Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mac Pro com M2 não deve permitir upgrade de GPU e outros componentes

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Janeiro de 2023 às 08h49

Link copiado!

Nana Dua/Unsplash
Nana Dua/Unsplash
Tudo sobre Apple

Um novo rumor indica que o Mac Pro com M2, aguardada transição do desktop profissional da gigante de Cupertino para o Apple Silicon, deve oferecer muito mais potência, mas limitar drasticamente os upgrades disponíveis aos usuários, excluindo placas de vídeo. Essa mudança não chega a ser uma surpresa quando observamos a estratégia da companhia para aparelhos como o Mac Studio e o Mac Mini, mas pode ser ainda mais delicada no modelo Pro, por atender profissionais que exigem maior flexibilidade e tecnologias específicas.

As informações chegam através de Mark Gurman, um dos principais informantes de assuntos relacionados à Apple, e sugerem que o Mac Pro com Apple Silicon deve ser significativamente mais potente, trazendo uma enorme GPU de 76 núcleos — vale destacar que essa deve ser a configuração máxima do ainda não anunciado M2 Ultra, considerando que a empresa teria cancelado o absurdo M2 Extreme de 152 núcleos gráficos diante da complexidade de fabricá-lo.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, o design mais fechado do Apple Silicon traria limitações bastante drásticas, começando pela ausência de upgrades de memória. Os compradores teriam de selecionar logo de início uma configuração de RAM que atenda às suas necessidades, e esteja preparada para maiores exigências futuras. No entanto, o aspecto mais delicado seria a falta de upgrades na GPU, já que o Mac Pro com Apple Silicon não teria suporte a placas de vídeo dedicadas.

Esse aspecto não surpreende, mas seria mais problemático no Mac Pro do que nos irmãos menores, considerando o público que o desktop profissional mais avançado da Apple atende, incluindo estúdios de cinema, por exemplo — é comum haver demanda por mais processamento e memória, além de tecnologias específicas nesse segmento. Gurman explica que o armazenamento seria o único elemento com upgrades disponíveis, o que simbolizaria uma vantagem do computador mais robusto em comparação ao restante dos Macs.

A situação é especialmente curiosa quando consideramos que o especulado Snapdragon 8cx Gen 4, cotado para ter potência e recursos suficientes para encarar a família de chips M2, contaria com suporte a placas de vídeo dedicadas de outras companhias, como AMD e Nvidia. Caso isso se confirme, a Qualcomm teria uma grande vantagem sobre a Maçã, sendo mais atraente para profissionais que dependem de funcionalidades como aceleração de Ray Tracing.

Continua após a publicidade

Ainda segundo o rumor, o desktop manteria o design de "ralador de queijo" do último modelo lançado com processadores Intel em 2019, e teria como diferencial frente ao Mac Studio o acesso ao chip M2 Ultra e o sistema de resfriamento mais encorpado, que habilitaria a plataforma a atingir patamares mais altos de performance.

A nova geração do Mac Pro ainda não possui previsão de lançamento, mas a expectativa é que a novidade seja apresentada neste ano, especialmente se a Apple pretende manter ou ao menos se aproximar da promessa de transição completa para o Apple Silicon na janela de 2 anos.

Fonte: HDBlog.it