Nintendo Switch 2 rodou demo de Zelda BOTW e Matrix na Gamescon, diz rumor
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |
Fontes dos sites Eurogamer e VGC reportam que a Nintendo mostrou o sucessor do Nintendo Switch para um grupo seleto de desenvolvedores durante a Gamescom, em agosto. As informações corroboram com vazamentos antigos de que a gigante japonesa planeja lançar um novo console em 2024.
- Switch 2 | Tudo o que sabemos sobre o próximo console da Nintendo
- Sem revelar detalhes, Nintendo promete surpreender com Switch 2
Segundo a Eurogamer, a companhia teria mostrado demos rodando no novo videogame. The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi um dos títulos apresentados, rodando em uma resolução e taxa de quadros mais alta do que no Switch original. Todavia, isso não significa que o game será relançado para o futuro console.
Já as informações da VGC apontam que uma demo técnica The Matrix Awakens, da Unreal Engine 5, rodou no "Switch 2" com Ray Tracing ativo e qualidade gráfica equiparável ao do PlayStation 5 e Xbox Series. O projeto foi demonstrado com uso do DLSS, recurso da NVIDIA que realiza o upscaling de imagem e corrige problemas de serrilhado.
No entanto, é preciso salientar que isso também não é um indicativo de que o próximo console da Nintendo terá um hardware tão potente quanto os videogames da atual geração. Questões de otimização e software, como o DLSS, devem entrar em cena para ajudar o dispositivo a rodar títulos mais pesados, caso essas especulações estejam corretas.
Novo Switch ainda deve ser híbrido
Informações anteriores sugeriram que o Nintendo Switch 2 ainda deve ser um console híbrido, podendo alternar entre o uso na TV e como um portátil. O sistema de jogos por cartuchos também deve continuar, bem como uma tela mais simples, utilizando painel LCD para reduzir os custos.
Alguns "parceiros-chave" da Nintendo já estariam com os kits de desenvolvimento em mãos, portanto o lançamento do novo aparelho não seria uma questão de "se", mas sim "quando". De acordo com o Dr. Serkan Toto, consultor especializado na indústria, um console a partir do segundo semestre de 2024 faria muito sentido, principalmente para melhorar os números de vendas de hardware da companhia no próximo ano fiscal.
A Nintendo não se manifestou sobre os rumores, mas caso o lançamento do novo Switch aconteça no fim de 2024, ainda deve demorar uns meses até que seja feito um anúncio oficial.