Publicidade

Acompanhe as mudanças climáticas da Terra neste site interativo da ESA

Por  | 

Compartilhe:
Captura de tela: Natalie Rosa/Canaltech
Captura de tela: Natalie Rosa/Canaltech

Agora, graças à Agência Espacial Europeia (ESA), você pode acompanhar as mudanças climáticas do nosso planeta de forma mais completa e interativa. Através do site Climate from Space, você tem acesso a um globo interativo em 3D, mapas e textos explicativos práticos com informações coletadas por satélites globais ao longo dos últimos 50 anos.

A partir do ponto de vista espacial, os usuários que acessarem o site conseguem interagir com o globo para conferir o aumento dos gases de efeito estufa, o recuo das geleiras e o derretimento do gelo, por exemplo, explorando ainda os padrões de incêndios florestais desde o Círculo Ártico até a Floresta Amazônica.

Os dados presentes nos modelos já são usados por cientistas para entender as mudanças climáticas que vêm acontecendo no planeta, incentivando também organizações internacionais em ações de prevenção. O conjunto conta com 21 registros de dados climáticos, todos gerados pela Climate Change Initiative (CCI), iniciativa de mudança climática da ESA.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Entre os dados, estão o nível do mar, a temperatura da superfície do mar, a umidade do solo, a profundidade da neve, além de níveis de gases de efeito estufa, metano e dióxido de carbono, e ainda informações sobre permafrost e lagos. Além de informar, a iniciativa conscientiza sobre a importância do monitoramento desses dados, apresentando com detalhes quais são as mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o mundo, fazendo ainda comparações entre as regiões.

Climate from Space

O site Climate from Space foi criado para ser acessado tanto no navegador do seu desktop quanto no smartphone, é totalmente gratuito e não precisa da instalação de plugin ou de downloads. Clicando no menu de três pontos no canto superior direito, você pode alterar o idioma das informações. Porém, infelizmente, ainda não há uma versão em português.

No mesmo menu também é possível escolher a visualização no modo "Presenter", que vai mostrar as informações no formato apresentação, ou no modo "Showcase", em que você seleciona o que quer ver e clica em "Play" para ver uma apresentação automática de telas. Em "Standalone Version", você pode fazer o download de um arquivo executável para Windows, Mac ou Linux que, basicamente, transforma o site em um programa para computador. Mas não é preciso fazer isso para explorar o site.

Voltando ao menu inicial, a primeira coisa a ser vista ao abrir a página é um globo em 3D, que vai girando lentamente com algumas "etiquetas" coladas nas regiões do planeta. Em "Breaking the Ice", por exemplo, você clica e confere imagens e textos sobre o assunto. Basta girar o globo para ver todas as outras opções.

Continua após a publicidade

No menu inicial, clicando em "Stories", você confere o conteúdo em outro formato, no estilo "cards", que conta com imagem, título e tópicos. Se você escolher a tag "Sea Ice" em "Planetary Heat Pumps", por exemplo, o site vai exibir outro card que tem o mesmo tema, neste caso o "Breaking the Ice". Clicando em "Sea Surface Temperature", o site também vai te mostrar o card "A Country Under Threat". Os filtros criados são exibidos no menu superior, sendo possível resetar a qualquer momento.

De volta à página inicial, clicando em "Data Layers", você confere uma lista de tópicos que, ao serem clicados, vão exibir os níveis ao lado do globo, além de uma linha do tempo a partir de uma determinada data, e os efeitos na Terra são mostrados de forma dinâmica. No exemplo abaixo, vemos como o dióxido de carbono se espalhou pelo planeta de 2002 a 2018.

Continua após a publicidade

Clicando no ícone com um "i", você também confere mais detalhes sobre o que está sendo mostrado, e no menu inferior, clicando em 2D você altera a visualização do mapa de forma plana.

São diversas formas de conferir o conteúdo e entender como as mudanças climáticas estão afetando o nosso planeta. Clique aqui para acessar o site Climate from Space.

Fonte: ESA