Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Doutor Estranho 2 | Quem são os Illuminati e por que o Professor Xavier aparece?

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Fevereiro de 2022 às 19h30

Link copiado!

Reprodução/Marvel Studios
Reprodução/Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

O novo trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura trouxe uma participação especial que deixou todo mundo muito empolgado: o Professor Xavier (Patrick Stewart) está de volta, indicando não só uma conexão entre o novo filme e os X-Men clássicos como também apresentando outra equipe dos quadrinhos para o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês): os Illuminati.

Só que da mesma forma que as revelações surpreenderam muita gente, elas também deixaram parte do público sem entender o que está acontecendo. Afinal, qual é a conexão entre Xavier e o Doutor Estranho? Como os X-Men entram nessa bagunça toda? E quem são os Illuminati?

Continua após a publicidade

Se você está confuso, não tem problema — afinal, não há como esperar algo diferente do Multiverso da Loucura, não é mesmo?

Como Doutor Estranho foi parar ali

Antes que você se empolgue com uma possível entrada dos X-Men no MCU, vale destacar que a aparição de Xavier parece estar muito mais relacionada ao multiverso do que realmente ao universo dos filmes que acompanhamos ao longo da última década. Então, ainda que seja empolgante ver esses heróis se encontrando sob o mesmo selo, é preciso deixar bem claro que essa reunião acontece em condições bem específicas.

E o que nos leva a crer nisso? Bem, existem várias pistas deixadas no trailer e que se encaixam nos rumores e vazamentos surgidos há algum tempo sobre o que vai ser a história do novo Doutor Estranho.

Continua após a publicidade

Segundo um suposto roteiro divulgado, Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) e America Chavez (Xochitl Gomez) vão fugir da grande vilã do filme e vão cair em uma realidade bem particular. É lá que Estranho encontra Mordo (Chiwetel Ejiofor) como o Mago Supremo daquele mundo, como o próprio trailer já sugere.

Como pode ser visto no material promocional, é nesse contexto que o Doutor Estranho é preso sob a alegação de ter profanado a realidade e, por isso, precisa ser devidamente punido.

Continua após a publicidade

E é aí que as coisas ficam interessantes. Primeiro porque vemos o herói ser escoltado por robôs-Ultron — o que já deixa claro o quanto esse mundo é bem diferente do MCU que conhecemos. Só que, mais do que mostrar que o vilão robótico nunca existiu, essa cena também confirma o rumor de que devemos ter uma variante de Tony Stark dando as caras e que muita gente acredita que ela vai ser vivida por ninguém menos do que o próprio Tom Cruise.

Os governantes da Marvel

Seja lá quem for vestir a armadura, tudo leva a crer que vamos ter mesmo algum tipo de grupo comandando tudo dentro dessa realidade, quase como uma espécie de Nova Ordem Mundial — repare bem nas cenas como tudo tem essa estética minimalista que lembra muito essa ideia de futuros totalitários. Tanto que vemos os robôs levarem Doutor Estranho até uma grande sala com vários assentos na área superior enquanto o mago é levado a julgamento.

Continua após a publicidade

Não é possível dizer com exatidão quem está nesses tronos. Vemos Mordo caminhando ao fundo e duas pessoas envoltas em sombras, mas eis que alguém aparece de relance propondo apresentar a verdade a Strange. E embora o rosto não seja revelado, a silhueta e a voz não deixam enganar: Xavier está entre nós.

Essa revelação não chega a ser uma grande surpresas porque, assim como tudo no filme, já havia rumores apontando para isso, incluindo uma arte conceitual que mostrava o mago algemado e escoltado por robôs-Ultron diante desse Xavier com um visual retirado diretamente do desenho X-Men de 1997, ou seja, com a cadeira voadora amarela.

Na época em que essa ilustração foi divulgada, muita gente achou ser mentira por se tratar de uma ideia muito absurda. Contudo, o novo trailer de Multiverso da Loucura não só revelou que isso é possível como deu todo o contexto em que esse encontro vai acontecer.

Quem são os Illuminati?

Continua após a publicidade

Isso não quer dizer, porém, que Doutor Estranho foi capturado pelos X-Men e tampouco que esse Xavier é o mesmo que a gente viu por quase 20 anos no universo da Fox. Como parece ser a nova tendência da Marvel, o longa vai trazer um ator já conhecido dos fãs para mostrar uma versão alternativa daquele personagem ao invés de tentar encaixar as cronologias.

Assim, ao invés de comandar os X-Men, o Professor X de Multiverso da Loucura parece estar aliado a outro grupo: os Illuminati.

