10 filmes sobre viagem no tempo que você deve assistir

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Reprodução

Não é de hoje que a humanidade pensa em viajar no tempo. Voltar ao passado para desfazer erros ou evitar que algo aconteça, bem como visitar o futuro e conhecer a história que ainda está para acontecer, sempre pareceu uma ideia igualmente perigosa e atraente.

Tanto é que tal feito já foi explorado de inúmeras maneiras no cinema, em filmes que pendem para a comédia, para a ação ou para o drama. A ficção científica dosou muito bem as histórias, dando a elas algumas pinceladas científicas ou então deixando as explicações técnicas de lado para focar na história em si.

Antes de começar, alguns avisos: as obras estão organizadas em ordem cronológica e, quando um filme faz parte de uma série, a lista conta apenas com o primeiro lançamento. Então, se você é fã do tema, não deixe de dar uma olhada nesta lista com 10 títulos em que personagens foram ao passado ou ao futuro — ou a ambos.

1. O Planeta dos Macacos

Filmes com viagem no tempo

Baseado no romance do francês Pierre Boulle, O Planeta dos Macacos chegou às telonas em 1968, foi dirigido por Franklin J. Schaffner e estrelado por Charlton Heston. Um dos grandes nomes da ficção científica, o filme apresentou ao mundo uma história repleta de curvas e surpresas, que se revela de verdade apenas nas últimas cenas.

As próximas frases conterão spoiler (se é que isso é o possível para um filme lançado há quase 50 anos): na obra, um grupo de astronautas viaja pelo espaço e acredita ter chegado a um planeta semelhante à Terra, só que dominado por macacos. A surpresa vem no final, quando o único sobrevivente do grupo descobre ter viajado não para outro mundo, mas sim para o futuro.

O filme causou grande impacto na cultura pop, sendo muito bem recebido por crítica e público, e sempre referenciado como uma das principais obras de ficção científica de Hollywood. Ele deu origem a uma série cinematográfica prolífica que atualmente conta com mais sete filmes lançados, além de seriados para a TV, livros e histórias em quadrinhos.

2. O Exterminador do Futuro

Filmes com viagem no tempo

Há quem diga (eu, inclusive) que O Exterminador do Futuro 2 é o melhor filme da franquia, mas foi em 1984, com o primeiro O Exterminador do Futuro, que tudo começou. Dirigido por James Cameron e roteirizado por ele em parceria com Gale Anne Hurd e William Wisher Jr., o filme consagrou a ascensão de Arnold Schwarzenegger.

O ator austríaco dá vida a um robô exterminador enviado do futuro para matar Sarah Connor (Linda Hamilton). Ela ainda não sabe, mas seu filho (do qual ela ainda nem estava grávida) John Connor será o líder da resistência humana na luta contra as máquinas, no futuro. Assim, os humanos enviam o soldado Kyle Reese para proteger Connor dos perigos do exterminador.

O filme fez enorme sucesso e é, sem dúvida, a atuação mais marcante de seus principais atores — Schwarzenegger e Hamilton. Enquanto ela representaria Sarah Connor ainda mais uma vez no segundo filme da franquia, ele repetiria o papel de exterminador em outras quatro oportunidades até 2015.

3. De Volta Para o Futuro

Filmes com viagem no tempo

Em 1985, chegava às telonas o primeiro capítulo de uma das franquias cinematográficas mais populares de todos os tempos, referência máxima quando se fala em filmes com viagens no tempo. Dirigido por Robert Zemeckis e roteirizado pelo diretor junto de Bob Gale, De Volta Para o Futuro trazia Michael J. Fox e Christopher Lloyd nos papéis principais.

No filme, o doutor Emmett Brown (Lloyd) transforma um carro DeLorean DMC-12 em uma máquina do tempo e, junto de seu jovem amigo, Marty McFly (Fox), volta 30 anos no passado. O contato com seus antepassados gera mudanças no presente, então McFly precisa retornar ao passado novamente para consertar tudo.

