Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Jogos Vorazes | Qual a ordem e onde assistir aos filmes da saga?

Por| Editado por Durval Ramos | 09 de Novembro de 2023 às 17h05

Link copiado!

Lionsgate
Lionsgate

Considerada uma das sagas de maiores sucessos do cinema, a franquia Jogos Vorazes conquistou o público desde 2012, quando o primeiro longa foi lançado. Responsável por ajudar a consolidar a carreira de Jennifer Lawrence em Hollywood, a adaptação da trilogia escrita por Suzanne Collins rapidamente virou um fenômeno ao trazer uma trama repleta de críticas à sociedade ao mesmo tempo em que trazia muita ação e um universo muito interessante para ser explorado.

Tudo isso mesclando um pouco de fantasia com ação e uma pitada de sadismo para contar a história de Panem, um local que fica onde hoje é conhecido como América do Norte. Lá, a Capital controla 12 distritos e os obriga, todo ano, a escolher um menino e uma menina como tributos para competirem em um jogo televisionado. O único objetivo da competição é sobreviver, devendo lutar até a morte até que apenas um saia vitorioso.

Ao todo, a história rendeu quatro filmes. Além deles, um quinto, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, foi lançado posteriormente uma prequência que explora a história do vilão Presidente Snow e a origem dos jogos. Mas para você não se perder em tantos longas, o Canaltech listou a ordem correta de assisti-los e onde encontrá-los. Confira abaixo, prepare a pipoca e boa maratona!

Continua após a publicidade

Jogos Vorazes (2012)

O primeiro filme da saga é estrelado por Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson e é ambientado num futuro distante, quando toda a população é controlada por um regime totalitário que promove, anualmente, um jogo mortal no qual só uma pessoa sobrevive. Para burlar esse sistema e preservar a vida da sua irmã mais nova, a jovem Katniss Everdeen se oferece como voluntária para representar seu distrito, e para isso conta com a ajuda de Peeta Melark.

É o começo de tudo e, por isso mesmo, peça fundamental para entender tanto as regras desse mundo como também para compreender um pouco mais do fenômeno Jogos Vorazes. O longa apresenta as regras básicas da competição e já traz de forma bem clara as críticas que esse universo carrega, principalmente ao mostrar as diferenças sociais entre os distritos e a Capital — sobretudo ao transformar a morte dessa população mais pobre em entretenimento para os ricos.

Quem quiser assistir ao primeiro longa, o encontra no Prime Video, Apple TV+, HBO Max, Google Play e Netflix.

Jogos Vorazes: Em Chamas (2013)

Continua após a publicidade

No segundo filme da saga, após vencerem os últimos jogos, Peeta e Katniss acabam inflando uma rebelião contra a Capital e, como consequência disso, são obrigados a participarem de uma edição especial do torneio — o Massacre Quartenário, que acontece a cada 25 anos e reúne os vencedores das edições passadas. Como já era de se esperar, os dois terão que lutar muito se quiserem continuar vivos.

Ainda que pareça uma repetição da trama do longa anterior, Em Chamas trabalha muito bem a ideia dos símbolos e dos mártires dentro de uma rebelião. É a partir dessa ascensão de Katniss e Peeta como heróis dos distritos mais pobres que a saga começa a trabalhar mais a necessidade de grupos minoritários se organizarem contra a opressão e a importância dessas figuras que os representem em meio aos poderosos — algo que deixa o roteiro bem mais interessante.

Quem quiser ver o longa, o encontra na Apple TV+, Microsoft, Prime Video, Netflix e Google Play.

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (2014)

Continua após a publicidade

No terceiro filme da saga, Katniss está destruída e desanimada após sobreviver à terrível arena dos Jogos Vorazes. Como seu distrito foi destruído, ela agora se refugia no Distrito 13 com sua mãe e sua irmã, e é escolhida para ser o símbolo da resistência contra o governo ditatorial e impiedoso de Snow.

Após relutar, ela aceita a proposta e se compromete a resgatar Peeta Mellark (Josh Hutcherson), que sofreu uma lavagem cerebral do governo, e os demais vitoriosos dos jogos que foram mantidos prisioneiros pela Capital.

Por ser a primeira parte da adaptação do último livro, A Esperança é quando todos os temas discutidos na franquia começam a entrar em ebulição e se tornar mais evidentes. Por isso mesmo, os jogos em si deixam de ser a parte central para dar destaque à revolução e as consequências dela.

Continua após a publicidade

Jogos Vorazes: A Esperança- Parte 1 está disponível no Prime Video, Apple TV+, Netflix, Microsoft e Google Play.

Jogos Vorazes: A Esperança – O Final (2015)

Na parte final da saga, Katniss conta com a ajuda de seus amigos Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer) e Pollux (Elder Henson), para finalizar sua última missão: organizar um movimento de resistência contra o temido Presidente Snow e libertar o povo de Panem. Como já era esperado, não será tarefa fácil e mais uma vez sua vida estará em risco.

Continua após a publicidade

O Final já está disponível na Apple TV+, Microsoft, Prime Video, Netflix e Google Play.

Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (2023)

Lançado oito anos após o último longa da saga, A Cantiga dos Pássaros e das Serpenters não continua a história que já havia sido finalizada, mas acrescenta uma prequência à trama. O longa se passa 64 anos antes aos acontecimentos mostrados na trilogia original e o público conhece um pouco mais da infância e juventude de Snow e o que aconteceu para ele se tornar uma criatura tão detestável que conhecemos. Além disso, o filme mostra um pouco melhor como os jogos foram criados e o que está por trás deles.

Continua após a publicidade

O filme chega aos cinemas no dia 15 de novembro.