Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

8 filmes para quem curtiu a série Dark

Por| 08 de Julho de 2020 às 12h39

Link copiado!

8 filmes para quem curtiu a série Dark
8 filmes para quem curtiu a série Dark

Você terminou Dark e está órfão de coisas para assistir e “quebrar a cabeça” que a gente sabe. Pensando nisso, o Canaltech criou uma lista com filmes um tanto quanto cabreiros e que de certa forma lembram o programa de Baran bo Odar e Jantje Friese.

Na lista abaixo estão diferentes obras que tratam de viagem no tempo e realidades paralelas, sejam elas causadas por delírios ou por fendas no espaço-tempo.

8. Amnésia

Continua após a publicidade

Um clássico de Christopher Nolan (Batman Begins e A Origem), Amnésia não tem viagens no tempo nem realidades paralelas, mas oferece uma estrutura narrativa em que passado e presente se confundem. Esse nada pequeno detalhe faz toda a diferença porque deixa o espectador ciente de parte do fim da história antes de saber como tudo aconteceu.

E é assim, com as lacunas sendo preenchidas aos poucos, que acompanhamos a vida de Leonard Shelby (Guy Pearce, de Homem de Ferro 3), um homem que sofre com perda de memória desde a morte de sua namorada. Ele usa o próprio corpo como bloco de notas para não esquecer de coisas importantes na jornada rumo à descoberta sobre o que aconteceu com ele mesmo e com sua amada.

O mais legal aqui é que a perspectiva dada ao espectador é a do próprio Shelby, portanto a película é conduzida de modo a destacar essa estranheza, a refletir em quem assiste o mesmo nível de desconfiança do protagonista em relação aos demais personagens que prometem ajudá-lo. Completam o filme as estrelas de Matrix Carrie-Anne Moss e Joe Pantoliano.

Continua após a publicidade

7. Primer

Costumeiramente classificado como um dos melhores filmes de viagem no tempo de todos os tempos, Primer é uma obra que custou apenas US$ 7 mil para ser realizada e marcou história. Criada, dirigida e atuada por Shane Carruth (Upstream Color), a película mostra dois amigos cientistas que descobrem a viagem no tempo por acaso e dão início a uma sequência absurda de eventos.

O filme é curto, tem menos de 1h20 de duração, mas consegue dar diversos nós na cabeça. Se você se sentiu perdido em Dark a ponto de ter que acompanhar a árvore genealógica o tempo todo a fim de saber por onde tudo estava indo (e se isso não foi um problema para você), assistir a Primer deverá ser nada menos do que um deleite.

Continua após a publicidade

Primer aborda temas como amizade, ganância e como a imbricação entre eles é complexa e pode ter consequências inesperadas.

6. Crimes Temporais

Já falamos de Crimes Temporaisaqui no Canaltech (mais de uma vez, aliás), mas ele é bom e intrigante demais para ficar de fora desta lista. No filme, uma breve viagem no tempo dá início a eventos bizarros e o paradoxo temporal deixa tudo ainda mais curioso. E quando se fala em "breve" é no sentido literal, porque o protagonista retorna apenas algumas horas no tempo.

Continua após a publicidade

Isso já é o suficiente para que a história criada e atuada por Nacho Vigalondo deixe o espectador de cabelo em pé. Ela começa bem normal, mas logo descamba para uma série de malfeitos e bizarrices, chegando a um final com uma quase sensação de alívio e a certeza de que, às vezes, nós podemos ser a raiz de nossa própria ruína.

5. The Machinist - O Operário

Você já viu Christian Bale (Psicopata Americano) de várias formas no cinema, mas em The Machinist - O Operário o astro dos melhores filmes do Batman feitos até hoje está quase irreconhecível.

Continua após a publicidade

Nesta obra dirigida por Brad Anderson (Expresso Transiberiano), ele dá vida a Trevor Reznik, um sujeito cheio de problemas que não consegue dormir há cerca de um ano e sobrevive alternando seus dias entre um trabalho maçante e a companhia de uma prostituta.

Sua rotina esmagadora o torna quase incapaz de distinguir a realidade das suas alucinações, mas tudo começa a mudar quando um acidente de trabalho o coloca como alvo de um perseguidor. Nessa busca cheia de mistérios para saber o que está acontecendo, nós, do outro lado da tela, ficamos intrigados para entender qual o destino de caminhos tão bizarros. A reviravolta principal é uma baita cereja no bolo deste filme de quebrar a cabeça.

