Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 documentários sobre seitas para assistir online

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Julho de 2023 às 19h05

Link copiado!

Netflix, HBO Documentary
Netflix, HBO Documentary

Os documentários sobre seitas e cultos religiosos costumam despertar a atenção do público, especialmente dos fãs de true crime, que veem nestas produções uma oportunidade de conhecer a fundo histórias que ficaram escondidas por tanto tempo. Isso sem falar, é claro, da curiosidade por trás de todo o funcionamento do grupo — ainda mais quando há algum ritual ou coisa do tipo no meio.

A fascinação com o tema é tão grande que há uma produção contínua sobre o tema. Em julho de 2023, por exemplo, o Star+ lançou Os Segredos da Igreja Hillsong, uma série documental de quatro episódios que se debruça sobre os escândalos da igreja evangélica frequentada por celebridades como Selena Gomez e Justin Bieber. No mesmo período, a Netflix trouxo o satírico Como Se Tornar Um Líder de Seita, que brinca com a fórmula que esses líderes sempre adotam para arrebanhar seguidores.

Além delas, outras produções sobre cultos também chamam a atenção, como Colônia Dignidade: Uma Seita Nazista no Chile, da Netflix, que conta como Paul Schäfer, um médico e líder nazista que fugiu da Alemanha, se instalou no Chile após ser acusado de pedofilia. Por meio de um discurso anti-comunista baseado na Bíblia, ele conseguiu atrair e abrigar um grupo de menores de idade em um local remoto no país, onde praticou diversos crimes que vão desde tráfico de armas até tortura e escravidão.

Continua após a publicidade

Mas, se engana quem pensa que esses são os únicos títulos de destaque sobre a temática. Conheça alguns documentários que mostram as histórias por diferentes tipos de seitas, como elas agiam e as polêmicas em torno delas.

6. Wild Wild Country

Escondida no catálogo da Netflix, a série documental Wild Wild Country conta a história de uma seita que surgiu na Índia e migrou para os Estados Unidos, dividindo opiniões e causando burburinho entre os moradores locais.

No ano de 1981, o guru indiano Rajneesh (conhecido também como Osho) deixou o seu país e se estabeleceu na comunidade de Antelope, no interior de Oregon, onde deu início a uma espécie de religião cujos preceitos focavam no amor livre, comunidade sustentável e educação para todos. Seus seguidores — chamados de sannyasins — eram comandados também pela líder Ma Anand Sheela, uma mulher poderosa que tinha muita influência e persuasão sobre os liderados.

Com seis episódios e por meio de muitos depoimentos e imagens de arquivo, a produção foca em contar como essa seita se estabeleceu, por que os Estados Unidos foram escolhidos como destino, e o conflito entre os sannyasins e os moradores de Antelope. Sim, a coisa evoluiu quase para a luta armada.

Quem quiser assisti-la, já pode dar play no site do streaming.

Continua após a publicidade

5. The Vow

Lançada em 2020, The Vow retrata o escândalo envolvendo a NXIVM, uma seita criada em 1990 por Keith Raniere que prometia sucesso, enriquecimento e paz espiritual para seus membros, mas que não passava de uma espécie de pirâmide para recrutar mulheres que se tornariam escravas sexuais do líder.

O caso veio à tona no ano de 2019 e foi revelado que estrelas de Hollywood participavam do esquema, como a atriz Allison Mack, conhecida por seu trabalho em Smallville, que tinha a função de recrutar e marcar as mulheres com uma caneta de cauterização.

Continua após a publicidade

A atriz foi presa e cumpriu dois anos de cárcere, sendo libertada por bom comportamento. Já Keith Raniere foi sentenciado a 120 anos de prisão. As acusações foram de tráfico de pessoas, extorsão e posse de pornografia infantil.

Esses e outros pormenores são mostrados na série que tem duas temporadas e pode ser assistida na HBO Max.

4. A Queda: Deus, Avareza e o Culto de Gwen Shamblin

Continua após a publicidade

Outro documentário sobre seita que merece atenção é A Queda: Deus, Avareza e o Culto de Gwen Shamblin (também chamado de The Way Down), que põe luz sobre a controversa Igreja Remnant Fellowship e sua famosa líder Gwen Shamblin Lara.

