Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica | O Caso Evandro enriquece história de podcast levando ao audiovisual

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Maio de 2021 às 21h00

Link copiado!

Globoplay
Globoplay

Já tem um bom tempo em que se fala sobre true crime, ou crime real na tradução literal, aqui no Brasil. Entre documentários e podcasts, a temática gerou um grande grupo de fãs que têm a sua curiosidade atiçada por essas produções, que explicam o ocorrido minuciosamente, estejam eles resolvidos ou não. E em meio aos lançamentos estrangeiros, uma nova série documental vem se destacando nos últimos dias: O Caso Evandro.

A produção original do Globoplay é derivada de um podcast chamado Projeto Humanos, que em uma das temporadas resolveu abordar um caso bizarro que aconteceu na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná. O podcast, que já possui 33 episódios e mais de 48 horas de material, conta a história de Evandro, uma criança que desapareceu e, poucos dias depois, foi encontrada já sem vida e com marcas de violência extrema, abordando questões relacionadas à intolerância religiosa e disputas políticas.

Continua após a publicidade

Atenção: esta crítica contém spoilers da série documental O Caso Evandro!

Um dos grandes desafios da produção da série documental foi transformar um material de áudio em audiovisual, uma vez que o podcast conta com informações extremamente detalhadas. Isso, no entanto, se devia justamente ao fato de não ter imagens, sendo preciso criar essas figuras na mente de quem estava ouvindo. Sendo assim, o lançamento traz dois tipos de experiência.

A primeira é de quem já acompanhava o podcast, que finalmente pode conferir os rostos das pessoas citadas, imagens da cidade, do apresentador e criador do projeto, Ivan Mizanzuk, entre outros detalhes. A segunda se torna ainda mais rica, pois quem não conhecia a história, tampouco o podcast, se surpreendeu com o caso ainda nos dois primeiros episódios já trouxeram informações de vários outros da versão em áudio.

Continua após a publicidade

Assim como no podcast, a história é narrada com as palavras de Ivan Mizanzuk, que ao longo dos últimos anos tem dedicado parte de seus esforços profissionais em investigar o caso, trazendo ao público informações nunca antes divulgadas, inclusive em relação às pessoas acusadas. A forma em que o apresentador consegue conduzir os fatos, sentado em seu escritório, traz uma sensação de proximidade com a história, como se ela tivesse sendo contada em uma conversa com um amigo.

A investigação feita pelo criador da produção, inclusive, consegue se destacar em meio a outros títulos, já que Mizanzuk fez de forma independente um trabalho gigantesco que é imaginável como possível apenas por trás de um grande periódico ou uma grande emissora. Ouvintes do podcast podem garantir que a riqueza de detalhes levados ao público são exemplos não só de um grande esforço, como de um compromisso com a justiça, que ainda não foi feita neste caso.

Continua após a publicidade

O Caso Evandro também traz questões importantes para serem debatidas, que nos dois primeiros episódios já são apresentadas: a intolerância religiosa e o desaparecimento de outras crianças. A série documental nos mostra como religiões como o candomblé e a umbanda eram tratados na década de 1990, com muito mais preconceito dos dias de hoje. Termos como "magia negra" foram usados no caso apenas para chocar ainda mais a população desinformada e com suas crenças já estabelecidas.

A forma em que o corpo de Evandro foi encontrado já era chocante por si só, então bastou uma conclusão do que poderia ter acontecido para que a população da cidade já acreditasse que era hora de fazer justiça. Em meio às disputas políticas que levaram às conclusões e ao destino dos envolvidos, o documentário, em seus primeiros episódios, sugere que o principal possa ter sido deixado de lado pelas autoridades: investigar a relação entre os sumiços das crianças e trazer justiça a todos os pais. Porém, graças aO Caso Evandro isso não vai ser esquecido tão cedo.

O Caso Evandro está disponível no Globoplay.