Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 documentários incríveis sobre o meio ambiente e aquecimento global

Por| 28 de Novembro de 2020 às 14h00

Link copiado!

Divulgação: Netflix
Divulgação: Netflix

Nos últimos anos, quando o assunto é meio ambiente, os termos mais ouvidos são "aquecimento global" — que consiste no aumento constante das temperaturas do planeta devido às ações humanas e também naturais — e "mudanças climáticas" — consequências de tudo isso, que resultam em enchentes, furacões, derretimento de geleiras, entre outros desastres.

O mundo já está em alerta há bastante tempo, com a questão se tornando tema de diversos documentários, seja em formato de filme ou série, trazendo uma aproximação do problema com o público e explicando-o em forma de um texto didático com imagens surpreendentes. O meio ambiente, no entanto, é abordado não só para falar de coisas ruins, mas para mostrar todas as belezas que precisam ser cuidadas e o motivo disso, trazendo uma melhor qualidade de vida no futuro.

Pensando nisso, o Canaltech selecionou 10 documentários incríveis para você se aprofundar melhor no tema, todos disponíveis em streamings como Netflix, Amazon Prime Video e o recém-chegado Disney+. Confira a lista completa!

Continua após a publicidade

10- Saving the Amazon

A Amazônia, a maior floresta tropical da Terra, é o que há de mais importante no Brasil, impactando também o resto do mundo, e não é à toa que dizem que a floresta amazônica é como se fosse o coração do planeta. Para explicar a importância da vasta região, foi criado do documentário Saving the Amazon, por Sophie McNeil.

"Nós vamos te levar ao coração da Amazônia, onde você vai encontrar pessoas arriscando suas vidas para salvar a floresta tropical", conta McNeil. O documentário vai mostrar a luta de indígenas, cientistas e ativistas contra o desmatamento, além das consequências que o problema está trazendo para a saúde da floresta, os animais e as pessoas que habitam o local.

Continua após a publicidade

O documentário Saving the Amazon pode ser assistido no Amazon Prime Video.

9- Nosso Planeta 

Agora, mudando para a Netflix, você pode conferir a série documental Nosso Planeta, que traz, em oito episódios, imagens incríveis do melhor que a natureza proporciona ao redor de todo o mundo. Narrada pelo famoso ambientalista David Attenborough, a produção traz uma temática diferentes a cada episódio, mostrando a vida no gelo, em florestas tropicais, no oceano, deserto, e muito mais.

Nosso Planeta também traz um episódio que foca nas mudanças climáticas, mostrando o quanto a vida de ursos polares, leões marinhos, pinguins e focas estão ameaçados com o derretimento do gelo, mostrando na prática o motivo de o alerta estar aceso há tanto tempo, e por que é preciso tomar ações o quanto antes.

Continua após a publicidade

A minissérie documental Nosso Planeta está disponível na Netflix.

8- Mission Blue 

Mergulhando no fundo do mar, a próxima dica é o documentário Mission Blue, que acompanha um grupo que conta com aproximadamente 100 pessoas, entre ativistas e cientistas especializados em meio ambiente. Juntos, eles viajam às Ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico, no Equador, com o objetivo de construir uma rede de proteção de animais marinhos.

Continua após a publicidade

A líder dessa equipe é Sylvia Earle, renomada biologista marinha, oceanógrafa e ambientalista, que comprova o quanto a existência dos oceanos é importante para a sobrevivência humana e animal no planeta Terra. O documentário também homenageia todos os esforços de Earle na luta a favor dos mares, que envolveu mais de 50 expedições e mais de sete mil horas de registros debaixo d'água.

Você pode assistir ao documentário Mission Blue na Netflix.

7- Em Busca dos Corais 

Continua após a publicidade

Ainda falando sobre oceanos, este documentário mostra o que está acontecendo com os corais ao redor do mundo, que estão desaparecendo a cada vez mais de uma forma nunca antes vista na história. Para entender melhor o problema, o documentário Em Busca dos Corais acompanha uma equipe de mergulhares, cientistas e fotógrafos em uma expedição no fundo do mar.

Lá embaixo, o documentário investigativo, dirigido por Jeff Orlowski, não só explica o que são os corais e a sua importância para o oceano, como parte fundamental do ecossistema, como também nos presenteia com imagens incríveis que não são vistas o tempo todo. Em Busca dos Corais foi vencedor do Emmy Awards como Melhor Documentário sobre Natureza.