Conhecida como "a guru da dieta", Gwen ficou famosa ao ministrar o seu Workshop Perda de Peso, no qual ela ensinava uma dieta cristã, alegando que o sobrepeso era uma afronta ao Senhor. O resultado disso foi que muitas mulheres que pertenciam à igreja sofreram de inanição e/ou tiveram outros problemas de saúde.

Além desse controle exagerado da alimentação, a líder também doutrinava os participantes dizendo que coisas ruins aconteceriam àqueles que estivessem impuros e afastados de Deus, como uma forma de coibir a saída deles.

Os três primeiros episódios da série foram disponibilizados em 2021, mas tudo mudou quando, no dia 29 de maio do mesmo ano, Gwen morreu devido a um acidente de avião, e a produção foi suspensa.

Continua após a publicidade

Em abril de 2022, foram lançados os dois últimos capítulos do documentário, no qual há depoimentos de ex-membros que se sentiam ameaçados pela líder, e só após o falecimento dela tiveram coragem de falar sobre o ocorrido.

Quem quiser assistir ao documentário, já pode dar o play na HBO Max.

3. O Cerco de Waco

Continua após a publicidade

Em fevereiro de 2023, a Netflix estreou mais uma série documental sobre seitas. Dessa vez, trata-se de O Cerco de Waco, uma produção dividida em três capítulos que conta sobre um dos episódios mais sangrentos dos Estados Unidos.

A trama acompanha o cerco de 51 dias que as forças de segurança americana impuseram à sede de uma comunidade religiosa no Texas, em 1993. A comunidade em questão era a Associação Geral do Ramo Davidiano da Igreja Adventista do Sétimo Dia, comandada por David Koresh, um líder espiritual que se considerava o último messias enviado à Terra. Com 34 anos, Koresh pregava a monogamia, mas tinha várias esposas (inclusive algumas menores de idade) e vários filhos.

Em fevereiro de 1993, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos autorizou um mandado de busca na sede do rancho Monte Carmelo, onde a associação se reunia, sob suspeita de compra, venda e modificação de armas ilegais.

O resultado disso foi o início de uma disputa que culminaria na morte de 86 pessoas. Os detalhes desse confronto são esmiuçados na docu-série da Netflix, dirigida por Tiller Russell.

Continua após a publicidade

2. Heaven’s Gate: The Cult of Cults

Lançada em dezembro de 2020, essa série documental aborda a seita que culiminou no suicídio de 39 pessoas em San Diego, nos Estados Unidos. Sob o comando de Marshall Applewhite e Bonnie Nettles, os membros do culto acreditavam que, após a chegada do cometa Hale-Bopp, em 1997, a Terra estava destinada à destruição.

Para se salvar, a única maneira possível seria se matando em algum momento. Desse modo, eles abandonariam o corpo humano, mas salvariam suas almas. O grupo ainda acreditava que suas consciências seriam levadas para o céu, que eles chamavam de "próximo nível".

Continua após a publicidade

Por meio de relatos de sobreviventes e de familiares daqueles que foram mortos, o documentário aborda como esse culto que mesclava religião e ufologia conseguiu ter tantos adeptos. Quem quiser assisti-lo, pode dar o play na HBO Max e no Prime Video.

1. Atrás do Véu: Sobrevivendo à Igreja A Luz do Mundo

Em 2022, a HBO Max lançou Atrás do Véu: Sobrevivendo à Igreja A Luz do Mundo, um documentário que desvenda os segredos da igreja que dá nome ao título, uma das mais poderosas do México e dos Estados Unidos, e cujos membros sofriam abusos sexuais nas mãos de seus líderes, que eram conhecidos como Apóstolos.

Continua após a publicidade

Com apenas três episódios, a série mostra como, em 2017, ex- membros da igreja criaram uma comunidade online no Reddit e compartilharam histórias de abusos e as proporções que tais histórias tomaram.

Quem quiser assisti-la, já a encontra na Apple TV+ e HBO Max.