O filme se tornou o principal clássico da mistura de ficção científica com humor, consagrando seus atores e angariando uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo. Ele rendeu duas continuações, além de desenhos animados, jogos eletrônicos e um lugar especial no panteão máximo da cultura pop.

4. Feitiço do Tempo

Filmes com viagem no tempo

Outro clássico que mistura viagens no tempo e humor é Feitiço do Tempo, de 1993. Dirigido e roteirizado por Harold Ramis, a obra conta com as atuações de Bill Murray, Andie MacDowell e Chris Elliot, contando com pinceladas de comédia romântica e fantasia.

Aqui não há uma viagem no tempo propriamente dita, mas sim uma espécie de prisão temporal. O repórter Phil Connors (Murray) vai cobrir um evento em uma cidade do interior e fica preso em um único dia. Ao acordar no que deveria ser o dia seguinte, os eventos do dia anterior se repetem por inúmeras vezes.

Não há aqui nenhuma dose de ficção científica, tampouco qualquer tentativa de explicar o acontecido. Contudo, a forma como Connors explora as possibilidades abertas por viver sempre no mesmo dia é o grande destaque da obra, que trabalha muito bem o processo de autoconhecimento do personagem.

5. Os Doze Macacos

Filmes com viagem no tempo

Dirigido pelo mestre da fantasia, do humor e da ficção científica, Terry Gilliam, Os Doze Macacos traz um trio de respeito como protagonistas — Bruce Willis, Madeleine Stowe e Brad Pitt — e apresenta uma das principais obras cinematográficas envolvendo ação e viagem no tempo.

Na trama, acompanhamos o viajante no tempo James Cole (Willis), que volta do futuro para colher algumas informações sobre um vírus mortal que dizimou a maior parte da humanidade. No passado, Cole conhece a psiquiatra Kathryn Railly (Stowe) e é mandado a um hospício, onde conhece Jeffrey Goines (Pitt). A relação do sujeito do futuro com as pessoas do passado acaba gerando uma série de acontecimentos decisivos na vida de cada personagem.

Pitadas de crítica social, direção impecável e uma história muito bem contata, traduzida na tela por meio de belíssimas atuações, fazem de Os Doze Macacos um dos grandes clássicos de ficção científica das últimas décadas. Para complementar tudo o que se vê na tela, a trilha sonora, sob a responsabilidade de Paul Buckmaster, também é belíssima.

6. Donnie Darko

Filmes com viagem no tempo

Outro clássico da ficção científica que se tornou cult, Donnie Darko mistura drama e horror com ficção científica de uma maneira primorosa. Escrito e dirigido por Richard Kelly, o filme conta com um elenco cheio de nomes conhecidos, como os irmãos Jake e Maggie Gyllenhaal, além de Drew Barrymore e Patrick Swayze.

A história mostra a vida de um subúrbio dos Estados Unidos no final dos anos 80. Tudo vai aparentemente bem até que uma turbina de avião cai sobre o quarto de Donnie Darko (Jake Gyllenhall). O jovem não estava em seus aposentos no momento, pois havia sido atraído por um coelho gigante até um campo de golfe. A partir daí, a trama se desenrola de maneira sinistra, ficando aberta para inúmeras interpretações sobre os seus acontecimentos. Darko começa a receber constantes visitas do coelho, que profetiza coisas sobre o seu futuro próximo e começa a fazer o jovem a se interessar por viagens no tempo.

7. Primer

Filmes com viagem no tempo

Uma boa mistura de filosofia e ficção científica, Primer trata da descoberta acidental de uma forma de viajar no tempo. O filme foi dirigido e roteirizado por Shane Carruth, que também atua na produção, e tem caráter bastante experimental, tendo custado cerca de US$ 7 mil para ser realizado.

