E3 2019 | EA mostra que Jedi Fallen Order será o melhor jogo da empresa em 2019

Por Rafael Rodrigues da Silva | 08 de Junho de 2019 às 14h39
Tudo sobre

EA

Saiba tudo sobre EA

Ver mais

Neste sábado (8), a EA deu o pontapé inicial na E3 2019 com um gameplay de 15 minutos de Star Wars Jedi: Fallen Order, o próximo jogo da franquia Star Wars que promete ser um dos melhores já lançados para qualquer console.

Antes do evento, já sabíamos que o jogo seria um single player focado em campanha, sem modo multiplayer e sem microtransações. Basicamente, a EA tentou nos vender que Jedi Fallen Order seria o “God of War 2018” da empresa — e, pelo que foi mostrado no gameplay, o jogo está no caminho certo para isso.

A base do jogo em si possui muito daquilo que a empresa já havia apresentado na franquia Force Unleashed. Assim, ele será um jogo de ação/aventura em terceira pessoa com gameplay baseado em batalhas com sabre de luz e ação de plataforma, com o jogador tendo de pular obstáculos e abrir caminhos para avançar na fase.

Assim como em Force Unleashed, o uso da Força é algo muito importante em Star Wars: Jedi Fallen Order. O poder mágico dos Jedi pode ser usado tanto para garantir vantagens nas lutas como para resolver quebra-cabeças e permitir que o personagem avance na fase. Entre os poderes mostrados, foi possível ver o personagem usando a Força para levantar inimigos e objetos, empurrar os mesmos inimigos e objetos, e parar o tempo — assim como Kylon Ren mostrou ser possível fazer em O Despertar da Força. Por enquanto, não vimos o personagem usando a força para enforcar os inimigos como Darth Vader ou soltar raios das mãos como Darth Sidious, mas os desenvolvedores do jogo presentes no evento não descartaram a possibilidade de esses poderes estarem presentes na versão final do jogo.

Em Jedi Fallen Order, é possível usar a força para parar o tempo e ajudá-lo a reoslver puzzles (Captura: Sérgio Oliveira/Canaltech)

A luta de sabre de luz parece uma mistura das batalhas de Force Unleashed com God of War. No geral, as batalhas são bem parecidas com aquelas de Force Unleashed, com a maior parte dos inimigos sendo bem burrinhos e que morrem com apenas um único golpe de seu sabre de luz — além de serem totalmente fracos contra o uso da Força. Mas, contra alguns inimigos mais fortes, a batalha já ganha contornos do mais recente God of War, exigindo que o jogador não apenas aperte repetidas vezes o botão de golpe, mas também saiba a estratégia certa para causar a maior quantidade de dano possível. Também é possível ver a influência de Sekiro: Shadows Die Twice em algumas batalhas contra minichefes, nas quais é preciso primeiro quebrar a guarda do inimigo antes de conseguir realmente dar dano nele.

Outra influência clara de God of War no jogo é o fato de, depois da luta, você poder escolher guardar sua arma, o que torna a movimentação do personagem mais livre. Além disso, assim como Kratos fazia com seu machado, o protagonista de Jedi Fallen Order também pode jogar o seu sabre de luz para acertar inimigos à distância e usar a força para trazê-lo de volta pronto para a luta.

Além de arma, o sabre de luz também pode ser uma lanterna em áreas escuras (Captura: Sérgio Oliveira/Canaltech)

Mas além de God of War, outro jogo que também tem uma clara influência em Jedi Fallen Order é Uncharted 4. Assim como no jogo da Naughty Dog, boa parte da ação deste novo jogo de Star Wars será correndo por paredes (um elemento que lembra muito o finado Prince of Persia), escalando o cenário e se balançando por cipós e cordas. Além disso, o personagem possui um ataque de pulo para acertar o inimigo numa parte mais baixa do cenário que é idêntico ao soco de Nathan Drake em Uncharted 4.

No gameplay mostrado, o protagonista do jogo, Cal Kestis, está em Kashyyk, o planeta tropical dos wookies, em uma missão para salvar as criaturas gigantes e peludas que estão sendo aprisionadas pelo Império. É possível ver que o jogo não será uma aventura de mundo aberto, mas um jogo mais linear (assim como já eram os Force Unleashed). É possível ver também a presença de um ajudante droid para Kestis, mas, pelo vídeo mostrado, ele será mais um companheiro para ajudar no andamento da narrativa e não terá muita influência no gameplay.

Correr e escalar paredes será boa parte do gameplay do jogo (Captura: Sérgio Oliveira/Canaltech)

De acordo com os criadores do jogo, Jedi Fallen Order terá uma história canônica que usará personagens reais do universo de Star Wars e se passará entre os eventos de Star Wars Episódio 3: A Vingança dos Sith (o último filme da trilogia das prequel) e Star Wars Episódio 4: Uma Nova Esperança (o primeiro filme da trilogia original). Cal Kestis começará o jogo como um Padawan (um Jedi ainda em treinamento) e deverá sobreviver em um mundo após a Ordem 66, onde o Império domina a galáxia e está destruindo qualquer resquício dos Jedi.

Star Wars: Jedi Fallen Order será lançado no dia 15 de novembro para PlayStation 4, Xbox One e PC. E, pelo que foi mostrado pela EA, tem tudo para ser um dos melhores jogos do ano.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.