Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mac Pro e Studio não vão receber chip M4 antes de 2025, diz rumor

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Maio de 2024 às 08h29

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Apple)
(Imagem: Divulgação/Apple)
Tudo sobre Apple

Novo rumores sugerem que a Apple não deve trazer tão cedo o recém-lançado chip M4 ao Mac Pro e Mac Studio — os computadores da gigante voltados para profissionais podem ser atualizados apenas em meados de 2025. Caso se comprove, esse cenário coloca o portfólio da gigante em uma situação curiosa, já que o iPad Pro (2024), limitado pelo sistema operacional e pelo tamanho, pode acabar superando os Macs atuais em tarefas específicas.

Em sua newsletter divulgada nesta segunda-feira (20), o jornalista e leaker Mark Gurman, que mostrou precisão em rumores relacionados ao mundo Apple, indicou que a marca não deve trazer o chip M4 ao Mac Pro e Mac Studio tão cedo.

As informações sugerem que uma atualização dos computadores profissionais da Maçã ocorrerá apenas na metade de 2025, uma decisão bastante peculiar considerando as necessidades desse público, e as vantagens que o processador atualizado forneceria.

Continua após a publicidade

Anunciado junto ao iPad Pro mais recente — outra situação curiosa, já que a marca costumava revelar novas gerações dos Apple Silicon junto aos Macs —, o M4 embarca tecnologias de ponta, como o processo de fabricação inédito N3E de 3 nm da TSMC, e entrega o maior desempenho single-core entre todos os componentes da companhia, segundo mostram benchmarks.

No Geekbench 6, usado com frequência como uma bússola para a potência de uma CPU, o novo chip atinge em média 3.811 pontos. Isso representa não apenas um avanço de cerca de 25% sobre o Apple M3, como também uma vantagem similar sobre o M2 Ultra, opção mais poderosa disponível hoje no Mac Pro e Mac Studio. Na prática, o iPad Pro pode entregar melhor desempenho que os desktops da gigante em tarefas que utilizem menos núcleos, motivo que torna a situação tão peculiar.

Com isso em mente, por trazerem quantidades massivas de núcleos e capacidade de memória muito superior, qualquer modelo acima do M2 Pro ainda deve superar o M4 em tarefas profissionais mais intensas, como modelagem 3D ou edição pesada de fotos, vídeos e áudio.

Além disso, Gurman revela que toda a família de MacBooks receberá variantes do M4 no decorrer de 2024, dando assim opções para quem requer as tecnologias mais recentes da Maçã. De toda forma, a chegada "atrasada" da nova geração do Apple Silicon não deixa de ser estranha, e sinaliza que a companhia pode estar priorizando os notebooks em vez dos desktops.

Já à venda no exterior, o iPad Pro tem como destaques o corpo ultrafino, a tela "Tandem OLED" com taxa de atualização de 120 Hz e a compatibilidade com os novos Magic Keyboard e Apple Pencil Pro, além do próprio processador. O tablet premium ainda não possui previsão de disponibilidade no Brasil, mas tem os preços conhecidos: a partir de R$ 12.299 para a versão de 11 polegadas, e de R$ 15.899 para o modelo de 13 polegadas.

Fonte: Bloomberg