Aaron (Shane Carruth) e Abe (David Sullivan) são dois engenheiros trabalhando em diversas experiências científicas em uma garagem. Quando eles colocam em prática um dispositivo que pretende reduzir o peso de um objeto, acabam descobrindo algo incrível por acidente. O filme se destacou não somente pelo baixo orçamento, mas especialmente pela abordagem dada aos temas científicos densos dos quais ele trata. Isso é feito de maneira até certo ponto leve e realista, criando assim uma das grandes surpresas do gênero de ficção científica das últimas décadas.

8. Crimes Temporais

Filmes com viagem no tempo

Filmes de viagens no tempo normalmente levam personagens para anos de distância, para trás ou para frente. Mas e se você pudesse voltar no tempo apenas alguns instantes? É isso que acontece em Crimes Temporais, filme espanhol de 2007 dirigido e escrito por Nacho Vigalondo.

O longa mostra a vida de Héctor (Karra Elejalde), um sujeito que se vê perseguido por um homem com faixas enroladas na cabeça. Ele então recebe a ajuda de um cientista, que o esconde dentro de uma espécie de escotilha. É aí que o protagonista descobre ter voltado uma hora no tempo, o que tem desdobramentos decisivos dentro da trama.

Crimes Temporais tem uma aura bastante sinistra, dando ares de suspense à ficção científica. A película instiga o espectador a chegar ao final, trazendo sempre novas surpresas ao longo da trama e criando uma enorme expectativa para a solução dos conflitos que vão sendo desenhados na tela.

9. O Homem do Futuro

Filmes com viagem no tempo

Apesar de não ter muita tradição no ramo da ficção científica, o Brasil tem um bom representante do gênero quando se fala em viagens no tempo. O filme é O Homem do Futuro, de 2011, dirigido e roteirizado por Cláudio Torres. A película conta com as atuações de atores conhecidos, como Wagner Moura, Alinne Moraes, Gabriel Braga Nunes e Maria Luisa Mendonça.

A obra conta a vida do cientista João “Zero” (Moura), que consegue criar uma máquina do tempo e volta para um baile dos tempos de colégio. Ele se encontra com sua versão do passado e dá a ela algumas dicas que, posteriormente, criam uma linha do tempo completamente diferente da que ele vivia. Então, Zero volta novamente ao passado para tentar consertar tudo.

O filme tem claras referências a outros nomes do gênero, como De Volta Para o Futuro e Crimes Temporais, mas consegue ter uma identidade própria. Não é um filme excepcional, mas consegue divertir e funciona muito bem como uma comédia descontraída com pitadas de ficção científica, sem contar nas belas atuações de Wagner Moura e Alinne Moraes.

10. Looper – Assassinos do Futuro

Filmes com viagem no tempo

A última dica desta lista é Looper – Assassinos do Futuro, filme de 2012 escrito e dirigido por Rian Johnson. O filme é estrelado por Bruce Willis e Joseph Gordon-Levitt, que interpretam o mesmo personagem no futuro e no presente, respectivamente. A obra conta ainda com atuações de Paul Dano, Jeff Daniels, entre outros.

A trama é focada em Joe (Gordon-Levitt/Willis), um mercenário responsável por assassinar pessoas enviadas do futuro. Tudo vai bem até que um dia a pessoa enviada para a mira de Joe é ninguém menos do que ele mesmo. Sua versão mais velha consegue escapar e isso cria uma série de problemas, colocando inclusive as duas versões do mercenário para caçar uma à outra.

O filme foi muito bem recebido pela crítica e pelo público. Ele conta com um ótimo trabalho de produção, especialmente na maquiagem, e exibe uma história que dosa bem ação e ficção científica. As atuações também merecem elogios, complementando essa excelente produção.

Quais filmes desta lista são os seus favoritos? Conhece outras obras que ficaram de fora, mas poderiam estar aqui? Não deixe de registrar sua opinião nos comentários abaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.