4. Senhor Ninguém

Continua após a publicidade

Um filme confuso e que exige atenção aos mínimos detalhes, Senhor Ninguém é uma coleção de realidades distintas, quase delirantes e que responde pouca coisa ao espectador na maior parte do tempo. No entanto, o filme dirigido por Jaco Van Dormael (O Novíssimo Testamento) e estrelado por Jared Leto (Clube de Compras Dallas), Sarah Polley (Madrugada dos Mortos) e Diane Kruger (Bastardos Inglórios) é mais do que recomendado para quem está órfão da série da Netflix.

Jared Leto é Nemo, o último ser humano mortal em um mundo futurista no qual ninguém morre mais. Justamente por sua condição demasiada humana para o futuro, Nemo se torna uma espécie de celebridade, tendo os seus últimos momentos transmitidos ao vivo pela televisão em um reality show.

Ao longo do filme, o protagonista conta a sua própria história, por vezes de modo confuso, deixando muitas dúvidas no ar sobre o que realmente aconteceu, a ordem dos fatos e até mesmo sobre a essência do filme em si. E, ah, se você se lembra da risada de Jared Leto como o Coringa em Esquadrão Suicida, provavelmente vai reconhecê-la neste filme.

Continua após a publicidade

3. A Outra Terra

Uma história repleta de melancolia e com uma dose de reflexão sobre escolhas, A Outra Terra é estrelada e corroteirizada por Brit Marling, criadora e protagonista da aclamada série The OA (infelizmente cancelada pela Netflix após duas temporadas). No filme, Marling é Rhoda Willians, uma estudante de astrofísica que tem a vida completamente modificada após atropelar e matar a família de um músico.

Eis, porém, que um evento cósmico faz com que outro planeta Terra, um espelho exato deste em que nós vivemos, se aproxima. Esse evento gera uma série de reflexões na protagonista, que ganha a possibilidade de realizar uma escolha capaz de reparar em certa medida o erro cometido por ela.

Continua após a publicidade

Bônus: fica a dica para quem gostou de Dark dar uma chance à excêntrica e muito bem conduzida The OA — depois, você volta aqui e conta o que achou. Combinado?

2. Coherence

Imagine que você e seus amigos estão jantando na sua casa e a luz acaba. Do seu jardim, é possível ver que uma casa na outra esquina é a única do quarteirão com energia, então você resolve ir até lá entender qual a explicação. Só que, ao chegar lá, você se depara com… Você e seus amigos jantando.

Continua após a publicidade

Não há sinopse melhor para Coherence do que essa, e provavelmente você já conseguiu sacar por que esta obra está em nossa lista de filmes para quem curtiu Dark. O desenrolar da história escrita e dirigida por James Ward Byrkit (roteirista de Rango) e estrelada por Emily Baldoni (A Cinco Passos de Você) e Maury Sterling (Kung-Fu Panda 2) cria mais dúvidas do que certezas, o que é muito bom, pois prende a sua atenção e cria expectativa para o final.

O desfecho consegue responder algumas coisas e provavelmente vai deixá-lo pensando neste filme por alguns dias especialmente por suscitar a reflexão: e se fosse com você?

1. O Predestinado

Continua após a publicidade

Uma doideira completa, O Predestinado guarda muitas semelhanças com Dark por envolver diversas viagens e linhas do tempo que se misturam em uma boa dose do Paradoxo de Bootstrap.

No filme dirigido pelos irmãos Spierig, Ethan Hawke (Boyhood) é um agente temporal já veterano e prestes a realizar a sua última e mais importante missão. Contudo, conforme avança na tarefa de tentar capturar o seu mais complexo e misterioso adversário, ele dá de cara com descobertas que colocarão em xeque não apenas a sua realidade, mas a sua própria noção de existência.

Se você já conversou com entusiastas de filmes com viagem no tempo e afins, é bem provável que O Predestinado esteja em suas recomendações. E, de fato, vale muito a pena investir nesta película.

Já viu algum desses filmes? Tem alguma recomendação que ficou fora desta lista? Tudo bem, deixe a sua opinião e/ou dica na caixa de comentários ao final do texto.