Publicidade

7 filmes com finais surpreendentes para ver na Netflix

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Abril de 2022 às 10h30

Link copiado!

Netflix, Paramount, Paris Filmes
Netflix, Paramount, Paris Filmes
Tudo sobre Netflix

Um filme com uma boa história nos prende, mas é aquele final surpreendente que torna certas histórias memoráveis. Afinal, quem não se lembra da reviravolta em O Sexto Sentido ou da sua cara de surpresa quando descobriu que o assassino de Jogos Mortais era o corpo largado na sala o tempo todo?

São reviravoltas tão inesperadas que ficam gravadas em nossa memória e mostram como uma uma boa narrativa nos prende e brinca conosco, deixando pistas por todos os lados, mas sem que consigamos perceber o que está vindo — tudo isso para puxar nosso tapete logo à frente e nos pegar desprevenidos.

Pensando em você que gosta desse tipo de filme, o Canaltech selecionou 7 dos melhores filmes com finais surpreendentes para assistir na Netflix. O catálogo da plataforma de streaming está recheado de opções assim, mas a gente escolheu a dedo opções bastante variadas: do suspense à ação, não faltam tramas que testam a sua perspicácia e capacidade de prever possíveis reviravoltas.

Continua após a publicidade

E pode ficar tranquilo que a gente não vai dar nenhum grande spoiler.

7. O Livro de Eli

À primeira vista, O Livro de Eli parece ser apenas mais um filme de ação em um mundo pós-apocalíptico. Protagonizado por Denzel Washington, o longa traz um planeta dizimado por uma grande guerra e o que restou da sociedade luta para sobreviver em meio a esse cenário de violência e falta de esperança.

Continua após a publicidade

E é no meio dessa desgraça toda que está Eli (Washington), um homem que vaga por esse Estados Unidos devastado carregando um livro que é a última esperança da humanidade para se reerguer — e, por isso mesmo, ele passa a ser caçado por homens muito perigosos.

Como não poderia deixar de ser, a reviravolta está justamente na explicação de quem é Eli e qual é o segredo que ele carrega consigo. Isso, é claro, sem falar da boa pancadaria que o filme traz e das sempre ótimas atuações de Washington e Gary Oldman.

6. Garota Exemplar

Continua após a publicidade

A reviravolta que Garota Exemplar traz é tão surpreendente quanto polêmica e muita gente criticou a mensagem que esse plot twist traz para um assunto tão sério. Contudo, apesar da controvérsia, não há como negar que a revelação realmente pega o público desprevenido.

O longa trata do desaparecimento de Amy Dunne (Rosamund Pike) e como esse estranho episódio começa a revelar segredos por trás do casamento aparentemente perfeito que ela tinha com Nick (Ben Affleck). Assim, ele logo se torna o principal suspeito do suposto crime e precisa correr para provar sua inocência ao mesmo tempo em que tenta descobrir o que aconteceu com sua amada.

E é justamente a resolução desse mistério o grande ponto de surpresa e de discussão. Assim, nossa recomendação é que você assista ao filme e tire suas próprias conclusões sobre a situação.

5. O Culpado

Continua após a publicidade

O Culpado é um filme muito tenso por uma série de razões. Primeiro, porque ele é inteiramente gravado dentro de uma central telefônica, o que cria uma sensação claustrofóbica que é sufocante. Além disso, acompanhamos esse atendente do serviço de emergência vivido por Jake Gyllenhaal que tenta resolver um sequestro pelo telefone, mas é limitado pela burocracia e pelas barreiras que a própria situação impõe.

E, como se não bastasse, o próprio personagem tem uma questão pessoal correndo em paralelo e que não é bem explicada de início e que afeta inteiramente tanto a sua capacidade de tomar decisões quanto a nossa percepção do que está acontecendo.

Assim, somos capturados por toda essa carga e conduzidos por essa tentativa de impedir um crime até que a realidade é jogada na nossa cara de um jeito tão brutal que ficamos tão sem chão quanto todos os personagens.

Continua após a publicidade

4. Clube da Luta

Se você escapou dos spoilers de Clube da Luta até agora, parabéns. Ao lado de O Sexto Sentido, o filme estrelado por Edward Norton e Brad Pitt tem um dos finais mais icônicos e comentados da história do cinema, de modo que é quase impossível não ter ouvido falar sobre o que acontece.

A história gira em torno de Jack (Norton), um homem que tem uma vida medíocre e que vive deprimido e com insônia, mas que vê tudo mudar ao conhecer o estranho Tyler Durden (Pitt). Os dois não só se tornam grandes amigos como passam a frequentar um grupo secreto em que Jack pode extravasar sua angústia e aflições na base da porrada.

Continua após a publicidade

Só que, obviamente, as coisas não são tão simples quanto parecem e, quando a verdade é revelada, a única coisa que a gente pode fazer é ficar com o queixo lá no chão.

3. Um Contratempo

Imagine a seguinte cena: você acorda em um quarto de hotel e logo dá de cara com a sua amante morta e coberta de dinheiro. É a partir dessa cena bastante confusa que o espanhol Um Contratempo tem início.

Continua após a publicidade

Adrián (Mario Casas) é esse bem-sucedido homem de negócios que vê sua vida ruir diante desse enigma em que se meteu. E, para provar sua inocência e recuperar tudo o que perdeu — da sua empresa à própria família —, ele contrata a melhor advogada do país para ajudá-lo a limpar seu nome e esclarecer o que diabos aconteceu naquele quarto.

E é a partir dessa relação de cliente e defensora que a verdade começa a aparecer, mostrando os segredos e os podres que esse milionário esconde e que o levaram até o local do crime. E quando você acha que a revelação chegou, eis que o roteiro dá outra reviravolta de deixar qualquer um de queixo caído.

2. Amnésia

Continua após a publicidade

Outro filme que brinca muito com a linguagem cinematográfica para surpreender o público é Amnésia, dirigido por Christopher Nolan antes de ele ser o grande nome que todos conhecemos. Assim, ele traz uma história muito mais intimista e contida — e, por isso mesmo, muito mais tensa e com soluções bastante criativas.

A história em si é bastante simples: Leonard (Guy Pearce) tenta descobrir quem matou sua esposa. O problema é que, além de ter que lidar com esse mistério, ele também sofre de uma condição que o impede de guardar memórias, sendo a morte da sua mulher a última grande recordação que ele carrega.

Dessa forma, ele inicia uma luta para solucionar esse mistério antes que as memórias de sua investigação desapareçam. E o modo com que Nolan conta essa história faz com que a resolução do crime seja ainda mais impactante.

Continua após a publicidade

1. Ilha do Medo

Ilha do Medo também brinca com o espectador ao longo de uma investigação de um estranho crime. Desta vez, o filme dirigido por Martin Scorsese leva o espectador para um hospital psiquiátrico em uma ilha remota, no qual uma paciente desapareceu misteriosamente. E é aí que o detetive Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) precisa entrar em cena para desvendar como isso é possível.

Só que a entrada nesse ambiente tão claustrofóbico e opressor é algo que vai fazer com que o agente tenha de encarar não só seus próprios medos, mas também os demônios que ele guarda dentro de si — o que acaba por revelar uma verdade que nem mesmo o mais perspicaz dos espectadores é capaz de prever.