Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Kingston amplia linha de PCs gamer e se compromete com mais gerações

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Outubro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Kingston
Kingston
Tudo sobre Kingston

Em junho deste ano, a Kingston Brasil estabeleceu uma parceria com a Terabyteshop para lançar uma linha de desktops gamer pré-montados, a "Powered by Kingston FURY". Em meio à crise de componentes, a linha estreou com a proposta de mudar o conceito de que os chamados "PCs pre-built" não oferecem um bom custo-benefício, ao ter peças selecionadas com cuidado em faixas de preço que atendem a diferentes públicos.

Aproveitando sua participação na BGS 2022, a Kingston anunciou a estreia de mais uma configuração focada em entusiastas, munida de CPUIntel Core i7 12700K e GPU Nvidia GeForce RTX 3080. O Canaltech foi conferir a novidade de perto e saber mais sobre o projeto, bem como sobre os planos da marca para atualizações dos modelos, e entrevistou o diretor de marketing da Kingston Brasil, Fabrício Fuhrer. Além de garantir a continuidade da linha, o executivo revelou algumas das novidades que podemos esperar para o futuro.

Powered By Kingston FURY garante bom desempenho

Continua após a publicidade

A Kingston é reconhecida por alguns dos módulos de RAM e discos de armazenamento mais robustos do mercado, mas até então não trabalhava com máquinas pré-montadas. Ainda que não sejam exatamente PCs feitos pela marca, os desktops Powered by Kingston FURY têm influência direta da companhia, que seleciona quais componentes serão utilizados tentando equilibrar performance e preço, frente a uma parceria com a Terabyteshop responsável pela montagem e venda dos computadores.

Segundo Fabrício, a ideia é proporcionar aos usuários uma experiência que tenha a qualidade garantida e facilite o processo de compra, diante das centenas de ofertas de desktops que por vezes sacrificam a qualidade de determinadas peças em favor do preço.

O que diferencia nossos computadores do mercado é [que] nós escolhemos cada componente na construção do computador, [...] o SSD, a memória naturalmente, placa-mãe, chipset, processador, placa de vídeo e obviamente um parceiro que vai montar isso pra gente, porque você quer entregar uma experiência completa, não é só o PC, mas a montagem bem feita, com os cabos bonitinhos, tudo acertado. — Fabrício Fuhrer, diretor de marketing da Kingston Brasil
Continua após a publicidade

O diretor também reforça que o usuário que adquirir um PC com o selo da Kingston não encontrará problemas de performance, podendo sempre esperar por configurações robustas que tragam peças avançadas, incluindo placas de vídeo dedicadas — uma questão problemática entre configurações pré-montadas, que nem sempre contam com gráficos dedicados em configurações voltadas para o custo-benefício.

O que a gente oferece para o consumidor é justamente essa experiência com total fluidez na hora de jogar. Você não vai comprar um computador Kingston FURY que vai engasgar, você não vai comprar um computador Kingston FURY com vídeo integrado. Todos eles foram feitos para oferecer essa experiência gamer. — Fabrício Fuhrer, diretor de marketing da Kingston Brasil

Novo modelo com Core i7 e RTX 3080

A linha Powered by Kingston FURY foi anunciada com três configurações: uma de entrada, equipada com CPU Intel Core i3 12100F e GPU Nvidia GeForce RTX 3050; uma intermediária, com processador Intel Core i5 12400 e placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 3060; e uma avançada munida de CPU Intel Core i5 12600K e GPU Nvidia GeForce RTX 3070 — todas presentes na BGS 2022 e disponíveis para que o público possa testá-las.

Continua após a publicidade

Durante a feira, a companhia apresentou uma quarta configuração dedicada a usuários ainda mais exigentes, equipada com processador Intel Core i7 12700K, de 12 núcleos e 20 threads (8 P-Cores + 4 E-Cores) rodando a até 5,0 GHz, e placa de vídeo Nvidia GeForce RTX 3080. Baseada em uma placa-mãe ASUS TUF Gaming Z690, a máquina embarca ainda 32 GB de RAM DDR4 (contra 16 GB das outras opções) Kingston FURY Beast em edição especial na cor branco, um dos lançamentos para o evento.

Apesar do foco em entusiastas, a nova configuração high-end não embarca componentes extremos, como uma RTX 3090. Fabrício justifica a escolha destacando como "a RTX 3080 é a melhor opção para games" dentro do orçamento ao qual a máquina se propõe.

[...] a placa de vídeo é uma RTX 3080, que é hoje sem sombra de dúvidas a melhor placa de vídeo pra game dentro de um certo orçamento [...]. Quando você olha uma [RTX] 3090, ela é demais pro consumidor, então pro gamer a gente colocou uma 3080, que hoje é uma placa que vai rodar tranquilamente [...] em 2,5K, você pode até arranhar um 4K dependendo do jogo que você vai colocar. — Fabrício Fuhrer, diretor de marketing da Kingston Brasil
Continua após a publicidade

Junto à nova variante high-end, a companhia atualizou as três configurações mais simples empregando, por exemplo, water coolers em todos os modelos. Essas configurações serão inicialmente vendidas apenas na BGS, utilizando QR codes presentes no estande da Kingston, que estudará questões como o preço para então disponibilizá-las amplamente no site da Terabyteshop.

