Publicidade

WD Black SN850 é o segundo SSD a ser compatível com recurso de expansão do PS5

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Julho de 2021 às 14h25

Link copiado!

Reprodução/VCG
Reprodução/VCG

A Sony trouxe aos usuários do PlayStation 5 nesta quinta (29) a primeira atualização de sistema em fase beta do novo console. A gigante japonesa havia aberto o programa de testes para alguns países em junho, prometendo um grande update recheado de novidades.

Surpreendendo a todos, a companhia habilitou com a atualização o suporte à expansão de armazenamento através da porta M.2 na lateral do videogame, um dos recursos mais aguardados desde o lançamento. A própria Sony também revelou o primeiro modelo de SSD a ser compatível com o recurso — o FireCuda 530, ainda indisponível no Brasil, mas com preços salgados no exterior.

Hoje, foi a vez da Western Digital confirmar que seu SSD mais premium é compatível com o console, reforçando que o componente atende aos requisitos impostos pela Sony.

Continua após a publicidade

WD Black SN850 é compatível com o PS5

Aos sites WCCFTech e VCG, um porta-voz da Western Digital confirmou que o WD Black SN850 com heatsink, modelo premium da marca anunciado no final do ano passado, pode ser utilizado para expandir o armazenamento do PS5, seguindo as recomendações impostas pela Sony, ainda que testes mais aprofundados de compatibilidade estejam sendo realizados.

O SN850 está disponível em versões com 500 GB, 1 TB e 2 TB de armazenamento, com ou sem heatsink acoplado, e se destaca pelas altas velocidades que apresenta — 7.000 MB/s em leitura, e 5.300 MB/s em escrita. O componente já está à venda, inclusive no Brasil, e como era de se esperar, o preço é salgado: a versão de 2 TB com heatsink pode passar facilmente dos R$ 4.200.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que o limite mínimo de capacidade para os SSDs compatíveis é de 250 GB, portanto é possível economizar um pouco ao buscar por modelos de menor capacidade, como 1 TB ou mesmo 500 GB.

Antes de sair às compras, no entanto, é importante lembrar que a funcionalidade ainda não está disponível para usuários que não estejam inscritos no programa beta, e nem mesmo ao público brasileiro, considerando que o programa de testes não foi lançado por aqui até o momento.

Quais são os outros requisitos para um SSD ser compatível?

Junto ao update, a Sony liberou uma lista extensa de requerimentos a serem levados em conta na hora de saber se um SSD pode ser usado como expansão para o PS5. Além do formato M.2 nos tamanhos 2230, 2242, 2260, 2280 e 22110, o componente precisa ser compatível com a interface PCI-E 4.0, ter entre 250 GB e 4 TB de capacidade e ter velocidade de ao menos 5.500 MB/s.

Continua após a publicidade

Fora isso, o modelo também precisa contar com um heatsink para refrigeração, instalado de fábrica ou pelo usuário, e ter dimensões de no máximo 110 x 25 x 11,25 mm, já contando com o dissipador de calor instalado. Ainda de acordo com a ficha de requisitos, a altura total a partir da placa-mãe do PS5 não deve superar os 8 mm.

Fonte: WCCFTech, VGC