Nos quadrinhos, o grupo não é necessariamente uma superequipe como Vingadores e os próprios X-Men, mas uma espécie de conselho secreto formado pelos homens mais poderosos do universo Marvel, como o Homem de Ferro, Senhor Destino, Namor, Raio Negro, Professor Xavier e o próprio Doutor Estranho.

Continua após a publicidade

Nas HQs, eles foram introduzidos como essas grandes mentes que decidem os rumos do mundo — o que justifica o nome bastante sugestivo. Só para você ter uma ideia, foram eles os responsáveis por decidirem que o Hulk deveria ser exilado fora da Terra após alguns episódios de descontrole, o que fez Banner cair no planeta de gladiadores Sakaar, resultando tanto na saga Planeta Hulk quanto no retorno e vingança do verdão em Hulk Contra o Mundo.

Assim, o que Doutor Estranho no Multiverso da Loucura deve apresentar é uma releitura desse conceito. Ao invés de ser esse conselho secreto, os Iluminati devem ser mesmo uma espécie de governo, com direito até a uma sede bastante pomposa e um exército de robôs. E, pelo que Mordo dá a entender, eles devem cuidar não só daquela realidade, mas do próprio multiverso.

Aliás, a aparição dos Illuminati no MCU é algo que foi comemorado até mesmo pelo criador do grupo nos gibis. Em seu perfil no Twitter, o roteirista Brian Michael Bendis celebrou com uma imagem do quadrinho de estreia do time, deixando mais do que claro que estamos realmente vendo os heróis na tela.

Continua após a publicidade

A grande diferença e também a dúvida é sobre a formação desses Illuminati em específico. Ficou claro que Xavier faz parte e que há um grande segredo sendo compartilhado pelos membros, só não temos a menor ideia de quem eles são — mas há algumas suspeitas.

Primeiramente, há o próprio Mordo. Se ele é mesmo o Mago Supremo dessa realidade, faz todo o sentido ele fazer parte dos Illuminati como o responsável por controlar as atividades místicas do mundo. Além disso, as sombras parecem indicar que devemos ter alguma variante do Pantera Negra — repare como a pessoa sentada à esquerda da tela carrega a mesma postura régia do rei de Wakanda —, enquanto o outro personagem ainda é bastante misterioso.

Além disso, há o próprio Homem de Ferro que já citamos anteriormente. Seja ele Tom Cruise ou outro ator, há uma chance bem grande de ser ele quem aparece lutando contra Wanda (Elizabeth Olsen) e usando algumas Joias do Infinito para conseguir bater de frente com ela.

Continua após a publicidade

O que pode sair daí?

A grande dúvida que fica no ar é o que a Marvel está planejando para o MCU ao apresentar os Illuminati e o próprio Xavier em Multiverso da Loucura. E, bem, as possibilidades são tantas quanto o número de realidades existentes por aí.

O primeiro ponto é que a introdução do Professor X é mais uma provocação de Kevin Feige para os fãs em relação aos X-Men e mutantes. Vimos isso acontecer em WandaVision e agora vamos ter mais uma participação especial ainda mais impactante. Não há como saber se isso vai, de alguma forma, colocar os mutantes de uma vez por todas no MCU, mas deixa claro que o estúdio está esquentando os motores para começar a trabalhar com o conceito em breve.

Continua após a publicidade

Há quem acredite que isso possa resultar em um Dinastia M reverso, ou seja, com Wanda usando seus poderes no fim do filme para criar os mutantes — ao contrário da HQ, em que ela apaga o gene X da existência. Não há nada que indique algo nesse sentido, mas é uma hipótese que não pode ser totalmente descartada. Afinal, se o Xavier de cadeira voadora pode aparecer, tudo é realmente possível.

Em compensação, a aparição dos Illuminati pode ser algo com implicações futuras bem mais significativas no MCU. Afinal, e se o Doutor Estranho se inspirar na ideia e levar o conceito de um grupo formado com grandes mentes para o universo regular dos filmes? É algo bem provável de acontecer e que até combinaria muito bem com o desenrolar das fases 4 e 5 do Marvel Studios.

Afinal, com a expansão constante do número de heróis e a iminente chegada de Kang, o Conquistador (Jonathan Majors), faria todo o sentido o mago reunir outros heróis altamente capazes para manter aquela realidade sob controle. Enquanto essa concentração de poder ficou nas mãos dos Vingadores até aqui, pode ser que tenhamos algo muito maior no futuro próximo.

Continua após a publicidade

Ainda assim, tudo isso é especulação — ainda que devidamente fundamentado por aquilo que os quadrinhos já nos mostraram. Só vamos descobrir a verdade mesmo no dia 5 de maio, quando Doutor Estranho no Multiverso da Loucura chega aos cinemas.