Em Busca dos Corais é um documentário da Netflix.

Continua após a publicidade

6- David Attenborough e o Nosso Planeta

David Attenborough está de volta à Netflix, dessa vez com o documentário David Attenborough e o Nosso Planeta, em que o ambientalista, hoje com 93 anos, disserta sobre a sua trajetória na missão de ajudar a salvar o planeta, contando ainda como vem sendo a evolução da Terra e das vidas que existem nela, sejam nós, humanos, ou os animais.

No documentário, que conta com quase uma hora e meia de duração, Attenborough relata o seu aprendizado em visitas a todos os continentes do mundo, mostrando o quanto o impacto humano vem afetando a natureza e como é preciso agir para tentar proteger o planeta da melhor forma possível.

Continua após a publicidade

O documentário David Attenborough e o Nosso Planeta está disponível na Netflix.

5- Solo Fértil 

No documentário Solo Fértil, que estreou em setembro deste ano, conhecemos um grupo revolucionário composto por cientistas, ativistas, fazendeiros e políticos, que estão envolvidos em um movimento de agricultura regenerativa. O objetivo da equipe é equilibrar o clima da Terra e favorecer o suprimento de água necessário para alimentar o planeta.

Continua após a publicidade

Solo Fértil conta com a participação do casal Gisele Bündchen e Tom Brady, do cantor Jason Mraz, todos envolvidos com a causa, além dos ambientalistas e cientistas Ray Archuleta, John Wick, Kristin Ohlson, com narração do ator e ativista Woody Harrelson.

Solo Fértil pode ser assistido no streaming da Netflix.

4- Os EUA e As Mudanças Climáticas do Planeta

Continua após a publicidade

Em Os EUA e As Mudanças Climáticas do Planeta, conhecemos de perto quais são os esforços tomados por pessoas que estão entrando em conflito as ameaças vindas com as mudanças climáticas. O documentário traz ainda um debate sobre o futuro energético dos Estados Unidos, que com a administração de Donald Trump tirou o país do Acordo Climático de Paris, mostrando toda a repercussão entre a população.

O Acordo de Paris tem como objetivo trazer uma resposta global às mudanças climáticas e as suas consequências, precisando do apoio dos países mais poderosos para lidar com o problema e, de fato, ver uma solução no futuro.

Você pode assistir a Os EUA e As Mudanças Climáticas do Planeta no Disney+.

Continua após a publicidade

3- Seremos História? 

O ator Leonardo DiCaprio, que está presente em grandes obras do cinema, também é um grande ambientalista, e conhecemos um pouco desse lado em Seremos História?. O documentário foca nas mudanças climáticas, mostrando como o problema atinge o meio ambiente e como precisamos agir, enquanto sociedade, para prevenir que mais espécies de animais sejam extintas, assim como para salvar as comunidades nativas em torno da Terra.

Leonardo DiCaprio também é o narrador do documentário, que conta a participação de outras pessoas envolvidas na causa. O filme é dirigido por Fisher Stevens e recebeu o prêmio de Melhor Documentário do Ano no Hollywood Film Award, em 2016.

O documentário Seremos História? está disponível no Disney+.

2- Oceanos de Plástico 

Em Oceanos de Plástico, documentário de 2017, conhecemos a organização britânica Plastic Ocean Foundation, criada para trazer soluções no combate ao descarte e acúmulo de lixo no planeta. O filme mostra quais são as áreas que mais sofrem com a poluição causada por lixo plástico e quais são os danos que ela pode trazer para a flora e a fauna.

O documentário é comandado pelo jornalista Craig Leeson e pela mergulhadora Tanya Streeter, além de uma equipe internacional de cientistas e pesquisadores, que viajaram pelo mundo por quatro anos para explorar o estágio atual de nossos oceanos.

Oceanos de Plástico pode ser assistido no streaming da Netflix.

1- A Lei da Água - Novo Código Florestal

Para fechar a lista com os melhores documentários sobre meio ambiente e aquecimento global para assistir no streaming, a dica é A Lei da Água - Novo Código Florestal, que explica de forma didática a importância das florestas para os recursos hídricos do Brasil, focando na votação do Novo Código Florestal no Congresso.

O documentário traz não só a conscientização sobre a importância da preservação das florestas, como também coloca em jogo todos os problemas legislativos que resultaram na determinação do que deve ser preservado ou desmatado nas propriedades rurais do país.

A Lei da Água está disponível no Amazon Prime Video.