Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como citar e referenciar um site | Normas ABNT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Maio de 2023 às 16h25

Link copiado!

Reprodução/Ministerio TIC Colombia
Reprodução/Ministerio TIC Colombia

Muitas vezes, as informações utilizadas em trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso são embasadas por referências bibliográficas disponíveis online em mídias digitais. Por isso, é comum haver dúvidas sobre como citar e referenciar sites e outros meios eletrônicos que usamos como fonte da pesquisa, conforme as normas da ABNT.

Como citar sites pelas normas ABNT

Primeiramente, é importante saber que existem três maneiras de fazer referências de sites de acordo com a ABNT. A escolha de uma delas depende de como o site é feito.

Continua após a publicidade

Você pode fazer referência de:

  • Artigo ou matéria de jornal que tenha sido disponibilizado online;
  • Artigo ou matéria de um site;
  • Homepage, ou seja, qualquer site que não se encaixa em nenhuma das categorias exibidas acima (seções de "sobre" também entram na categoria homepage).

Para fazer referências dessas três categorias, é necessário que alguns elementos obrigatoriamente estejam em seu trabalho:

  • Autor ou nome da organização responsável;
  • Título da página ou da matéria utilizada;
  • Local de publicação (caso ele esteja contido no veículo eletrônico);
  • Dia, mês e ano de publicação;
  • Endereço eletrônico (localizado entre os sinais []) e depois de “Disponível em:”;
  • Data em que o acesso foi feito, depois de “Acesso em:”.

Ao fazer uma referência de site conforme a ABNT, a data deve ser apresentada da seguinte forma:

  • Formato de dia (dois números), mês (três primeiras letras abreviadas) e ano (quatro números). O único mês que deve ser escrito por extenso é maio. Por exemplo: 04 abr 2023.
  • Caso não seja possível determinar a data de publicação do conteúdo, é permitido utilizar o ano de copyright do site, precedido pela letra c.; Por exemplo: c2023
  • Quando não há nenhuma informação sobre a data, é possível utilizar a sigla [s.d.], que indica a ausência de data.

Exemplos de referências de sites segundo a ABNT

Continua após a publicidade

Seguem abaixo alguns exemplos de como fazer referência na ABNT, demonstrando a formatação adequada. É importante observar e seguir a pontuação demonstrada.

Referenciar um artigo ou matéria de jornal

Referência com autoria conhecida

  • SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: [url]. Acesso em: dia, mês e ano.
Continua após a publicidade

Exemplo:

AMARAL, Paulo. O que é e como funciona o gel antirradar?. Canaltech, 07 maio 2023. Disponível em: https://canaltech.com.br/veiculos/o-que-e-e-como-funciona-o-gel-antirradar. Acesso em: 08 maio 2023.

Referência sem autoria conhecida

  • TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: [url]. Acesso em: dia, mês e ano.
Continua após a publicidade

Exemplo:

Hackearam seu Instagram e mudaram o e-mail? Saiba o que fazer. Canaltech, 29 mar. 2023. Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/hackearam-seu-instagram-e-mudaram-o-e-mail-saiba-o-que-fazer. Acesso em: 05 maio 2023.

Referenciar um artigo ou matéria de site

Referência com autoria conhecida

Continua após a publicidade
  • SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: [url]. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

LISBOA, Alveni. Projeto de lei quer regulamentar inteligência artificial no Brasil. Canaltech, 2023. Disponível em: https://canaltech.com.br/legislacao/projeto-de-lei-quer-regulamentar-inteligencia-artificial-no-brasil-248672/. Acesso em: 05 maio 2023.

Referência sem autoria conhecida

Continua após a publicidade
  • TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: [url]. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

O que é BM no Facebook?. Canaltech, 2023. Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/o-que-e-bm-no-facebook/. Acesso em: 05 maio 2023.

Referenciar site de revistas eletrônicas

Continua após a publicidade

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

SILVA, João. A importância da tecnologia na educação. Eletrônica de Educação, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 10 – 20, jul. 2022. Disponível em: https://www.revistaeletronicaeducacao.com.br/artigo/tecnologia-na-educacao. Acesso em: 5 maio 2023.

Referenciar uma homepage

Continua após a publicidade
  • AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: <endereço URL>. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

CANALTECH. Canaltech, 2023. Tecnologia para quem entende. Disponível em: https://canaltech.com.br/. Acesso em: 05 maio 2023.

Referenciar endereços eletrônicos de documentos

Continua após a publicidade

AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Título. Cidade: Responsável pela publicação, ano. Disponível em: URL. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

EMPRESA ABC. Relatório de sustentabilidade 2022. São Paulo: Empresa ABC, 2023. Disponível em: https://www.empresaabc.com.br/documentos/relatorio-sustentabilidade-2022.pdf. Acesso em: 5 maio 2023.

Referenciar sites de enciclopédias e dicionários

Continua após a publicidade

TÍTULO. In: NOME da enciclopédia/dicionário. Cidade: Responsável pela publicação/editora, ano. Disponível em: [url]. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

CANALTECH. In: Wikipedia, 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Canaltech. Acesso em: 8 mai. 2023.

O que é ABNT?

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é responsável pela padronização de normas técnicas no Brasil. Seu principal objetivo é estabelecer um padrão na estruturação de trabalhos voltados para o desenvolvimento tecnológico.

Dessa forma, seguir as regras da ABNT na formatação de textos acadêmicos garante uma avaliação justa por parte dos professores, visto que todos os trabalhos são formatados da mesma maneira.

Se você precisa de mais orientações normativas para desenvolver um trabalho ou projeto de pesquisa, veja como fazer a formatação da ABNT no Google Docs.