Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Avatar 2 | James Cameron detalha tecnologia inovadora para filmar embaixo d'água

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Dezembro de 2021 às 15h10

Link copiado!

Reprodução/Entertainment Weekly
Reprodução/Entertainment Weekly
James Cameron

O diretor James Cameron não desistiu de fazer de Avatar uma franquia de peso no cinema e voltou a comentar sobre a prometida sequência do longa de 2009. Em entrevista à revista Entertainment Weekly, ele comentou um pouco sobre o que podemos esperar do novo longa e como ele espera que os alienígenas azuis repitam o sucesso de uma década atrás.

Segundo Cameron, a grande novidade de Avatar 2 deve mesmo ser a ida para o fundo do mar, o que demandou a criação de novas tecnologias para permitir as filmagens e que vão resultar em cenas apresentadas de formas totalmente inéditas. Além disso, ele explica que todo o elenco e equipe de produção tiveram que ter aulas de mergulho para se adaptar ao novo ambiente e aparelhos.

Continua após a publicidade

O diretor conta que a ideia de levar todo mundo para baixo d’água nasceu da mistura de suas duas paixões: a exploração do oceano e o cinema. Assim, ele decidiu unir tudo em um ambicioso e custoso projeto.

“Parece loucura todo esse processo. Mas se Avatar não tivesse feito todo aquele dinheiro, nós nunca faríamos as coisas como agora”, afirma Cameron. E isso inclui usar mais de 4 milhões de litros de água para criar o oceano de Pandora — algo que ele próprio diz que a produção de Avatar 2 tentou barrar.

De acordo com Cameron, os produtores do filme tentaram fazê-lo usar efeitos especiais para simular o ambiente submarino, pendurando os atores em cabos de aço para adicionar digitalmente a água depois — mais ou menos como acontece em Aquaman, por exemplo. “Só que eu disse que aquilo não ia funcionar, não iria parecer real”, afirma o diretor. “Eu até deixei que eles fizessem um teste e depois fizemos a mesma cena com nossa tecnologia. E a diferença era gritante”.

Continua após a publicidade

Realismo e inovação

E a Entertainment Weekly trouxe algumas fotos de bastidores que mostram como toda essa nova técnica de filmagem foi aplicada na prática. Nas imagens, é possível ver Cameron dentro do que parece ser uma cabine submarina na qual acompanha o trabalho dos atores embaixo d’água. Além disso, temos os atores com os trajes de captura de movimento mergulhando ao lado do cinegrafista, que usa a câmera especial submersa para registrar as cenas.

A ideia, com todo esse aparato, é fazer com que a movimentação dos personagens embaixo d’água seja o mais realista possível. Como Cameron aponta em seus comentários sobre o teste feito, não há como emular o movimento do corpo dentro da água de forma tão natural quanto alguém que está realmente mergulhando. E, levando em conta o preciosismo e a ambição do diretor com Avatar 2, é no mínimo curioso imaginar como tudo vai ficar.

Continua após a publicidade

E por mais que esteja todo mundo esperando que esse esforço tecnológico faça a sequência repetir o feito astronômico que o Avatar original conseguiu nas bilheterias, o próprio James Cameron diz não ter certeza se isso será possível, pois o mundo vive em um momento muito diferente daquele de 2009. “Filmes grandes e caros precisam fazer muito dinheiro. Só que nós estamos em um mundo pós-covid e pós-streaming. Talvez aqueles números nunca mais sejam vistos. Quem sabe? É uma grande aposta”.

Ainda assim, a curiosidade em torno de Avatar 2 ainda é enorme. Até agora, pouco se sabe sobre a trama, apenas que veremos Jake Sully (Sam Worthington) ainda vivendo entre os Na’Vi em Pandora e montando uma família com Neytiri (Zoe Saldana) — até que são forçados a abandonarem as florestas do planeta para se refugiarem nos mares. E é lá que os protagonistas vão encontrar os Metkayina, uma nova raça que será apresentada no longa.

Depois de muitos adiamentos, Avatar 2 está previsto para chegar aos cinemas em 16 de dezembro de 2022.

Continua após a publicidade

Fonte: Entertainment Weekly