Atualização para 13ª geração da Intel e GPUs RTX 4000

No último mês, Intel e Nvidia atualizaram suas famílias de processadores e placas de vídeo com o anúncio da 13ª geração Raptor Lake e GPUs RTX 4000. Ambas prometem saltos expressivos de desempenho em comparação às linha anteriores — utilizadas nas máquinas Powered By Kingston FURY — que chegam a até 41% e 4 vezes mais potência, respectivamente.

Continua após a publicidade

Questionado se veríamos as novas soluções chegarem aos desktops da Kingston, o executivo foi direto ao confirmar a atualização, dando ênfase a como também há um trabalho conjunto com Intel e Nvidia no desenvolvimento dos PCs.

A gente já está olhando isso com a Intel [...], essas máquinas são desenvolvidas pela Kingston, pelos nossos especialistas de hardware, mas a Intel também está com a gente nessa parceria [...] e a gente têm de fato essa ideia de atualizar para a 13ª geração assim que ela estiver disponível [...]. E com certeza na hora que as RTX 4000 estiverem instaladas no mercado, que você tiver todas as variações, a gente vai fazer essa substituição que é natural. Então, no momento que tiver a [RTX] 4050, ela vai entrar no lugar, a [RTX] 4060 e por aí vai. — Fabrício Fuhrer, diretor de marketing da Kingston Brasil

Modelos com CPUs AMD estão a caminho

O diretor de marketing também deu uma boa notícia para os fãs da AMD — a Kingston pretende começar a trabalhar com configurações baseadas na família Ryzen. A empresa aguardava a estreia da linha Ryzen 7000, cujo início das vendas globais (inclusive no Brasil) aconteceu em 27 de setembro. Baseados na microarquitetura Zen 4 e fabricados em 5 nm, essas CPUs trouxeram ganhos substanciais de desempenho frente aos Ryzen 5000 e aos concorrentes da 12ª geração da Intel.

Continua após a publicidade

Uma questão interessante apontada por Fabrício é que, considerando o uso exclusivo de memórias DDR5 pelos novos processadores da AMD, as máquinas baseadas em Ryzen 7000 terão um papel importante nas estratégias da Kingston de fortalecer a presença da nova geração de RAM não apenas no mercado internacional, como também no brasileiro.

[...] o interessante da AMD, principalmente da geração [Ryzen] 7000 é que você tem uma plataforma 100% focada em DDR5. Então assim, é uma plataforma que vai demorar um pouco mais pra ganhar mercado, mas ela vai ser uma plataforma muito importante dentro da estratégia da Kingston pra colocar o DDR5 no mercado e começar a fazer com que esse produto seja cada vez mais implementado no mercado gamer e no mercado brasileiro de uma certa maneira. — Fabrício Fuhrer, diretor de marketing da Kingston Brasil

Crise não chegou a afetar a linha

Continua após a publicidade

Em decorrência da pandemia, da alta demanda por PCs, pelo estouro das criptmoedas e diversos outros fatores, o mercado de semicondutores encarou uma grave crise de fornecimento que afetou seriamente não apenas o mercado de computadores, mas também setores que dependiam de processadores dedicados e outros chips. Consequentemente, os preços de peças como memórias e, especialmente, placas de vídeo dispararam.

Apesar de ter sido lançada em um momento mais leve dessa crise, a linha Powered by Kingston FURY ainda precisou encarar a escassez e custos elevados relacionados às GPUs. Segundo Fabrício, isso não teria atrapalhado as máquinas em virtude "da maneira inteligente" como a empresa trabalha com os parceiros e pelo abastecimento de placas de vídeo que a marca encontrou na época.

A Kingston tem um jeito muito diferente de trabalhar com essas questões de fornecimento [...]. A gente trabalha com o mercado de um jeito inteligente pra não interromper o nosso fornecimento de chips pra SSD e memória com os nossos parceiros. Então assim, do nosso lado, a gente tem toda uma inteligência de produção justamente pra não ter esse tipo de ruptura com os nossos parceiros. As placas de vídeo, que também eram um ponto crítico na época, a gente na verdade viu que o mercado tava tendo esse abastecimento normal, então a gente acabou não tendo grandes impactos do nosso lado. — Fabrício Fuhrer, diretor de marketing da Kingston Brasil
Continua após a publicidade

A Kingston também teria conseguido manter os preços sob controle diante dos ajustes inteligentes feitos nas configurações, como o uso de uma placa-mãe H610 de entrada no modelo mais simples, e das opções de pagamento.

Cada parceiro tem um jeito de baratear esse custo [...]. Na máquina de entrada, por exemplo, a gente conseguiu baratear através da placa-mãe, a gente colocou uma H610, que é um chipset mais barato. Para aquela máquina é perfeito, então você consegue balancear o custo dessa maneira, mas eu acho que o essencial no caso das máquinas é o jeito que o parceiro coloca no mercado. Ou você compra em 10 vezes sem juros, ou com 15% de desconto no Pix, que acaba sendo extremamente vantajoso pro cliente. — Fabrício Fuhrer, diretor de marketing da Kingston Brasil