Bros Discovery que em 2022 anunciou mudanças para o streaming.
De acordo com ele, em 2021 foram investidos quase US$ 7 bilhões (aproximadamente R$ 37 bilhões) em conteúdo para a HBO Max, mas o retorno foi de apenas US$ 3 bilhões (cerca de 16 bilhões). Pensando nisso, a empresa vem promovendo algumas mudanças, como focar mais em conteúdos originais e que o público realmente goste.
Ainda não se sabe se essas mudanças irão repercutir no preço da assinatura, mas em 2023 o streaming anunciou um reajuste na mensalidade, passando de R$27,50 para R$34,90. Quem pagava o preço promocional de R$13,95 passou a pagar R$17,45.
Ainda assim, a HBO Max continua queridinha do público e se continuar investindo em bons conteúdos tem chances de ganhar novamente na categoria.
Para conferir todos os vencedores da 6ª edição do Prêmio Canaltech, é só acessar o site da premiação. Lá você encontra as principais informações sobre as categorias, vê estatísticas e muito mais. Para ver como foi o evento da premiação, assista ao vídeo a seguir.