PS5 supera 10 milhões de unidades vendidas e bate recorde
Por Felipe Goldenboy • Editado por Bruna Penilhas |

A Sony anunciou que o novo PlayStation 5, lançado em novembro de 2020, já vendeu mais de 10 milhões de unidades no mundo inteiro. Se comparado com todos os consoles anteriores da empresa, o PS5 foi o que mais vendeu no mesmo período de tempo, cerca de oito meses após o lançamento, mesmo com a escassez global de matéria-prima.
O anúncio veio apenas um dia depois da Microsoft revelar que o Xbox Series X e o Xbox Series S também foram os consoles que mais venderam em menos tempo na história da empresa. O analista Daniel Ahmad, do Niko Partners, estima que 6,5 milhões de novos Xbox foram comercializados até agora — a grau de comparação, o Xbox One vendeu 5,7 milhões; o Xbox 360, 5 milhões.
A Sony também divulgou o número de vendas de alguns dos seus lançamentos:
- Spider-Man: Miles Morales já vendeu mais de 6.5 milhões de cópias;
- MLB The Show 21 vendeu mais de 2 milhões de cópias em todas as plataformas (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S);
- Returnal vendeu 560 mil cópias.
Vale ressaltar que o número total de jogadores do MLB The Show 21 é o dobro do número de vendas, isso graças à presença do jogo no Xbox Game Pass. Já sobre Returnal, a Sony comprou a desenvolvedora do game, a Housemarque, em junho, a qual está trabalhando em um jogo “maior e mais ambicioso”.
Em comunicado, o presidente da Sony Interactive Entertainment (SIE), Jim Ryan, agradeceu aos fãs da marca pela recepção ao PS5. Ele também alertou que o console deverá continuar fora de estoque no varejo, visto que a demanda continua maior do que a oferta por conta da escassez global de semicondutores. Confira trechos do texto:
“Não consigo expressar tamanha gratidão que temos pela nossa comunidade apaixonada de fãs do PlayStation, que abraçaram o PS5 e nossos parceiros globais de desenvolvimento e publicação, os quais trazem experiências incríveis de jogo para nossas plataformas”. “Embora o PS5 tenha chegado a mais pessoas do que qualquer outro console anterior, nós ainda temos muito trabalho pela frente, já que a demanda de PS5 continua maior que a oferta. Quero que os jogadores saibam que, enquanto enfrentamos desafios mundiais, que afetam a nossa indústria e várias outras, melhorar nossos níveis de estoque continua sendo a prioridade máxima da SIE.”
A falta de estoque é um problema que afeta tanto o PS5 quanto o Xbox Series X|S. Quando novos lotes aparecem no mercado, as unidades esgotam em minutos — algumas lojas chegam a limitar a quantidade de unidades vendidas por pessoa.
Fonte: Daniel Ahmad (Twitter), Gamespot